Exhausted Man chegará para Switch em 25 de julho; confira o trailer

O jogo tem a proposta de se arrastar como um inseto para fazer tudo.

em 12/07/2024

A desenvolvedora Candleman Games anunciou que seu jogo Exhausted Man, um simulador de um cara exausto será lançado no dia 25 de julho. O jogo tem a proposta inusitada de se arrastar para concluir os desafios propostos. 

Exhausted Man apresenta uma situação facilmente identificável de tentar realizar atividades cotidianas estando fisicamente esgotado. Assim, tarefas simples como andar em casa e até ligar a luz se transformam em um grande desafio para o seu personagem.

Confira a visão de jogo segundo o cofundador da Candleman Games, Gao Ming:
Origens 

Tudo começou com uma frase: ficando sem energia, que se tornou o tema de uma respectiva game jam. Gosto de participar de eventos como esse, pois fazer um jogo do zero em 48 horas é uma ótima maneira de relaxar.

Com base neste tema, tive a ideia de “pessoas ficando sem energia” e criei um personagem simples que estava caído em um sofá. Postei uma captura de tela dele e recebi muitas curtidas — não por causa das minhas habilidades de modelagem, mas devido à aura de exaustão que o personagem exalava.

Decidi fazer um jogo com esse personagem exausto — então ele não podia ficar simplesmente caído no sofá, ele precisava se mover. Estamos todos familiarizados com a sensação que nossos corpos têm quando estamos extremamente cansados, ficar de pé não era uma opção, então eu o fiz engatinhar no chão.

Essa animação de rastejar ganhou ainda mais curtidas. Eu testei a manobra de rastejar no chão na vida real e doeu por todo o corpo. Mas como as pessoas gostaram, eu a mantive.

Rastejando como um inseto

Para se arrastar, especialmente em paredes, os humanos precisam aprender com os insetos. Primeiro, fizemos uma joaninha que pode rastejar em qualquer superfície em um ambiente 3D.

A cabeça do personagem poderia copiar a maneira como a joaninha se move, mas ainda havia um corpo longo atrás da cabeça para explicar. Que inseto é assim? Lagartas. Então, implementamos um recurso chamado ossos de lagarta, responsável por ancorar o corpo ao ambiente com base na posição da cabeça. Então, quando você vê uma pessoa rastejando no jogo, na verdade é baseado no movimento de uma lagarta rastejante.

Macio como um macarrão

Por muito tempo, o corpo do personagem era como o de uma pessoa normal, com braços e pernas flexíveis divididos em dois. Embora ele só pudesse engatinhar, ele era pelo menos um pouco humano. Até que nosso artista desenhou uma arte promocional.

Gostamos tanto da arte que achamos que estava ok, mesmo que não fosse tão humano — afinal, ele está exausto, certo? Então, quebramos cada osso em pedaços pequenos, dando aos membros do personagem uma flexibilidade de macarrão.

Estados de energia variáveis

O protagonista precisa completar vários eventos para atingir o objetivo da noite, e seu estado de energia mudará de acordo. Por exemplo, comer algo aumenta a energia. Depois de comer, a cabeça do personagem brilhará em ouro e ele ganhará mais velocidade e força. Por outro lado, quando o personagem corrige um bug do jogo, ele assume o efeito oposto. O rosto do personagem ficará abatido e começará a bocejar muito. Bolhas de bocejo também farão o personagem dormir.

Mas não importa o estado de energia do personagem, ele nunca vai se levantar!
Exhausted Man será lançado em 25 de julho para Switch, PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4, Xbox One, e PC via Steam. 

Fonte: Gematsu



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.