Pokémon Blast

Pokémon Diamond/Pearl/Platinum (DS): Como vencer quarta geração de Pokémon sem capturar nenhum monstrinho

Será que é possível superar os desafios de Sinnoh sem capturar nenhum Pokémon selvagem?

em 02/06/2024

Pokémon. Pocket Monsters. Capsule Monsters. Vários nomes simbolizam a franquia mais valiosa do mundo na atualidade. Em vários continentes e regiões espalhadas por esse universo, as criaturas conhecidas como Pokémon são utilizadas nas mais diferentes funções e, ao lado dos humanos, foram uma comunidade incrível.

Para poder carregar seus parceiros, as pessoas armazenam os monstrinhos em uma ferramenta que conhecemos como Pokéball, encapsulando-os (de forma confortável) e assim facilitando seu transporte. Cada treinador pode levar consigo até seis Pokémon.

O lema da franquia é a icônica frase “Temos que pegar!", e sempre que jogamos alguma versão da franquia, capturamos os Pokémon de que mais gostamos ou os mais fortes para poder finalizar a história principal.

Agora, e se não capturarmos nenhuma criatura, será que conseguimos vencer o jogo mesmo assim? É isso que veremos a seguir. Nossa aventura agora é na região de Sinnoh. Boa leitura!

Critérios

Antes de tudo, temos que estabelecer o conjunto de regras desse processo, a fim de que todos estejam na mesma página. São elas:
  • Pokémon considerados como Gift, ou seja, que o jogo te dá, são permitidos;
  • Pokémon adquiridos por meio de compras são permitidos;
  • Não é permitido capturar Pokémon em batalha;
  • Trocas são permitidas apenas para evoluir os Pokémon que recebemos;
  • Glitches não são permitidos, pois concedem uma vantagem injusta para o jogador;
  • O uso de HMs será feito exclusivamente pelos Pokémon recebidos, ou seja, não será permitido capturar um Pokémon para utilizá-los.

Pokémon Diamond/Pearl

Por conta da diferença entre os Pokémon que podemos receber de presente nos jogos base da quarta geração, teremos duas equipes, uma para as versões Diamond/Pearl e outra para a versão Platinum.

É importante ressaltar que, em virtude dessa diferença, as versões Diamond/Pearl terão uma equipe muito fraca contra os tipo FIGHT e GROUND e, portanto, teremos que utilizar todos os recursos que o jogo oferece para superar os desafios.

Começo do jogo: primeira e segunda insígnias

Twinleaf é a primeira cidade do jogo e aloca a casa do protagonista. Diferentemente do que vimos nas três gerações passadas, nosso Pokémon inicial não é escolhido aqui, e sim no Lake Verity após o ataque de dois Starly.

Nossa escolha deverá ser Piplup, pois o uso das técnicas Surf e Waterfall são obrigatórias para atravessarmos a caverna Victory Road, e nenhum outro monstrinho que se encaixa nos critérios supracitados pode utilizar esses movimentos.

Nos instantes iniciais da aventura, teremos apenas Piplup para batalhar, então, não se assuste de chegar como Prinplup para desafiar Roark, primeiro líder de ginásio e especialista no tipo ROCK.

Em seguida, partimos para a cidade de Eterna, local do segundo ginásio, do tipo GRASS. Embora Prinplup seja do tipo WATER e com total desvantagem, graças a um recurso importante, o Mining Kit, podemos escavar fósseis no The Underground e obter um segundo monstrinho.

Para revivê-los, teremos que voltar até a cidade de Oreburgh e falar com o NPC no museu, que fica ao norte da cidade. Cranidos está disponível na versão DIAMOND enquanto Shieldon está disponível na versão PEARL.


Note que Cranidos aumenta a fraqueza para tipo GRASS por ser do tipo ROCK puro. Shieldon, por outro lado, é dos tipos ROCK/STEEL, além de ser bem mais defensivo e capaz de suportar os ataques lançados pela Roserade da Gardenia.

Meio de jogo: terceira à quinta insígnia

A história nos levará até a cidade de Hearthome, cidade que fica bem no meio da região de Sinnoh, e é aqui que obtemos nosso terceiro integrante: Happiny. Ainda que tenha um papel totalmente defensivo, a linha evolutiva de Happiny contribui e muito contra diversos adversários importantes.

Como ainda não podemos desafiar Fantina, teremos que seguir para a cidade de Solaceon. Antes de sairmos de Hearthome, nosso rival irá nos desafiar. A batalha não deve ser difícil, ainda mais com dois Pokémon acima dos níveis esperados para a luta.

