Shin Megami Tensei V: Vengeance é um RPG que nos fornece muitas possibilidades e extrema liberdade para customizar Nahobino e seus monstros aliados. Para ajudar na construção de bestas poderosas, elaboramos este guia com algumas dicas e esclarecimentos sobre a forma mais eficaz de personalizar os demônios.
Conseguindo essências
Como mencionado em nossa análise, em SMT V: Vengeance, podemos utilizar essências de criaturas para alterar as habilidades dos nossos aliados. No caso específico de Nahobino, também é possível modificar suas afinidades, o que é fundamental para eliminar as fraquezas do protagonista.
Há diversas formas de adquirir essas substâncias; uma das mais simples consiste em batalhar, já que vários inimigos comuns e alguns chefes as derrubam quando são derrotados. Outra maneira está relacionada às missões secundárias, pois algumas delas nos recompensam com a estrutura da entidade que participou da quest.
Também é possível conquistar esse artigo mantendo uma criatura em nosso grupo e aumentando a sua felicidade. Para isso, conseguimos presenteá-la utilizando o botão Y (Switch) no Antro dos Demônios. Por fim, elevar o nível dos bichos, realizar fusões e quebrar os “baús” amarelos também são métodos de conquistar esses itens.
Eliminando as fraquezas de Nahobino
Sabendo como conseguir essências, a dúvida recai em qual e em quem usá-las. Cada demônio em Vengeance possui resistências e/ou fraquezas a sete elementos. Embora os desafios iniciais não sejam tão exigentes, os chefes mais avançados, especialmente alguns opcionais, não dão qualquer chance aos monstros que tenham pontos fracos.
Nos momentos iniciais do jogo, quando ainda temos poucas alternativas, o ideal é utilizar as afinidades de uma besta com no máximo uma fraqueza, preferencialmente que não seja de Luz ou Escuridão, já que os golpes desses elementos costumam matar em apenas um acerto. Em razão disso, embora as substâncias de Aogami forneçam ótimas habilidades, elas são vulneráveis aos ataques de trevas, o que as torna menos úteis como fonte de afinidades.
Chegando mais próximo da metade da campanha de SMT V: Vengeance, uma boa opção é a essência do Motoqueiro Infernal, que é o terceiro monstro que enfrentamos na linha de missões “O Retorno do Verdadeiro Demônio”, recebida de Sophia quando chegamos à entrada do Edifício da Dieta de Tóquio.
Essa criatura possui resistência completa a dois elementos e parcial a outros dois. Apesar de ter fraqueza a Gelo, conseguimos removê-la com a habilidade passiva Resiste: Gelo, facilmente encontrada nos Ursos-Papões, que vagam nos arredores do Pátio de Contêineres, localizado em Shinagawa.
Outra boa escolha é Dís, presente na estrada entre o Bloco 2 e a Vila das Fadas, também em Shinagawa. Esse demônio possui meia resistência a quatro elementos e fraqueza a dano físico, que podemos resolver com a habilidade passiva Resiste: Físico. Dentre outras entidades, essa skill é encontrada em Cérbero, um demônio que pode ser fundido a partir de diversas bestas que começam a aparecer no meio da campanha. A essência de Aogami Tipo-D também conta com esse talento, embora seja um pouco mais demorado para consegui-la.
Chegando aos momentos finais de SMT V, temos acesso às substâncias de alguns monstros com várias defesas, as quais não devem ser ignoradas para enfrentar os desafios mais complicados, especialmente por quem deseja combater os chefes opcionais necessários para completar o catálogo de bestas.
Nesse sentido, Metatron é uma das melhores opções de todo o jogo, já que ele não possui fraquezas e conta com uma resistência completa e mais quatro parciais. Apesar de possuir vulnerabilidade a dano físico, que já vimos como resolver, Naamah é outra alternativa interessante, pois ela também dispõe do mesmo número de resistências.
Para finalizar, a habilidade Alma Persistente, encontrada em monstros como Mara, Nahobi-hi-no e Kudlak, é muito valiosa por permitir que nosso personagem ressuscite uma vez por batalha com a vida completa.
Essas alternativas são apenas exemplos e não é necessário se prender a elas. Enquanto no início e no meio da campanha o importante é garantir com que Nahobino não tenha uma fraqueza, chegando aos momentos finais, o foco deve mudar para aplicar resistências ao máximo de espécies de danos possíveis, preferencialmente a todos eles.
O potencial ofensivo do protagonista
Como já abordamos a melhor forma de estruturar a defesa do nosso protagonista, veremos agora como personalizar seu arsenal ofensivo. Considerando que somos livres para distribuir os pontos adquiridos a cada novo nível em seus atributos, o primeiro passo é definir se o personagem será um usuário de ataques físicos ou mágicos.
Nessa perspectiva, o ideal é que ele seja focado exclusivamente em um ou outro tipo de dano, pois as melhores builds consistem em ter poucas habilidades ofensivas e diversas passivas que maximizem o potencial delas. Como conseguimos trocar de aliados durante os combates, o objetivo é ter um aliado preparado para cada situação e realizar as alterações conforme a necessidade surgir.
