Vem aí

Prévia: Shin Megami Tensei V: Vengeance (Switch) promete elevar o nível de um RPG já incrivel

O novo título da Atlus tem a missão de aumentar a qualidade de um dos melhores jogos dos últimos anos.

Shin Megami Tensei V: Vengeance será a versão definitiva do RPG desenvolvido pela Atlus para Switch em 2021. Com o lançamento marcado para o dia 14 de junho, este jogo estará disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e, é claro, Nintendo Switch.

Com algumas novidades interessantíssimas já divulgadas e a indispensável introdução de legendas em português, o título da Atlus promete oferecer uma experiência ainda mais sólida que a do game original, tendo tudo para se posicionar novamente e com menos ressalvas como um dos melhores representantes do gênero.

Uma trama totalmente nova

Em Shin Megami Tensei V, o jogador assume o papel de um estudante que acaba indo parar em uma Tóquio alternativa repleta de demônios. Quando está prestes a ser capturado por uma dessas criaturas, um ser misterioso se une ao jovem, dando origem a uma entidade conhecida como Nahobino.

À medida que nosso herói explora o estranho local, ele descobre que outras pessoas também foram parar na região e reencontra alguns de seus colegas de escola. Neste contexto, Nahobino embarca em uma jornada em busca de respostas, o que o leva a aprender mais sobre a origem das bestas e sobre a sua própria natureza.




Além da trama original de 2021, Vengeance trará um nova campanha denominada Vingança. Nela, teremos a presença de novos personagens e de um grupo antagonista chamado Qadištu, o qual será composto por quatro demônios femininos, incluindo a famigerada Lilith.

Somada às melhorias e novidades de gameplay, a esperança é de que esta nova campanha seja interessante e diferente o suficiente não apenas para atrair novos jogadores, mas para justificar uma nova visita ao jogo por aqueles que já experimentaram o produto em seu lançamento original.

Nesse sentido, a adição de legendas em português é uma novidade extremamente importante, considerando que a série costuma abordar temas sombrios e discutir conceitos éticos e filosóficos em sua trama, característica que certamente estará presente em Vengeance. Sendo assim, a melhor forma de desfrutar desse enredo (e qualquer outro) é, sem dúvida, em nossa língua natal.

Mais espaço para humanos

Como já mencionado, Vengeance não se limitará a trazer uma nova campanha, mas introduzirá inovações e melhorias em diversos sistemas de jogabilidade. Nesse sentido, uma das principais novidades será a possibilidade de utilizar personagens humanos como aliados em combate.

Analisando o material divulgado, podemos notar certo destaque para Yoko Hiromina, uma estudante do último ano do ensino médio que possui poderes de exorcismo. Além de provavelmente desempenhar um papel relevante no arco da Vingança, ela poderá ser utilizada nas batalhas. 

Vale destacar que a dublagem japonesa de Yoko será desempenhada por Chiwa Saitō, que, dentre inúmeros outros trabalhos incríveis, deu vida a algumas personagens que eu particularmente aprecio bastante, como Jean, de Genshin Impact, e Yona, de Akatsuki no Yona.

A maioria das críticas recebidas por Shin Megami Tensei V está relacionada à sua história, que não oferecia tanta profundidade aos personagens. Sob essa perspectiva, a adição de indivíduos humanos como aliados em combate pode ser justamente uma tentativa de mantê-los mais próximos e explorar melhor as suas particularidades.

Novidades que prometem elevar o excelente sistema de combate

Uma outra adição interessante é o fato de que o jogo trará pelo menos 40 novos demônios para utilizarmos como aliados, fazendo com que o título ofereça um arsenal de quase três centenas de parceiros. Dentre as entidades que serão adicionadas e que já foram confirmadas pela Atlus, merece destaque Nahobi-hi-no, uma fofíssima versão de Jack Frost com visual igual ao do protagonista.

Com respeito ao combate, para quem ainda não teve contato com a série, Shin Megami Tensei é basicamente o grande precursor dos RPGs de coleta e batalha com monstros. Em SMT V, somos capazes de conquistar novas criaturas para o grupo por meio de uma mecânica de diálogos durante os confrontos e pela fusão de duas ou mais criaturas.

Como é de se imaginar, cada ser apresenta diferentes tipos de habilidades, resistências e fraquezas, o que convida o jogador a criar várias composições de equipes para vencer os diversos tipos de desafios. Nesta nova versão, cada demônio ainda contará com um talento inato, o que certamente nos entregará ainda mais possibilidades de construção de times.

Os confrontos são baseados em turnos e se iniciam quando nos aproximamos dos monstros que vagam pelo cenário. É possível surpreendê-los com ataques pelas costas, ganhando assim turnos de vantagem. No entanto, o contrário também pode acontecer, por isso devemos estar sempre atentos ao nosso entorno.

Os jogos da série Shin Megami Tensei definitivamente não são fáceis, pois qualquer deslize com as fragilidades do nosso protagonista pode resultar em um rápido game over. Nessa perspectiva, a já confirmada adição da possibilidade de salvar em qualquer momento será de grande ajuda, permitindo que o jogador não perca muito progresso quando for aniquilado por um demônio, o que tende a acontecer com frequência.

Para além do que já foi mencionado, Vengeance contará com diversas outras novidades e ajustes, como um novo mapa exterior e uma nova dungeon, um número maior de subquests, variações nas conversas de recrutamento e um local dedicado a combates em sequência.

Expectativas altíssimas

Shin Megami Tensei V: Vengeance promete ser um título imperdível tanto para os fãs veteranos quanto para novos jogadores que gostam de RPGs. Com a introdução de um novo arco, personagens inéditos, inovações na jogabilidade e melhorias em diversos sistemas, o jogo tem tudo para proporcionar uma experiência ainda mais rica e sólida que a do produto original.

Shin Megami Tensei V: Vengeance — PC/PS4/PS5/XBO/XSX/Switch
Desenvolvedora: Atlus
Gênero: RPG 
Lançamento: 14 de junho de 2024
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google