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Análise: Mika and the Witch's Mountain nos convida a entregar encomendas com uma bruxinha adorável

O título da Chibig é curto, simples e divertido.

em 30/08/2024
Desenvolvido pela Chibig e fortemente inspirado pelo clássico filme do Studio Ghibli, O Serviço de Entregas da Kiki, Mika and the Witch's Mountain é um jogo de aventura com elementos de plataforma que nos coloca no papel de uma jovem bruxa em treinamento. Com uma abordagem simples e cativante, o título traz ao Switch uma experiência relaxante e acolhedora.

O primeiro teste da bruxinha

Em Mika and the Witch's Mountain, assumimos o papel de Mika, uma bruxinha que está prestes a iniciar seu treinamento em feitiçaria no topo de uma colina localizada em uma ilha conhecida como Mount Gaun. Sua jornada começa de maneira inesperada quando a lendária bruxa Olagari a empurra do penhasco, desafiando-a a retornar ao topo.

No entanto, a jornada de volta ao cume não será simples, já que a vassoura de Mika se quebra durante a queda. Felizmente, na comunidade aninhada ao pé da montanha, ela encontra Allegra, uma habilidosa artesã que conserta seu esfregão voador e lhe informa que pode construir uma vassoura nova e aprimorada, desde que a jovem bruxa consiga o dinheiro necessário.

Sem outras alternativas para conseguir moedas, nossa heroína decide trabalhar como entregadora para uma empresa local. Nesse cenário, a missão de Mika passa a ser entregar encomendas aos moradores de Mount Gaun, arrecadando os recursos necessários para, enfim, obter uma vassoura capaz de levá-la de volta ao topo da montanha.

Mika and the Witch's Mountain oferece uma narrativa leve, cativante e com tom infantil. Além da adorável protagonista, o título conta com um elenco considerável de personagens, alguns dos quais são bastante carismáticos. Outro ponto de destaque é o fato do game estar totalmente legendado em português, algo que torna a experiência ainda mais acessível.

O jogo também conta com visuais muito fofinhos, que concedem ainda mais carisma à bruxinha e aos habitantes de Mount Gaun. Esse aspecto, somado à jogabilidade descomplicada e à narrativa leve e descontraída, cria uma forte sensação de aconchego.


Entregando encomendas 

No campo da jogabilidade, Mika and the Witch's Mountain também não apresenta grandes mistérios. Nessa perspectiva, Mount Gaun é uma região tridimensional aberta, a qual podemos explorar livremente, e o controle de Mika se dá em uma perspectiva em terceira pessoa.

Como se pode imaginar, a vassoura é o nosso principal meio de locomoção pela ilha, e me surpreendeu o quanto a mecânica de voo é funcional e intuitiva. Aqui, com o uso do botão Y, podemos montar ou desmontar do veículo de forma instantânea, esteja a bruxinha no chão ou no céu.

A campanha é bem curtinha (é possível terminá-la em cerca de três ou quatro horas) e se resume a fazer as entregas, gerando um ciclo no qual o personagem A nos dá um item para entregar ao B, que nos agradece e fornece um objeto para levar ao C, e assim até terminarmos todas os pedidos de cada segmento. 

Embora a campanha não seja formalmente dividida em capítulos, ela apresenta uma certa separação em arcos, durante os quais adquirimos novas vassouras. Apesar de as diferenças entre eles não serem muito gritantes, cada planador traz habilidades únicas que permitem a Mika realizar voos mais altos, aproveitando estruturas ou correntes de ar espalhadas pelo mundo.

Além de dar sequência à campanha, cada remessa é uma oportunidade para conhecer melhor os residentes de Mount Gaun, que compartilham um pouco mais sobre seus dramas e histórias pessoais. Fora desses momentos, não há a possibilidade de dialogar com os habitantes.

No geral, Mika and the Witch's Mountain é um jogo bem descontraído, oferecendo um ótimo valor para momentos em que buscamos uma experiência relaxante, sem complexidade ou dificuldade elevada. Embora nem todos os personagens sejam igualmente interessantes, os diálogos da pequena bruxinha são sempre muito agradáveis.

Apesar disso, mesmo com uma duração tão curta, o título pode acabar transmitindo uma sensação de repetição, devido à falta de desafios significativos nas entregas. Ainda que algumas encomendas exijam cuidados específicos, como evitar molhar ou bater, na maior parte do tempo, é muito fácil manter o pacote intacto.

Poderia ir um pouco além

Além das encomendas da campanha principal, Mika and the Witch's Mountain oferece algumas tarefas secundárias. Há diversos itens espalhados por Mount Gaun que podem ser entregues aos seus verdadeiros donos, proporcionando um pouco mais de contexto sobre cada personagem.

Além disso, o mundo conta com algumas estruturas que concedem novos efeitos de rastros para a vassoura. Por fim, também podemos encontrar colecionáveis na forma de pequenos bonecos, os quais funcionam como moedas para adquirirmos novas roupas para a bruxinha.

Como mencionei antes, a mecânica de voo em Mika and the Witch's Mountain é bastante sólida. Com isso em mente, creio que o jogo se beneficiaria bastante se possuísse mais elementos de plataforma e desafio, ainda que fossem completamente opcionais, gerando mais situações para utilizarmos a vassoura para além de ir do ponto A até o ponto B.

Digo isso porque o game apresenta algumas situações bem elaboradas que se assemelham a resolver pequenos puzzles. Para exemplificar, há um momento em que precisamos coletar uma esponja, molhá-la com água e sobrevoar um avião em chamas para apagar o fogo e, assim, conseguir pegar um item dentro dele. Infelizmente, esses cenários mais “complexos” são bastante raros.

Essa falta de variação seria menos perceptível se a narrativa do jogo fosse sem falhas do início ao fim, mas também há um certo problema nesse aspecto. Além de determinados indivíduos serem pouco interessantes, alguns dos mais promissores não têm um arco de desenvolvimento ou conclusão significativo.

Como resultado, embora não haja queixas sobre a bruxinha, que encerra sua jornada de maneira diferente da que iniciou, muitos dos personagens permanecem narrativamente estáticos. Um detalhe curioso é que Mika and the Witch's Mountain foi lançado em acesso antecipado no Steam, o que indica que podem ocorrer alterações e melhorias no futuro.

Uma jornada acolhedora e descontraída 

Mika and the Witch's Mountain diverte e encanta com sua simplicidade e atmosfera acolhedora. A narrativa leve, aliada a uma protagonista adorável, torna a experiência ideal para aqueles momentos em que buscamos um pouco de descontração e relaxamento.

Prós

  • Transmite uma forte sensação de aconchego com sua arte fofa e uma narrativa leve;
  • Mika é uma personagem adorável, com diálogos sempre agradáveis;
  • As principais mecânicas de jogo são intuitivas e bem implementadas, o que, aliado à narrativa leve, torna o jogo ideal para quem busca uma experiência descontraída e sem complicações;
  • Legendado em português.

Contras

  • A falta de variedade de atividades faz com que a boa mecânica de voo seja subutilizada;
  • Alguns personagens têm pouco ou nenhum arco narrativo significativo;
  • As entregas não oferecem muitos obstáculos, diminuindo o senso de progressão e tornando o jogo um tanto repetitivo.
Mika and the Witch's Mountain — PC/Switch — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: Switch 
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Chibig

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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