gamescom latam 2024: “Brasil é uma prioridade de negócios”, diz representante da Nintendo

Em entrevista ao Nintendo Blast, a gerente de relações públicas da Nintendo LATAM, Pilar Pueblita, fala sobre os negócios da Big N no Brasil.

em 02/07/2024
Foto de Pilar Pueblita – mulher branca de cabelos escuros longos, óculos, vestindo camiseta preta e calça jeans – e Daniel Morbi – homem branco  de cabelos escuros curtos, óculos, vestindo camiseta preta e calça jeans. Eles estão na frente de uma parede vermelha com o logotipo da Nintendo dentro do estande da empresa na gamescom latam 2024.

Em nossa passagem pelo estande da Nintendo na gamescom latam 2024, tivemos a oportunidade de entrevistar novamente a gerente de relações públicas da Nintendo na América Latina, Pilar Pueblita.


Na conversa, a porta-voz da Big N falou sobre a importância do Brasil nos negócios da empresa, as ações realizadas para o público brasileiro e o futuro da companhia no país.

Confira a entrevista, com edições para facilitar a leitura do conteúdo:

Nintendo Blast: Olá novamente! Agora nós nos encontramos basicamente todos os anos!

Pilar Pueblita: Sim! Mas agora estamos na gamescom! Vamos tornar isso uma tradição. Bom te ver novamente!

Nintendo Blast: Falando sobre estar pela primeira vez na gamescom. Ano passado, era o BIG Festival e agora é oficialmente a gamescom latam. Vimos no noticiário que a Nintendo não vai estar na gamescom europeia, mas vocês estão aqui na gamescom latino-americana. O que fez vocês virem para essa versão do evento? 

Pilar Pueblita: Vou começar dizendo que a decisão do que vai acontecer na gamescom da Europa é uma decisão da Nintendo of Europe. Então não tenho comentários sobre as razões do porquê de eles não estarem lá ou seus planos.

Mas o que posso dizer é que vemos esse evento como uma oportunidade de dar suporte à indústria de games na América Latina. No Nintendo Switch, nós temos milhares de jogos desenvolvidos por estúdios independentes menores. Aqui na gamescom, temos uma área dedicada a jogos desenvolvidos na América Latina. Vimos uma oportunidade de apoiar a região.

O Brasil é uma prioridade de negócios para a própria Nintendo. Participar de eventos que vão apoiar a indústria dos nossos países faz parte da estratégia e por isso que estamos aqui.

Nintendo Blast: Estamos agora no oitavo ano do Nintendo Switch, que é atualmente um dos consoles mais vendidos de todos os tempos. Como vocês veem o Brasil e a América Latina em geral como parte da estratégia, dado que o console está em seus últimos anos?

Pilar Pueblita: A região da América Latina em si é muito importante para a Nintendo of America e para a Nintendo como um todo, claro. Vemos muitas oportunidades. O Brasil e o México são regiões importantes para nós para expandir as franquias da empresa. O que estamos fazendo aqui é apenas mostrar o interesse que temos.

Vou lhe contar uma coisa que meu diretor disse ontem. A missão da Nintendo é colocar sorrisos nos rostos das pessoas e aqui no Brasil e na América Latina há muitas oportunidades, pois há muitos rostos, o que significa muitos sorrisos.

O Brasil é uma prioridade na região latino-americana e queremos continuar dando suporte a softwares do Nintendo Switch. No último Nintendo Direct, revelamos três grandes títulos futuros – Mario & Luigi: Brothership, The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom e Super Mario Party Jamboree – e uma forma de mostrar o quão importante é a comunidade brasileira é o anúncio da localização dos três em português brasileiro.

Imagem de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom com textos em português.


Continuamos apoiando a experiência do Nintendo Switch e queremos expandi-la para os jogadores existentes e para os novos que possam ter uma aproximação com as marcas da Nintendo pelos seus jogos.

Nintendo Blast: Recentemente, vimos alguns estudos que mapearam o comportamento do jogador brasileiro. Há um foco dos gamers nacionais nos consoles das gerações passadas devido aos preços dos consoles e dos hardwares mais novos. Como vocês veem esse comportamento do brasileiro, que está tão focado nas condições de preço dos consoles, dentro da estratégia de expansão?

Pilar Pueblita: Você viu, no ano passado, que a Nintendo realizou atividades diferentes para expandir seu alcance, como o Super Mario Bros.: O Filme. Um dos objetivos principais do filme, na verdade, foi entrar em contato com diferentes públicos usando uma IP da Nintendo.

Essa informação sobre o comportamento dos consumidores brasileiros é algo que eu não conheço, então eu não posso falar o que estamos fazendo em relação a esse estudo em específico. Mas o que posso dizer é que agora estamos trabalhando para ampliar as opções para os consumidores terem acesso aos produtos Nintendo.