Nossa terceira batalha de ginásio será na cidade de Veilstone. Como Maylene é especialista no tipo FIGHT, a dica é alcançar o Lv.36 com Prinplup nesta batalha, pois a forma intermediária do inicial ainda é do tipo WATER puro.


Desça até a cidade de Pastoria, palco do quarto ginásio. Crasher Wake, o líder local, é especialista no tipo WATER, porém, com a técnica Grass Knot obtida por vencermos Gardenia, Empoleon terá poucos problemas aqui.

Ainda em Pastoria, em uma casa no extremo oeste da cidade, um NPC nos presenteia diariamente com uma Berry redutora de dano. Salve antes de iniciar a conversa para resetar o jogo até obter a Shuca Berry, que reduz em 50% o primeiro golpe recebido do tipo GROUND.

No dia seguinte, repita esse processo e obtenha a Chople Berry, que reduz o primeiro dano recebido de golpes do tipo FIGHT em 50%. Em breve, explicaremos o porquê da escolha dessas berries específicas.

Saindo a oeste da cidade de Pastoria, vá até a Pokémon Mansion para obter o item Soothe Bell, necessário para evoluir Chansey em Blissey, e também nosso próximo e último integrante. Em posse de quatro insígnias, podemos finalmente desafiar Fantina, quinto líder de ginásio e especialista no tipo GHOST.

Após cinco insígnias, é bem provável que os três integrantes da equipe já estejam em sua forma final. Vale a pena ressaltar que tanto Bastiodon como Blissey não são exemplos de monstrinhos ofensivos, logo, Empoleon é nossa principal fonte de dano nesse ponto.

Final do jogo: últimas três insígnias e Elite Four

O curso natural da história nos leva até a cidade de Canalave. Aqui, enfrentaremos mais uma vez nosso rival, agora com uma equipe mais forte e que pode ameaçar nossos comandados. A dica é equipar Chople Berry em Empoleon para garantir a ativação da habilidade Torrent e potencializar o dano de Surf.

Antes de enfrentarmos o líder, faremos uma parada na Iron Island para obter nosso último membro: Riolu. Para tal, devemos ajudar Riley a atravessar a caverna, que irá nos presentear com um ovo. Aproveite as batalhas em dupla obrigatórias e recuperação total ao final dos embates enquanto estiver com ele para treinar a equipe.

Assim que estiver com Lucario na equipe, desafie Byron, especialista no tipo STEEL. Por conta dos tipos secundários de seus Pokémon, nosso Empoleon será capaz de vencê-los com seu STAB WATER e Lucario com STAB FIGHT. Ao derrotarmos, receberemos Flash Cannon, que será ensinado a Lucario.


A sétima insígnia é obtida na cidade de Snowpoint, e três de nossos Pokémon são amplamente fortes contra Candice, líder local e especialista no tipo ICE. No entanto, é necessário tomar cuidado com Medicham. Caso esteja receoso, repita o processo no NPC de Pastoria e obtenha a Chople Berry.

Nosso último desafio de ginásio é Volkner, líder especialista no tipo ELECTRIC e residente da cidade Sunyshore. Use e abuse de Lucario e Bastiodon na luta para obter a oitava insígnia.

Chegando à Elite Four, o ideal é que Empoleon e Lucario estejam acima do Lv.60, enquanto que Bastiodon e Blissey em torno do Lv.50 para apoio. Aproveite a grana restante para comprar vários Full Restore, Hyper Potion, Revive e Full Heal. Os membros da Elite são:

  • Aaron, especialista no tipo BUG;
  • Bertha, especialista no tipo GROUND;
  • Lucian, especialista no tipo PSYCHIC.

Assim que vencermos todos eles, a batalha mais difícil está por vir: a campeã Cynthia. Em sua equipe, dois Pokémon podem acabar com nosso dia, sendo Lucario e Garchomp. Para minimizar os danos, basta equipar Shuca Berry em Empoleon e Chople Berry em Lucario.

Como Empoleon terá Shuca Berry, poderá sobreviver ao terremoto do tubarão-martelo e revidar com Ice Beam ou Avalanche, sendo o segundo um presente por vencermos Candice. Já Lucario usa a Chople Berry para sobreviver ao golpe Aura Sphere de seu sósia e revidar com Close Combat, garantindo o nocaute.

Pokémon Platinum

Começo do jogo: primeira e segunda insígnias

Graças ao upgrade na Pokédex da versão definitiva da quarta geração, poderemos começar com Chimchar, o melhor inicial para a região de Sinnoh. No entanto, Piplup ainda segue como escolha válida, já que teremos novas opções para compor a equipe.