Embora as essências de Aogami não sejam muito boas para fornecer afinidades, elas são excelentes como fontes de skills. Muitas delas apresentam ataques de Onipotente, um elemento neutro capaz de causar dano em qualquer inimigo, além de trazerem diversas aptidões únicas que só podem ser usadas por Nahobino.
Para exemplificar, caso o jogador queira fazer um personagem de força, uma boa opção é utilizar Murakumo, um talento extremamente poderoso de Onipotência adquirido de Aogami Tipo-0, essência localizada em Taito, próximo à linha ley de Asakusa.
A partir dessa habilidade, é importante equipar passivas que melhorem o seu desempenho, como Pleroma de Onipotente (também de Aogami Tipo-0) para aumentar o dano e Júbilo Assassino (Fuu-ki, Eishet, Ananta, entre outros) para aumentar a taxa de acertos críticos. Vale destacar que também é viável utilizar golpes físicos com uma build de força, mas particularmente prefiro outros monstros para essa tarefa.
Em uma construção mágica, o ideal é focar em apenas um ou dois elementos e utilizar aptidões de apoio para aumentar o poder. Como exemplos básicos de magias poderosas, podemos mencionar Agibarion/Trisagionde (fogo), Bufubarion/Era do Gelo (Gelo), Ziobarion/Narukami (Eletricidade), Zanbarion/Vento Assassino (Potência), Hamabarion/Mahamabarion (Luz), Mudobarion/Mamudobarion (Escuridão) e Megidolaon/Flecha Divina (Onipotente).
Da mesma forma que a build de força, os espaços de habilidades devem ser preenchidos com Pleromas dos elementos correspondentes e com o sempre útil Júbilo Assassino. Outra dica valiosa é utilizar a técnica Salvaguarda (Valquíria, Pazuzu, Aogami Tipo-10, entre outros) se o principal talento for de dano em área, pois ela garantirá que turnos não sejam perdidos caso o personagem acerte um inimigo com imunidade ao elemento, o que tende a acontecer com frequência.
Em suma, independentemente do tipo de ataque escolhido, a lógica será sempre a mesma: escolher uma maestria poderosa e acrescentar passivas focadas em aumentar o potencial desse golpe. Embora mais espaços sejam desbloqueados com os Milagres, lembre-se que também precisamos gastar alguns slots com resistência e proteção.
E os monstros aliados?
Personalizar nossos parceiros de batalha segue a mesma ideia. Sendo assim, o primeiro passo é eliminar os pontos fracos com as aptidões de apoio. Como não podemos mudar suas afinidades, algumas criaturas precisarão de mais passivas para resolver todas as fraquezas e criar o maior número de resistências. Além disso, a Alma Persistente sempre será útil em qualquer aliado.
No campo ofensivo, muitos monstros possuem técnicas exclusivas extremamente poderosas, que devem ser o ponto de partida para a build. Como exemplo, utilizaremos Yoshitsune, que pode ser adquirido por fusões normais em meados do nível 40 e que, se bem personalizado, será extremamente útil até o final do jogo.
Yoshitsune possui a habilidade única Hassou Tobi, que desfere oito ataques físicos contra inimigos aleatórios. Esse talento possui a particularidade de sempre causar acertos críticos, o que elimina a necessidade do Júbilo Assassino. Apesar disso, o Pleroma de Físico será indispensável. Ademais, o Salvaguarda também se aplica aqui, já que o Hassou Tobi acerta múltiplos inimigos.
Outro exemplo que se torna disponível em um momento semelhante é a Cleópatra. Sua técnica exclusiva é a Otimismo, que aplica Charme em todos os inimigos ao mesmo tempo em que reduz o ataque e a defesa. Embora esse monstro possua bons pontos de magia, essa maestria é uma das mais eficazes para debuffs, o que naturalmente o torna uma das melhores escolhas para esse propósito.
Sendo assim, as demais capacidades de Cleópatra devem ser focadas em remover suas fraquezas, aumentar suas resistências e melhorar o desempenho do golpe principal. Como os efeitos de Otimismo duram três rodadas, uma habilidade de suporte, como a Doce Brilhante, que aumenta o ataque, a defesa e a evasão de todos os monstros aliados e que já faz parte do catálogo de talentos dessa besta, é muito bem-vinda e torna essa criatura ainda mais útil. Por fim, a Benção Reforçada (MuuShuwuu, Aogami Tipo-B, Láquesis, entre outros) fará com que os efeitos dessas duas habilidades durem mais turnos.
Inúmeras possibilidades
Como já mencionamos, todas essas sugestões são apenas alguns exemplos. Shin Megami Tensei V: Vengeance oferece inúmeros monstros com técnicas fascinantes que, somadas à mecânica de essências, nos permite construir diferentes equipes para encarar qualquer tipo de situação. O importante é que as aptidões únicas e as fraquezas sejam os primeiros aspectos a serem considerados em uma build, com as passivas vindo em seguida para resolver os pontos fracos e melhorar os pontos fortes.
E assim encerramos o nosso guia de personalização de demônios. Esperamos que ele lhe seja útil nessa incrível jornada!
Revisão: Davi Sousa