Vou lhe dar um exemplo, especialmente com o Nintendo Switch. O console foi lançado no Brasil oficialmente depois do lançamento global. Ele foi lançado oficialmente em setembro de 2020. Começamos com o Nintendo Switch regular. Há essa altura, tínhamos uma loja fora do console, a Loja Nintendo.

De setembro de 2020 até hoje, temos diversas opções para os consumidores brasileiros. Temos o Nintendo Switch regular. Temos o Nintendo Switch OLED. Temos o Nintendo Switch Lite. Esses três integrantes do Nintendo Switch são diferentes para cada tipo de jogador.

Se você joga apenas no modo portátil, você tem o Nintendo Switch Lite. Se você quer experimentar os jogos em uma tela OLED, então pegue o modelo OLED. Com o Nintendo Switch regular, você pode experimentar os games na TV, no modo portátil e no modo semiportátil. Você tem três opções de Nintendo Switch e cada uma delas tem preços diferentes. Em relação ao que você está contando sobre o comportamento de acordo com o preço, nós temos opções.

Nós temos mais de 30 jogos que estão disponíveis em versão física no Brasil. Havíamos lançado a Nintendo eShop de Switch, com uma vasta biblioteca de jogos disponíveis no Brasil na versão digital, mas agora sabemos que os consumidores no Brasil, especialmente os "nintendistas", eles querem, ter os jogos físicos. Por exemplo, esta é a semana de lançamento de Luigi's Mansion 2 HD. Esse jogo teve sua mídia física disponibilizada no dia de estreia em certos revendedores.

Imagem do estande da Nintendo na gamescom latam 2024 com o jogo Luigi's Mansion 2 HD.


Outro exemplo de expansão de acesso aos produtos Nintendo Switch é a localização. Temos mais jogos localizados em português brasileiro. Temos um jogo do Mario com flores tagarelas falando em um lindo português brasileiro. Nosso título principal do primeiro trimestre de 2024, Princess Peach: Showtime!, também está localizado em português.

Para os jogadores que gostam de jogos tradicionais, teremos o lançamento de Nintendo World Championship: NES Edition no dia 18 de julho. As instruções desse game, os títulos, os menus, vão estar localizados em português brasileiro.

Teremos o novo jogo da série The Legend of Zelda chegando no dia 26 de setembro e será o primeiro título da franquia a ter localização em português. Super Mario Party Jamboree é mais um jogo que também será localizado com uma locução brasileira. Em 07 de novembro, temos Mario & Luigi: Brothership, que é um RPG em português brasileiro.

É assim que estamos trabalhando para ampliar as opções de acesso dos consumidores no Brasil. Novamente, não falo em relação ao estudo que você citou, mas há muitas opções.

Nintendo Blast: No mais recente Nintendo Direct, a maioria dos títulos first-party da Nintendo, foram anunciados com localização em português brasileiro. Estamos chegando ao ponto em que a localização em português do Brasil será padrão para todos os jogos da Nintendo?

Pilar Pueblita: Isso é algo que não posso confirmar, mas o que posso dizer é que temos uma estratégia para expandir os títulos Nintendo Switch em português brasileiro. Definitivamente não posso confirmar se isso vai ser uma prática comum, mas é nosso desejo, honestamente.

O objetivo é que torne-se padrão os consumidores brasileiros encontrarem os jogos em português a partir de um determinado ponto, mas não posso confirmar o ritmo de localização. Não posso confirmar que todos os próximos títulos serão localizados, mas o time está trabalhando para ampliar a biblioteca e sempre que tivermos algo novo para compartilhar relacionado à localização, vocês saberão.

Estamos muito entusiasmados pelo menos em falar sobre o que está por vir de agora até o final de 2024. Estamos muito entusiasmados com o que está por vir para os consumidores no Brasil em termos de localização.

Nintendo Blast: Gostaria de falar um pouco sobre a estratégia de marketing da Ninendo aqui no Brasil. Está cada vez mais comum ver, por exemplo, displays de jogos da Nintendo em lojas, anúncios em propagandas de TV e em painéis digitais e eventos para mídia. Existem outros tipos de eventos ou ações que você planejam fazer?

Pilar Pueblita: Não posso confirmar. É claro que estamos planejando, mas não há nada que eu possa confirmar. Basta aguardar o que está por vir.

Mas o que você está vendo, como os comerciais de TV, as ações nos pontos de venda com mais presença nos lançamentos da Nintendo, fazem parte da mesma estratégia.

