Perfil

Ninten: o garoto psíquico valente de Earthbound Beginnings

Um menino gentil com um grande dever.

Os protagonistas da série Mother cravaram seu nome na história dos games. Ness é parte dos Original 12, os primeiros personagens a aparecer no panteão de crossover que é Super Smash Bros., além de ser a principal influência para incontáveis indies inspirados diretamente em Earthbound; Lucas, por sua vez, é conhecido como um dos protagonistas com uma das histórias mais tristes em jogo, mas ao mesmo tempo dono de uma coragem infinita, e seu jogo é eternamente demandado para ser lançado fora do Japão.


E então temos Ninten. Ele… parece com o Ness. OK, piadas à parte, à primeira vista, o rapaz de Podunk pode não parecer surpreendente, especialmente comparado com seus compatriotas. Mas até as estrelas mais pequenas podem ter um brilho ofuscante.

Em comemoração aos 35 anos da trilogia, eu resolvi fazer uma trilogia de posts para apresentar meus sentimentos sobre os jogos. Anteontem, falei um pouco da minha relação com Mother, remontando lembranças e sentimentos com os dois jogos mais populares e omitindo a gênese da série; ontem, abordei especificamente o primeiro título, Earthbound Beginnings, dando um foco e carinho extra que ele tanto merece. Para finalizar, vamos falar do primeiro herói da franquia, alguém que merece muito mais amor. Prepare a sua mochila, não se esqueça do dinheiro do papai, arrume o boné e vamos concluir essa jornada.

Um rapaz incomum

Ninten (ou Ken, na novelização, ou inclusive Doug Holloway na adaptação “escolha sua aventura”) é um garoto de 12 anos que mora em Podunk com sua mãe, Carol; seu pai, que fica fora de casa por vários dias por causa de trabalho; e suas irmãs gêmeas mais novas, Minnie e Mimmie. Bastante popular na escola, as garotas gostam de compará-lo a Luke Skywalker e Indiana Jones. Seus gostos incluem baseball, seu cachorro Mick, sua família e pinguins. Ninten é um protagonista de RPG único também porque tem uma condição médica na forma de asma, que pode atacar se ele enfrentar algum inimigo que exale fumaça. Para combatê-la, é necessário usar uma bomba de asma entre os itens do inventário.

Quando era bem novo, Ninten começou a apresentar poderes psíquicos ao entortar colheres com a mente, impressionando seus parentes. Não era a primeira vez que a família passava por bizarrices, porém. No começo do século, 80 anos antes, seus tataravós, George e Maria, haviam sido abduzidos por aliens. Dois anos depois, George apareceria, mas parecia abalado e depressivo, não acompanhado de Maria e se isolando pelo resto da vida (para saber mais de toda a odisseia, leia o Blast from the Past).

HOMERUN!!!

Com o passar da aventura, Ninten vai ficando mais poderoso, mas de uma forma peculiar. Diferentemente da maioria dos protagonistas de RPGs, ele e os outros membros do grupo não são a principal fonte de ataque de magia, sendo relegados a papéis de cura e suporte. Ninten ganha habilidades de auxílio poderosas, como a infalível rota de fuga 4th-D Slip, e o superprestativo Teleport, ensinado por um bebê psíquico em Youngtown, uma cidade onde todos os adultos foram levados (se vocês acham que Lavender Town em Pokémon Red/Blue tem uma música assustadora, esta aqui foi a precursora). Enquanto Ness e Lucas têm PSIs exclusivos de ataque (Rockin e Love, especificamente), Ninten não tem um único PSI ofensivo. Mas isso não faz dele inofensivo, possuindo alguns dos PSIs de cura e força mais poderosos da trilogia.

Foi Ninten quem estabeleceu o uso de taco de baseball como arma primária entre os protagonistas de Earthbound, sendo um enorme fã do esporte e tendo inclusive ingressos de seu primeiro jogo e uma bola autografada. Se não fosse por Lucas ter diálogos ao longo do seu jogo e basicamente todos seus traços de personagem estarem relegados à lore, Ninten seria o protagonista com mais personalidade entre os garotos e uma grande diferença entre os protagonistas que surgiram no NES, tendo personalidades estoicas, mas também não muito expressivas.

O filho pródigo

É muito interessante notar que, dentre os três jogos, a aventura de Ninten é a mais adaptada e decorada. Existem diversos guias com designs diferentes, bastante lore revelada em livros como a extensa Mother Encyclopedia, mais de uma adaptação em livro e mangá (enquanto Mother 2 tem apenas uma novelização) e, inclusive, uma ‘escolha sua aventura’. Ninten, por outro lado e como aludido no começo deste artigo, é o mais esquecido dos rapazes. Ness e Lucas entraram no enorme panteão de Super Smash Bros. enquanto Ninten foi relegado a um Sticker em Brawl, um cameo em Magicant no 3DS, um Easter Egg no vídeo Super Smash Bros. for Wii U 50-Fact Extravaganza (Fato 48 - Paint) e tanto um cameo quanto um Spirit em Ultimate.

Em meu texto de Perfil do Vaati, eu mencionei como tenho comfort characters e sinto afeto por personagens esquecidos. Ninten é mais um personagem ao qual eu tenho apego emocional, não só pelo meu amor e enorme defesa por seu jogo, mas também pelo peso do mundo em seus ombros. Mesmo com asma e tudo indo contra, ele conseguiu salvar o mundo. É inspirador.

A próxima estrela

Muitos acham que seria um desperdício Ninten ingressar no elenco de Smash, sendo mais um usuário de PSI e uma cópia de Ness. Bom, se esse é o problema, use o design do incrível trailer live action. Ou um dos designs dos manuais. O design de Mother 1 é bem mais simples também, que sequer tem alguns dos PSIs de Ness e Lucas, obrigando que ele fosse diferente. Não é à toa que, mesmo com a resistência de parte da comunidade, ele é um dos mais pedidos para entrar no próximo jogo, ao lado do vilão da franquia, Porky.

Inclusive, Ninten é o personagem que eu mais quero que entre, à frente de outros que eu demando, como Doomslayer, Ryu Hayabusa, Raiden, Rayman, Heihachi Mishima e, de novo, Porky. Não apenas para fechar o trio, mas para lhe dar o amor e respeito que ele tanto merece. Ele, que foi pioneiro num novo tipo de narrativa para RPG; ele, que foi o primeiro em uma das trilogias mais amadas e respeitadas na mídia; ele, que mostrou que você não precisa ser profetizado para salvar o mundo.

O refrão de “Starman”, de David Bowie, diz que um homem-estrela está no céu e quer vir aqui, mas teme que explodirá nossas cabeças. Ninten pode até enfrentar homens-estrela de verdade, mas quem sabe ele mesmo não era um menino-estrela salvando o mundo enquanto se diverte e faz criancices? Crescendo para ser homem, mas ainda amando seu pinguim de pelúcia, e encarando a vida adulta, mas tendo o otimismo de uma criança. Não é, Ninten?

Não chore até o final.


Revisão: Davi Sousa

Formado em Publicidade e Propaganda na USC e especializado em Marketing Digital, sou Editor de Vídeos também, meu TCC foi sobre a Guerra dos Consoles e evolução da publicidade nos games. Jogo um pouco de tudo e também escrevo. Me descrevo como um artista.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.