Análise: QRD Stellar T5 Joy-pad é uma alternativa robusta aos Joy-Con

Recursos avançados e um corpo maior são algumas das características positivas deste controle.

em 01/06/2024

Um dos conceitos mais marcantes no Switch é a sua versatilidade, em especial seus controles Joy-Con, que podem ser utilizados de diferentes formas. Porém, é consenso que estes controladores têm problemas notáveis na ergonomia e na qualidade dos materiais. 


Nesse sentido, o controle QRD Stellar T5 Joy-pad é uma boa alternativa aos Joy-Con com recursos avançados, componentes internos de qualidade e um formato mais robusto, a despeito de alguns problemas.

Uma dupla de Joy-Con de ótima envergadura

A primeira característica que chama a atenção no QRD Stellar T5 é seu corpo físico: ele é mais robusto que um Joy-Con tradicional, apresentando botões maiores e pegada mais robusta. Por ser maior, ele se encaixa melhor nas mãos e é muito confortável segurá-lo, especialmente para aqueles com mãos grandes. Apesar do tamanho, os controles não são pesados, o que não atrapalha usar o Switch no modo portátil.

No começo, o controle me causou um pouco de estranheza, pois a consistência dos botões e das alavancas não é tão firme quanto a do Joy-Con da Nintendo. No entanto, com o tempo me acostumei a essa característica e logo não estava notando mais nada disso. De longe a melhor característica é a ergonomia: é bem mais agradável segurá-lo do que os controles padrão.


O formato diferente é interessante, mas traz consigo alguns problemas. Utilizar os controles individualmente, de lado, é inviável: o formato do corpo não é ideal para segurar horizontalmente; o lado direito tem direcional em cruz no lugar dos botões individuais; e é desconfortável apertar os botões ZR e ZL, pois ele não acompanha aquele encaixe. Além disso, o botão de desencaixar do console é de difícil acesso. Dependendo do uso, essas limitações podem atrapalhar.

Melhorando a jogatina com vários extras

O grande diferencial do QRD Stellar T5 está em seus vários recursos que não estão presentes no Joy-Con tradicional. Um dos maiores destaques é o uso de Hall Effect nas alavancas. Essa tecnologia utiliza ímãs em vez de conectores físicos, prometendo aumentar a precisão e eliminar o aparecimento de drift no movimento — defeito que assola constantemente os controles de Switch. As alavancas funcionaram bem nos testes, mas o tempo não foi suficiente para avaliar a possibilidade de aparecimento de drift.


Uma dupla de características permite alterar o uso do controle. Uma delas é o macro, que nos deixa registrar uma sequência de comandos que pode ser mapeada a dois botões localizados na traseira do controle. O recurso é bem versátil e aceita combinações complexas, o que pode ser útil em algumas situações, como em jogos de luta. Os controles também oferecem função turbo, permitindo repetir um mesmo comando ao segurar um botão.

Além desses recursos, o controle apresenta anéis de LED nas alavancas. As cores e a intensidade da luz podem ser alteradas com alguns comandos, com direito a uma configuração de luz pulsante e um círculo colorido. O plástico do controle é translúcido, então as luzes dão um charme único e agradável. Também é possível desligar completamente os LEDs para um visual mais sóbrio. Todas as configurações e customizações são armazenadas diretamente no controle e não se perdem ao desligá-lo.
O botão traseiro pode ser utilizado para ativar macros


Um pacote que equilibra recursos com algumas ausências

Apesar de ter inúmeros recursos adicionais, o QRD Stellar T5 tem algumas limitações. Para começar, os controles não incluem HD Rumble, mas, em contrapartida, oferecem customização do grau de vibração. O leitor NFC e câmera infravermelha também não estão presentes no dispositivo, então é importante levar isso em conta caso seja necessário utilizar alguma dessas tecnologias.

A bateria tem autonomia prometida de aproximadamente seis horas e meia, sendo possível carregar os controles individualmente por meio de um cabo USB-C incluído na caixa. Nos testes, a carga durou aproximadamente seis horas, imagino que o tempo se altere de acordo com as configurações de vibração e luz.


Fora isso, o pacote inclui conector para utilizar os controles em conjunto desacoplados do Switch e uma versão alternativa do digital em cruz que pode ser encaixada em cima do original.

O QRD Stellar T5 tem preço médio de R$ 265 e pode ser adquirido na loja online da QRD.

Uma alternativa sólida para o console híbrido

O QRD Stellar T5 Joy-pad é uma opção versátil aos Joy-Con tradicionais do Switch, oferecendo conforto com um design ergonômico e muitos recursos. Além de executar bem as operações básicas, as características adicionais, como a tecnologia Hall Effect nas alavancas para evitar problemas de drift, registro de macros, modo turbo e iluminação LED personalizável são destaques interessantes.

O dispositivo não é ideal para usar individualmente no modo horizontal e não inclui certas funcionalidades, como HD Rumble, mas o pacote, no geral, oferece boa relação custo e benefício. No mais, o QRD Stellar T5 Joy-pad é uma opção atraente para quem busca uma experiência de jogo aprimorada e uma alternativa confiável aos controles tradicionais.

Prós

  • Design ergonômico e sólido torna a pegada confortável;
  • Botões e alavancas precisos, apesar de um estranhamento inicial;
  • Muitos recursos e extras interessantes, como macro e leds coloridos.

Contras

  • O formato não é ideal para uso dos controles individualmente no modo horizontal;
  • Ausência de recursos dos Joy-Con oficiais, como HD Rumble e leitor NFC;
  • O botão de desencaixar os controles é de difícil acesso.
QRD Stellar T5 Joy-pad — Nota: 9.0
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com dispositivo cedido pela QRD Game

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.