A Nintendo tem um segundo evento brasileiro de games para chamar de seu. Participante assídua da Brasil Game Show (BGS) desde 2019, a empresa marcou presença na primeira edição da gamescom latam neste final de junho com um estande aberto ao público.
A área da Big N na feira remete muito à que a companhia japonesa teve durante o BIG Festival 2023, como era conhecido o evento nacional antes da parceria com a europeia gamescom. Comparado às suas participações na BGS, o espaço da casa do Mario é menor, com 360 m².
A quantidade de estações de jogos também é mais modesta. São 44 consoles, praticamente metade do número de plataformas presentes na BGS 2023. Com isso, a Nintendo resolveu focar nos seus maiores títulos recentes de Nintendo Switch, enquanto homenageia desenvolvedores brasileiros e latino-americanos com uma seção própria.
Luigi no holofote
Sem demonstrações de futuros jogos de Nintendo Switch disponíveis desta vez, o destaque do estande é a segunda melhor opção: Luigi's Mansion 2 HD, cujo lançamento aconteceu durante o próprio evento.
Visitantes podem testar, por tempo limitado, a versão completa do título em um ambiente temático, além de levar para a casa pôsteres, cartelas de adesivos e viseiras do Luigi. Vale lembrar que o game tem localização em português de Portugal.
Outros jogos disponíveis
A franquia Super Mario também é o que domina as demais estações de games first-party. Super Mario Bros. Wonder, Princess Peach: Showtime! e Mario Kart 8 Deluxe com as pistas do DLC Pacote de Pistas Adicionais estavam disponíveis em nossa visita.
Detalhe: todos são jogos com localização em português – brasileiro para Super Mario Bros. Wonder e Princess Peach: Showtime!, e de Portugal para Mario Kart 8 Deluxe.
Outras séries com presença no estande são The Legend of Zelda e Pokémon, com os games The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Pokémon Scarlet/Violet.
Falando em Zelda, a área também inclui uma grande arte do próximo game da franquia, The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, com destaque para sua localização em português brasileiro.
Na parte interna do espaço estão estações dedicadas ao Nintendo Switch Online. É possível jogar títulos clássicos de NES, SNES e Game Boy pelo serviço, além de disputar partidas de F-ZERO 99. É bom procurá-las, pois essas estações estão um pouco escondidas do público.
Uma ausência curiosa em nossa passagem pelo local foi Mario vs. Donkey Kong. O jogo estava listado no release enviado pela Nintendo Brasil à imprensa, mas o não encontramos na feira.
Brasil-sil-sil
Como já virou tradição nos eventos que a Nintendo participa, a empresa reservou uma parte de seu estande para destacar jogos brasileiros e latino-americanos.
A lineup nacional inclui:
Já a seleção de outros países latinos possui:
- Astor: Blade of the Monolith (Colômbia)
- Nickelodeon All-Star Brawl 2 (Costa Rica)
- Unusual Findings (Argentina)
Brindes
Além dos brindes de Luigi's Mansion 2 HD, usuários do programa de recompensas My Nintendo podem receber uma sacochila temática ao exibir o QR Code de suas contas no balcão do serviço. Porém, é necessário ficar atento, pois o item é distribuído de duas em duas horas.
Visitantes também podem ganhar viseiras de Mario, Luigi e Peach, e pôsteres de Super Mario Bros. Wonder. Além disso, ocasionalmente, Mario e Luigi aparecem pelo estande para tirar fotos com o público.
Uma questão de acessibilidade
Um ponto que vale a pena levantar é que, diferentemente do que aconteceu na BGS 2023, não encontramos estações de jogos para pessoas com deficiência, em especial pessoas em cadeiras de rodas.
O menor tamanho do estande também pode tornar difícil a locomoção de cadeiras de rodas, principalmente se o espaço estiver muito cheio.
Serviço
A gamescom latam 2024 acontece no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP) entre os dias 26 e 30 de junho.
O horário de funcionamento é:
- 26/06: das 14h às 20h
- 27/06: das 9h30 às 20h
- 28/06: das 9h30 às 20h
- 29/06: das 11h às 21h
- 30/06: das 11h às 20h