Há 30 anos, em 1994, chegava ao Game Boy o quinto e último título da franquia para o aparelho: Mega Man World V, ou apenas Mega Man V. Diferentemente das quatro outras entradas de Mega Man World, que eram, em geral, adaptações dos jogos do Bombardeiro Azul do NES para o portátil, Mega Man V foi um jogo completamente original, com história e personagens próprios.
Robôs e civilizações alienígenas
Em algum momento dos anos 20XX, meses após frustrar os planos do insano Dr. Wily, Rock (Mega Man) e Roll estão vivendo tranquilamente, até que, em um belo dia, ambos são atacados por um estranho robô. Rock tenta revidar transformando-se em sua forma de combate, mas suas armas se mostram ineficazes contra o adversário, que o derrota facilmente.
Ao despertar, consertado pelo seu criador Dr. Light, Mega Man descobre que o planeta está sob ataque dos chamados Stardroids, robôs alienígenas que derrotaram facilmente diversos Robot Masters do passado, assim como o próprio Mega Man. Decidido a combater a ameaça, Rock recebe uma nova arma de Dr. Light e parte para a batalha. Inicialmente, tudo parece ser uma invasão alienígena, mas, ao fim de um árduo combate contra os Stardroids, descobrimos que eles estão a mando de um mestre: ninguém mais, ninguém menos que o irrecuperável Dr. Wily.
Em algum momento, Wily descobriu ruínas alienígenas em um local indefinido, encontrou os Stardroids desativados e decidiu despertá-los para utilizá-los em mais uma tentativa de dominação global.
Stardroids e Robot Masters
Em Mega Man V, não contamos com a presença dos tradicionais Robot Masters, construídos por Dr. Light e depois roubados e reprogramados pelo rival, ou diretamente construídos por Dr. Wily. Aqui, enfrentamos 9 Stardroids com suas armas únicas, 4 robôs vindos de entradas anteriores (os Mega Man Killers), o combate com Dr. Wily e ainda um último e mais poderoso Stardroid guardado pelo vilão como arma secreta.
O jogo funciona, na maior parte do tempo, como um Mega Man padrão: vamos de estágio em estágio vencendo os chefes e absorvendo suas habilidades, que são sempre a fraqueza de algum outro entre eles. As armas podem ser usadas também para liberar caminhos e passagens secretas que levam a itens colecionáveis especiais.
Mega Man V é dividido em três partes. Na primeira, enfrentamos os primeiros quatro Stardroids: Mercury, Venus, Mars e Neptune, e também um novo tipo de Yellow Devil, o Dark Moon. Na segunda parte, enfrentamos mais cinco: Jupiter, Saturn, Uranus, Pluto e Terra. Curiosamente, antes de entrar na terceira fase de confronto contra os chefes, o jogo nos coloca em um pequeno momento scrolling shooter, como R-Type, usando Rush como nave espacial.
Por fim, enfrentamos a fase final, que funciona praticamente como um grande boss rush, onde enfrentamos os Mega Man Killers dos jogos anteriores da franquia: Enker, Quint, Punk e Ballade, antes de ir para a famosa revanche contra os Stardroids, exceto por Terra. Soma-se a essa sequência mais duas formas de Wily e o último Stardroid, Sunstar. Assim, Mega Man V é um dos jogos da franquia com a maior quantidade de chefes.
Uma franquia que evoluiu
Se há um ponto notável na franquia Mega Man World, é como os jogos foram aprimorados a cada entrada, conforme a equipe de desenvolvimento aprendia a trabalhar melhor com a franquia no Game Boy.
Se Mega Man I (Mega Man World I) tinha sprites imensos, que acabavam tornando-o desconfortavelmente enclausurado na tela do portátil, dificultando desviar dos desafios ou lidar com aspectos do level design, e se a hitbox era confusa e nada convidativa no mesmo game, é possível notar que houve pequenas evoluções em cada sequência, culminando na quinta e última entrada.
Mega Man V parece uma versão definitiva da franquia no portátil: as movimentações são tão fluidas quanto possível, as hitboxes são justas, os sprites e o level design atingem seu pináculo, com um equilíbrio praticamente perfeito para o tamanho da tela.
Todas as melhorias e evoluções da franquia valeram a pena. O jogo recebeu avaliações geralmente muito positivas na época, consagrando-se não apenas como o melhor Mega Man, mas também como um dos melhores do Game Boy original.
Um jogo que merece ser revisitado
Ao se distanciar do conceito de apenas portar os jogos da franquia do NES para o Game Boy, Mega Man V atua não só como uma coroação para a franquia, mas também como uma despedida em grande estilo, trazendo elementos novos, como o aprimoramento para a arma principal de Rock, um novo companheiro na forma do gato robótico Tango e história e conceitos novos, como robôs alienígenas que seriam vistos novamente em Mega Man 8.
Mega Man V é um grande jogo para o GB, que todo fã do Bombardeiro Azul deveria conhecer e experimentar ao menos uma vez, o que pode ser feito tranquilamente, já que o game está disponível no Nintendo Switch Online.
Revisão: Davi Sousa