Luigi’s Mansion 2 HD (Switch): dicas para novatos

Confira algumas dicas para explorar as fases de Luigi’s Mansion 2 HD.

em 22/07/2024
Originalmente lançado no 3DS com o subtítulo Dark Moon nas Américas, Luigi’s Mansion 2 HD já está disponível no Switch. Como um jogo de aventura recheado de conteúdo para explorar, separamos aqui algumas dicas para que quem nunca teve contato com o título possa aproveitar melhor o jogo.

Vasculhe todos os cantos com atenção

As áreas de Luigi’s Mansion 2 guardam vários segredos, como moedas escondidas e passagens secretas. Por conta disso, vale a pena explorar com calma cada cantinho para saber onde encontrar tesouros.


Mesmo sem um olhar atento para notar o que fazer, você pode e deve testar as possibilidades usando o Sugospectro 5000, a lanterna e a luz negra. Um bom exemplo disso é que temos paredes falsas e estruturas, como ventiladores, e interagir com elas pode revelar tesouros.

Em particular, é interessante notar que as áreas repetidas de um mesmo mundo podem ter pequenas diferenças que indicam que algo está faltando. Nesses casos, uma boa memória pode ajudar a reconhecer que é hora de usar a luz negra para restaurar itens desaparecidos.

Quanto mais tesouro, melhor

Inicialmente, é bem interessante focar em conseguir o máximo de tesouro possível. Embora isso contradiga o formato de ranking (que vamos explicar mais adiante no guia), a ideia é simples: as moedas, notas e barras de ouro que conquistamos são convertidas automaticamente em melhorias após alcançarmos certas marcas.

Com melhores condições para sugar inimigos e mais tempo para usar a luz negra, as fases se tornarão muito mais tranquilas. Minha dica então é focar mais nesse desbloqueio primeiro, já que sempre será possível fazer as fases novamente e essas melhorias (junto com o aprendizado do próprio jogador) farão com que seja mais fácil alcançar as metas.

Preste atenção nos quatro valores dos rankings

Para os jogadores mais competitivos, a estrutura em fases e a avaliação de performance no final significam que é necessário mostrar serviço para demonstrar a sua competência. Ao terminar uma fase, recebemos até três estrelas, de acordo com os seguintes fatores:

  • Tempo gasto para terminar a fase;
  • Número de fantasmas capturados;
  • Quantidade de dano recebido;
  • Tesouro coletado.

Idealmente, devemos ser rápidos e tomar pouco dano, mas tentar coletar o máximo possível de fantasmas e tesouro. Como a estrutura de cada fase não muda, é fácil melhorar o nosso desempenho através da repetição, já lembrando onde as coisas estão e o que fazer para avançar.

Colocando pressão nos fantasmas

Um ponto muito importante da experiência de Luigi’s Mansion é o enfrentamento de fantasmas usando o nosso aspirador de pó. Para sugarmos esses espectros, temos que manter o botão do Sugospectro pressionado, mas existem alguns pontos importantes para ter atenção.

Quando os fantasmas desaparecem na tela, podemos usar a lanterna para que eles fiquem visíveis e atordoados. Não é necessário focar em um fantasma de cada vez, então podemos tentar capturar vários juntos se eles se aglomerarem em uma mesma área.

Ao começarmos a sugar, os fantasmas farão muito esforço para se desvencilhar, o que significa que Luigi poderá ser carregado pelo cenário se não nos movimentarmos. A ideia aqui é ter em mente a direção para a qual as criaturas estão indo e se movimentar no sentido oposto, a fim de manter nosso querido protagonista firme no solo.

Porém, também podemos abusar disso em algumas ocasiões. Em vários momentos, há muitos inimigos em tela e os que estão livres podem tentar nos atacar. Se Luigi ficar parado, se tornará um alvo fácil para eles e a sua movimentação enquanto faz força para segurar o Sugospectro é mais lenta, então pode ser interessante soltar um pouco o direcional apenas para desviar de ataques.

Outro elemento importante de ter em mente é que o Sugospectro pode ser carregado quando mantemos a pressão por um certo tempo. Apertar A quando a barra enche (em seus vários níveis) permite causar um dano alto à vida remanescente do fantasma, facilitando a captura e rendendo mais tesouro se for feito em um timing de finalização do inimigo.

Vale destacar ainda que inimigos como ratos, morcegos e aranhas podem ser derrotados com a lanterna carregada. Em vez de sugá-los, já que eles não serão aproveitados pelo professor, é melhor usar essa técnica para conseguir dinheiro ou corações.

Boos e joias

Cada fase do jogo esconde um Bu. Encontrar todos libera uma área extra para aquele mundo, então é importante vasculhar todos os cantos em busca dessas criaturas escondidas.

Além deles, cada mundo possui várias jóias escondidas, outro fator que valoriza a exploração minuciosa das áreas de cada fase. Vale destacar que se o item está em uma área, será possível encontrá-lo em todas as fases nas quais ela aparece.

Completar o modo história, conseguir três estrelas em todas as fases e encher o cofre com todos os elementos colecionáveis (incluindo os das fases multiplayer) são tarefas que renderão medalhas do professor A. Luado. Concluir todas essas tarefas serão a marca de ter feito absolutamente tudo que o jogo tinha a oferecer.

Considerações finais

Luigi’s Mansion 2 HD é um jogo recheado de conteúdo que valoriza a atenção do jogador aos detalhes para conseguir muito tesouro e todos os colecionáveis. Além disso, o sistema de ranking oferece um ótimo desafio que vale a pena.

No fim das contas, essas dicas são apenas aspectos simples do jogo que merecem atenção, mas espero que elas possam auxiliar alguns jogadores que ainda não mergulharam fundo na experiência.

Referências suplementares: Game8, Nintendo
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Siga o Blast nas Redes Sociais

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).