Vou repetir: o Brasil é um mercado prioritário para a Nintendo. Queremos ampliar as opções para os consumidores brasileiros terem acesso aos nossos produtos e estamos usando diferentes táticas para isso. Queremos falar com eles na TV, com campanhas de marketing coordenadas com a agência local. A estratégia de vendas com os revendedores está tornando mais visíveis os produtos Nintendo nas lojas.
 
Do meu lado, de eventos, eu quero estar em mais eventos, claro. Estamos na gamescom. Então esses são apenas alguns dos exemplos reais de como a Nintendo olha para o mercado brasileiro como a grande oportunidade que é.

Então, espere ver mais ações para os próximos títulos, mas detalhes mais específicos serão compartilhados no futuro pela nossa equipe.

Nintendo Blast: Falando um pouco mais sobre produtos físicos, hoje em dia podemos encontrar as edições especiais do Nintendo Switch aqui no Brasil. O jogo Nintendo World Championships: NES Edition terá sua versão especial vendida no país.

Vimos algumas notícias sobre possivelmente trazer os controles da linha Nintendo Switch Online para o nosso mercado. Além disso, vocês vão lançar a edição especial de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom do Nintendo Switch Lite por aqui. Existem planos para trazer mais produtos físicos para o Brasil?

Pilar Pueblita: Falando sobre alguns dos produtos que você mencionou. O Nintendo World Championships: NES Edition – Deluxe Set estará disponível no Brasil após o lançamento. Há algumas questões de logística que a Nintendo precisa trabalhar. Planejamos anunciar quando o produto estará disponível.

Posso lhe confirmar que o Nintendo Switch Lite Hyrule Edition estará disponível no Brasil e será lançado um pouco depois do lançamento mundial. Vamos anunciar quando estará disponível, mas o ponto é que será lançado.

Imagem do Nintendo World Championships: NES Edition – Deluxe Set com textos em português.


Sobre os controles do Nintendo Switch Online, é algo que ainda não posso confirmar. Mas esses dois produtos – o Deluxe Set do Nintendo World Championships e o Nintendo Switch Lite Hyrule Edition – estão chegando.

Esta é apenas uma forma de mostrar como a Nintendo está trabalhando para expandir as opções para os consumidores brasileiros terem acesso aos nossos produtos. Então esperamos continuar com esses tipos de anúncios.

Nintendo Blast: Em 2020, conversamos com a Romina Whitlock, diretora de marketing da Nintendo na América Latina, e ela falou sobre como os preços aqui no Brasil refletiam o valor do dólar. Existe alguma chance da Nintendo começar a localizar preços aqui no Brasil para que os valores sejam menos afetados por flutuações do dólar?

Pilar Pueblita: Preços são uma situação multifatorial. A flutuação entre o real e o dólar, claro, tem impacto, mas a Nintendo não define unicamente o preço dos produtos. Isso também está relacionado aos varejistas e distribuidores. O que posso lhe dizer é que a Nintendo está buscando um preço competitivo que atenda aos consumidores. Definitivamente, a flutuação do câmbio afeta, mas você pode ver que os preços sugeridos da linha Nintendo Switch se mantiveram constantes mesmo com essas flutuações.

Nintendo Blast: Recentemente, foi sancionado o Marco Legal dos Games no Brasil, que regulamenta a indústria de jogos nacional, reconhece a profissão de desenvolvedor de jogos e classifica jogos como produtos culturais. Isso dá mais viabilidade para empresas de jogos locais ou estrangeiras fazer negócios aqui no Brasil. Isso afeta de alguma forma o relacionamento da Nintendo com desenvolvedores do Brasil?

Pilar Pueblita: Não tenho algo concreto a dizer relacionado a isso. O que posso dizer é que estamos sempre estamos conferindo as leis e seguindo as regulamentações locais.

Nintendo Blast: E agora temos oficialmente a confirmação do sucessor do Nintendo Switch. Podemos esperar que todo esse suporte dado ao atual Switch se mantenha para outros hardwares no futuro?

Pilar Pueblita: Eu não tenho informações a compartilhar relacionadas ao sucessor do Nintendo Switch mais do que as coisas que você e eu sabemos. O Sr. Furukawa disse no post que o sucessor será anunciado a qualquer momento no atual ano fiscal. Então veremos, mas não tenho mais o que compartilhar por enquanto.

Nintendo Blast: Essas são todas as perguntas. Gostaria de saber se você tem alguma observação final.

Pilar Pueblita: Estar no Brasil sempre é muito empolgante, pois a paixão dos consumidores é algo especial. E acho que é o mesmo sentimento para o resto da minha equipe. Então eu só quero agradecer e espero que todos no Brasil que compareçam aos eventos em que estamos tenham uma experiência muito boa, pois trabalhamos muito e queremos mais experiências como esta.

Nintendo Blast: Muito obrigado!

Pilar Pueblita: Obrigado! Foi muito bom!

Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).