Em sequência ao texto da semana passada, iremos apresentar a segunda e última parte sobre o melhor Pokémon para usarmos em nossa campanha. Anteriormente, cobrimos as versões do Game Boy (Red/blue/Yellow), Game Boy Color (Gold/Silver/Crystal), Game Boy Advance (Ruby/Sapphire/Emerald e FireRed/LeafGreen) e Nintendo DS (Diamond/Pearl/Platinum, Heart Gold/Soul Silver, Black/White e Black/White 2).
A seguir, teremos as versões restantes e com algumas surpresas. Vale lembrar que não usamos os mesmos critérios dos textos de melhores times: todos os Pokémon presentes no jogo (com exceção de eventos) são elegíveis para ocupar o posto.
Curioso para saber quais são os melhores Pokémon nessa segunda parte? Boa leitura!
XY - Aegislash
Extremamente dominante em Kalos, Aegislash dominou completamente as categorias competitivas, sejam elas oficiais e até mesmo não oficiais. Falando do formato VGC, Aegislash estava presente em muitos times, para não falar em todos.
Tudo isso se deve à sua mecânica única de posturas. Em sua forma escudo, as defesas de Aegislash são massivas, com base 150 em ambas. Assim que esse monstrinho ataca, sua postura muda para a de espada e os atributos de defesa são trocados com os de ataque.
Além disso, sua técnica exclusiva, King’s Shield, retorna Aegislash para o modo de defesa e caso receba um ataque físico direto, como Fire Punch, reduzirá o Attack do monstrinho em dois níveis.
Com base nessas características, é muito difícil que outro Pokémon no universo da sexta geração seja tão dominante. Talvez, apenas Mega Rayquaza seja tão forte quanto ou até mais dominante.
Xerneas e Hoopa-Unbound seriam dois ótimos exemplos de opções para bater de frente com o Pokémon espada real. Ambos são extremamente potentes no lado ofensivo, com defesas suficientes para sobreviver um ataque ou outro.
A grande questão é que Xerneas meio que depende de sua técnica exclusiva Geomancy para ser 100% efetivo. Não é obrigatório, mas faz falta. Já Hoopa-Unbound ataca ferozmente em ambos os lados do espectro e tem resistências úteis. Contudo, não é dos mais rápidos e sua defesa física pode ser facilmente explorada.
ORAS - Latios
Em que momento a Game Freak decidiu dar de presente um Pokémon lendário ao jogador? Melhor ainda, por qual motivo, razão ou circunstância essa criatura é capaz de megaevoluir? Talvez nunca saibamos o porquê. Enquanto isso, vamos aproveitar!
Latios em conjunto de Latias é uma das duplas mais famosas do universo Pokémon, esbanjando carisma, protagonismo e, por que não, força acima do ideal? Poxa vida, estamos falando de Pokémon muito poderoso e que ainda podem subir o sarrafo com sua forma mega.
Latios é conhecido por seu alto Special Attack, enquanto Latias é conhecida por sua Special Defense. Ambos são igualmente rápidos, com diversas técnicas e dois tipos muito bons na região de Hoenn, sendo DRAGON/PSYCHIC.
A habilidade Levitate agrega ainda mais à dupla, pois além das diversas resistências, são imunes aos golpes do tipo GROUND. Ao todo, os dragões gêmeos de Hoenn possuem vantagem contra sete tipos dos 18 existentes, aproximadamente 40% do total.
SM/USUM - Salamence
Novamente temos um pseudo lendário como representante do Pokémon mais forte, e por um bom motivo. Geralmente, os Pokémon classificados dessa maneira, como Tyranitar e Metagross, são obtidos somente no pós-jogo, além de demorarem muito para evoluir. Salamence não é exceção. Bom, não na região de Alola.
Nas versões da sétima geração, cada Pokémon selvagem tem a chance de chamar um colega através da mecânica de SOS. A questão envolvendo a salamandra de Hoenn é que, diferente dos demais pseudo lendários, podemos capturá-lo já em sua forma final.
Na rota 3, há 1% de chance de encontrarmos Bagon, forma básica de Salamence. Quando reduzimos seu HP para o vermelho em conjunto do item Adrenaline Orb, Bagon passará a chamar outros monstrinhos para ajudá-lo em combate.
Indo na contramão dos outros Pokémon presentes nos jogos, dentre os possíveis resultados da mecânica de SOS para Bagon exclusivamente, há 1% de chance dele chamar sua forma final. É no mínimo curioso ver um Salamence no Lv.4 selvagem, antes mesmo do primeiro Trial.
PLGPE - Starmie
Como é bom poder encaixar Starmie nessa posição. Nas oportunidades anteriores na região de Kanto, a estrela roxa podia ser obtida muito tarde no jogo ou ainda, nos remakes, exclusiva da versão LeafGreen.