O começo do jogo é bem unilateral, com Monferno recebendo toda a experiência. Quando chegarmos à cidade de Eterna, não se assuste caso esteja cinco ou seis níveis acima. Por falar nessa cidade, aqui receberemos o segundo membro do time. Togepi. 

A dica é salvar assim que sair do prédio do Team Galactic para chocar o ovo novamente caso o Pokémon bola de espinhos não nasça com a habilidade Serene Grace. Assim que possível, treine um pouco Togepi e sem deixá-lo desmaiar para manter sua felicidade alta e evoluir para Togetic o quanto antes.

Quando combinados, Monferno e Togetic são capazes de superar todos os desafios até a sexta insígnia basicamente sozinhos — e com poucos recursos gastos. Outro ponto importante é que Togekiss pode aprender Fly, assim, poderemos viajar rapidamente entre as cidades sem ter que ir a pé como nas versões base.

Meio de jogo: terceira à quinta insígnia

Assim que chegamos a Hearthome, temos acesso ao terceiro Pokémon do time: Eevee. Desse modo, poderemos evoluí-lo em Vaporeon e utilizar as técnicas Surf e Waterfall para atravessar as rotas aquáticas.

Vaporeon também contribui com golpes do tipo ICE, ou seja, temos uma ferramenta poderosa contra Garchomp. Sua presença é imprescindível na Elite Four, já que Flint teve sua equipe toda remodelada, possuindo cinco Pokémon do tipo FIRE, e Bertha segue ameaçadora com o tipo GROUND.

Diferentemente das versões Diamond/Pearl, Fantina pode ser desafiada logo de cara, sem precisarmos passar por Veilstone e Pastoria. Ademais, Maylene e Crasher Wake possuem basicamente os mesmos Pokémon e não serão problema para nosso novo time.


Caso você tenha um amigo ou dois Nintendo DS e duas cópias das versões da quarta geração, é possível termos Porygon2 e Porygon-Z, já que os itens para evoluir Porygon estão disponíveis antes da Elite Four.

O Pokémon Virtual pode ser obtido na cidade de Veilstone e será muito útil graças à versatilidade do tipo NORMAL, além de ser capaz de aprender diversas técnicas como Thunderbolt, Ice Beam, Shadow Ball e o famoso Tri Attack, poderoso STAB e aumentado ainda mais pela habilidade Adaptability.

 
Final do jogo: últimas três insígnias e Elite Four

Novamente teremos Lucario na equipe, e, mesmo compartilhando o tipo FIGHT de Infernape, o chacal místico irá se aproveitar de sua alta base de Special Attack e da técnica Aura Sphere.

Agora com a equipe completa, podemos vencer Byron, Candice e Volkner sem grandes problemas. É importante mencionar que não só o tipo FIRE é muito forte em Sinnoh, mas também o tipo FIGHT. Aliás, a cobertura neutra e superefetiva da equipe é muito boa e faz inveja em equipes elaboradas.

Contra a Elite Four, o esquema é o mesmo: use e abuse das vantagens de cada Pokémon do time para vencer. O fato de termos Togekiss no time é impagável, já que o combo ParaFlinch pode ser usado para vencer partidas. Essa estratégia consiste em paralisar o alvo e, em seguida, usar Air Slash sem parar.

Para que o Pokémon beijo alegre possa aprender essa técnica, vá até a cidade de Pastoria com o item Heart Scale e ensine o golpe por meio do tutor. Quanto ao efeito de paralisia, Porygon pode aprender Discharge, que, além de causar dano, possui 30% de chance de causar a condição negativa.

Veredito

Sim, é possível vencer a região de Sinnoh sem capturar nenhum monstrinho. Evidentemente, as versões Diamond/Pearl possuem um nível de dificuldade elevado por conta das fraquezas exacerbadas aos tipos FIGHT GROUND. Já em Platinum, a coisa muda de figura justamente pela variedade da equipe.

De todas as versões até o momento, Sinnoh é uma das que menos tem opções de presente durante a jornada. Nas versões base há somente quatro, empatando com Ruby/Sapphire/Emerald. A título de comparação, temos 10 Pokémon de presente na versão Yellow.

E então, o que achou do desafio? Será que, de alguma forma, a Game Freak coloca esses Pokémon de presente para garantir que o jogador tenha recursos durante a campanha? Acha que Blissey ou Togekiss deveriam ser, de fato, considerados nas equipes? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.