Análise: SPY×ANYA: Operation Memories (Switch) — capturando momentos de uma família peculiar

O novo título da Bandai traz um gostinho do humor e da doçura da obra de Tatsuya Endo.

em 10/07/2024
A Bandai Namco é, sem dúvida, uma das maiores referências quando se trata de adaptações de animes para videogames. Sua mais recente aposta é SPY×ANYA: Operation Memories, um jogo fofinho baseado em SPY x FAMILY. Nele, devemos ajudar Anya a preencher um diário com fotos de situações marcantes do seu cotidiano.

Apenas para entusiastas

Concebida por Tatsuya Endo, SPY x FAMILY é uma série de mangá e anime que acompanha Twilight, um espião que, para completar sua atual missão, assume a identidade de um psiquiatra chamado Loid Forger e adota Anya, uma garota peculiar que consegue ler mentes. 

Para cumprir os requisitos de uma escola prestigiada, na qual deseja matricular Anya, ele se casa com Yor, uma assassina profissional disfarçada de funcionária pública. Sem conhecer as verdadeiras identidades um do outro, os três vivem como uma família, criando diversas situações engraçadas e momentos de ternura e fofura.

Em SPY×ANYA: Operation Memories, a pequena Anya recebe na escola a tarefa de preencher um diário com fotografias de instantes marcantes do seu cotidiano. Muito esperta, ela vê nesse dever a oportunidade de impressionar e se aproximar de um coleguinha de classe, cujo pai é o principal alvo da atual missão de Loid.

Apesar de existirem alguns jogos baseados em animes que conseguem se sustentar sozinhos, este, com certeza, não é o caso de Operation Memories, que foi claramente desenvolvido pensando apenas em quem já possui conhecimento e, principalmente, grande apreço pela obra original.

Embora o contexto principal seja simples, o título não se esforça nem um pouco para apresentar as características dos personagens, tanto dos principais quanto dos secundários. Sendo assim, um jogador que não acompanha o mangá ou não assistiu a pelo menos metade da primeira temporada do anime não conseguirá entender a maioria das reações e comportamentos dos indivíduos e, consequentemente, desfrutar do humor da obra.

Criando memórias fofas

A jogabilidade de Operation Memories é extremamente simples e nos coloca no controle de Anya em uma perspectiva em terceira pessoa. Aqui, temos a reconstrução de pequenos ambientes característicos do anime, como a casa da família Forger, a escola e a praça da cidade.

Em dias comuns, passamos um tempo em casa e vamos ao colégio. Em cada um desses ambientes, conseguimos dialogar com os principais personagens da série, o que é importante para desbloquear imagens de uma galeria específica. Além disso, esses locais também abrigam elementos "Superlegais", com os quais podemos interagir para fotografar uma cena.

Fora essas duas áreas, visitamos diversos outros pontos da cidade em passeios em família, como o museu, o aquário, o parquinho e a praia. Durante essas saídas, além de termos instantes de fotografias comuns, somos capazes de criar eventos especiais para capturar, os quais exigem a obtenção prévia de itens específicos da loja. 

O ato de fotografar lembra um pouco a mecânica central de Pokémon Snap, na qual os personagens protagonizam alguma atividade enquanto ajustamos a câmera para capturar a melhor imagem. Nesse sentido, devemos ajustar o foco, o ângulo e aguardar o momento correto, com cada um desses elementos sendo identificado por uma cor própria nas bordas da câmera.

Na maioria dos casos, as fotos registram situações fofinhas envolvendo Anya brincando e interagindo com algum outro indivíduo ou objeto. Mesmo que os visuais em cel-shading não estejam no mesmo nível dos melhores games da Bandai, eles ainda são razoavelmente belos e conseguem trazer a essência da animação de SPY x FAMILY. Além disso, o título está completamente legendado em português e o ótimo elenco original de vozes em japonês marca presença em todos os diálogos.

Semelhantemente ao que costumamos ver no anime, o jogo faz bastante uso das expressões de espanto e surpresa dos personagens, o que também ajuda a construir inúmeras ocasiões engraçadas. 

Minijogos e muitas roupinhas

Durante o período noturno, podemos acessar diversos minijogos por meio do diário de Anya. Nesse sentido, temos algumas opções bem divertidas, como coletar amendoins com a mocinha em uma dinâmica extremamente parecida com a de Pac-Man; cortar legumes ou derrotar bandidos com Yor; e alterar quadros de uma galeria de arte com Loid sem ser pego pelos seguranças.

Além de oferecerem um pouco mais de variação ao título, esses minigames nos recompensam com moedas que podemos utilizar para adquirir os itens necessários para desbloquear os eventos de fotos especiais. Ademais, também conseguimos comprar novas roupas para a família Forger.

Graças à fiel reprodução visual do anime, modificar o vestuário de Loid, Yor, Anya e do cachorro Bond acaba sendo uma experiência surpreendentemente agradável. Algumas roupas proporcionam bônus específicos, como aumentar a taxa de aquisição de moedas, mas, no fim das contas, a principal motivação para adquirir novas vestimentas é puramente estética.

Para finalizar, é importante mencionar que em cada dia dispomos de poucas ações para fotografar, o que acaba estendendo a duração do título. Embora eu tenha concluído a campanha em poucas sessões mais longas, recomendo fortemente que ele seja apreciado em doses suaves, registrando poucas fotos por jogada. Isso porque, devido à sua extrema simplicidade, o ciclo de gameplay pode se tornar cansativo se jogado por muito tempo seguido.

Fofo e divertido

Com uma jogabilidade simples e repleta de momentos fofos e engraçados, SPY×ANYA: Operation Memories captura um bocado da essência da série original e proporciona uma experiência leve e divertida, sendo exclusivamente voltado aos fãs de SPY x FAMILY. 

Apesar disso, para aqueles que costumam avaliar o preço de um jogo pela sua duração e quantidade de conteúdo, é bom ter um pouco de cautela. Isso porque, mesmo sendo divertido e cumprindo com eficácia a sua proposta, Operation Memories ainda é um título curto, pouco dinâmico e de baixa variedade.

Prós

  • O jogo captura satisfatoriamente a essência e o visual de SPY x FAMILY, com cenários e personagens bem-caracterizados, além de trazer o excelente elenco original de vozes em japonês;
  • Graças à boa reprodução visual, alterar o vestuário dos personagens acaba sendo divertido e esteticamente agradável;
  • Os minijogos são divertidos e ajudam a dar um pouco de variedade ao título;
  • Tal qual a obra original, o jogo apresenta muitos momentos de humor e fofura;
  • Legendado em português.

Contras

  • O jogo não se esforça para apresentar as particularidades dos personagens principais ou secundários, limitando seu acesso exclusivamente a quem já conhece e aprecia a série original;
  • A simplicidade do jogo pode fazer com que ele se torne cansativo se jogado por longos períodos;
  • Pode não satisfazer pessoas que buscam jogos com longa duração e grande quantidade e variedade de conteúdo, exigindo cautela ao avaliar o custo-benefício.
SPY×ANYA: Operation Memories — PC/PS4/PS5/Switch — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Bandai Namco
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).