Agora em Let’s GO, Staryu pode ser capturada antes de chegarmos à cidade de Fuchsia, ou seja, com apenas duas insígnias temos acesso a um dos Pokémon mais fortes da primeira geração. Na cidade de Celadon, podemos obter a Water Stone, item necessário para sua evolução.
Com bases de atributos bem equilibradas, Starmie é dominante em qualquer ponto do jogo. Outro ponto que joga a seu favor é a qualidade dos movimentos à sua disposição. Golpes como Psychic, Thunderbolt e Ice Beam figuram entre os mais usados, sem falar no clássico Surf.
Já que estamos na primeira geração, os clássicos Gyarados, Alakazam e Nidoking são ótimos monstrinhos e também poderiam ocupar o posto. A questão é: com Starmie na jogada, temos uma combinação dos três monstrinhos em apenas um, e pela dominância dos tipos WATER/PSYCHIC em Kanto, a estrela sai vencedora.
SwSh - Corvinight
Desde sua criação, o tipo STEEL tem sido muito dominante. Na região de Galar, especificamente, há 10 especialistas em vez de oito, já que temos líderes exclusivos para cada versão. Na Champions Cup, que substitui a Elite Four, temos ampla vantagem por conta do tipo FLYING.
Seus atributos são voltados para a defesa, e seu Attack é razoável para uso ofensivo. Graças às múltiplas resistências do tipo STEEL, Corvinight dificilmente será nocauteado, e a combinação da técnica Roost com sua habilidade Pressure é crucial.
Rookidee pode ser capturado logo na primeira rota do jogo, e com isso, seu treinamento começa logo após obtermos nosso Pokémon inicial. Inclusive, Corvinight ajuda bastante o trio Grookey, Scorbunny e Sobble ao mitigar algumas fraquezas defensivas ou causar dano dobrado no ataque.
Gardevoir e Cinderade ficam atrás por muito pouco. O Pokémon abraço recebeu o tipo FAIRY e com sua cobertura superefetiva dificilmente um adversário irá sobreviver mais de dois golpes.
O inicial do tipo FIRE é a melhor opção para a região de Galar por um motivo: assim como Corvinight, a dominância é invejável e os muitos movimentos à sua disposição transformam o Pokémon atacante em um exímio dizimador de equipes.
PLA - Infernape
Se em sua geração de estreia não foi possível, agora no Spin-off temos Infernape como monstrinho mais poderoso. O melhor de tudo? O jogo te dá um Chimchar como presente ao concluir a side quest Will-of-the-Wisps.
O macaco infernal é, sem sombra de dúvida, um dos Pokémon mais versáteis em termos de ofensividade no universo da quarta geração. Isso é possível graças à igualdade nos atributos Attack e Special Attack, permitindo que Infernape possa adotar várias abordagens.
Ou seja, quase sempre, Infernape terá algum movimento de resposta para seus adversários. Com a introdução das categorias Strong e Agile Style, teremos ainda mais recursos para obliterar os oponentes.
Garchomp e Togekiss poderiam ser considerados em virtude de seus tipos e atributos acima da média. O tubarão terrestre é tão bom quanto Infernape em termos de movimentos e com o sistema de Effort único, todos os atributos podem ser maximizados, e superam os valores da série original.
Já Togekiss recebeu o tipo FAIRY e diversos movimentos úteis para dominar a concorrência. Adicionalmente, os IVs máximos e Effort Points contribuem para causar muito dano e também sobreviver investidas constantes dos adversários.
SV - Skeledirge
Depois de Swampert, Skeledirge surge como mais um Pokémon inicial capaz de vencer o modo campanha de sua geração praticamente sozinho. Dos tipos FIRE/GHOST, o crocodilo de fogo é bem versátil, podendo tanto atacar como defender.
Sua técnica exclusiva, Torch Song, sempre eleva o Special Attack em um nível, ou seja, a cada turno que o golpe é sucedido, Skeledirge se torna cada vez mais forte. Isso é reforçado pela presença ofensiva de seus dois tipos que, na região de Paldea, supera 10 dos 18 desafios principais, equivalente a 55% do total.
Tudo isso considerando apenas o jogo base, pois os DLCs são conteúdos adicionais e não obrigatórios para concluirmos as tarefas. E ainda assim, Skeledirge é muito poderoso considerando a ilha de Kitakami e as aventuras na Blueberry Academy.
O fator Tera-type também joga a seu favor, pois além de se tornar mais forte com um de seus tipos-base, Skeledirge pode mudar de tipo e obter três STABs caso opte por usar Earth Power e Tera-type GROUND.
Baxcalibur e Palafin poderiam ser facilmente escolhidos para ocupar o posto de mais forte, contudo, o dragão gelado demanda muito treinamento para ser efetivo, e o golfinho herói exige conexão online e um amigo para poder atingir sua forma final.
Com isso, finalizamos a série dos monstrinhos mais fortes para cada campanha nas versões lançadas até o momento.
Concorda com a lista completa? Acredita que outro Pokémon deveria ocupar a posição de melhor em sua versão? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Cristiane Amarante