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Análise: NecroBouncer (Switch) — O simples também é ótimo

Vista seu uniforme e expulse todos os indesejados dessa balada macabra.


Lançado em 24 de maio deste ano para Switch, NecroBouncer, da desenvolvedora indie eslovena Alchemy Sheep, entrega um roguelite dungeon crawler em pixel art bastante desafiador e divertido. Com uma temática bizarra, o jogo nos coloca no papel de um necromante segurança de uma casa noturna, enfrentando chefes inusitados e desafios diversos, de forma direta ao ponto.

Um necromante depois do porre


O jogo começa com o despertar do nosso personagem, acordando após uma noitada, sem memória e com uma enorme enxaqueca ,— ou seja, com uma ressaca daquelas. Sem ideia de onde está, o que aconteceu e como foi parar ali, ele sai em busca de respostas, mas se depara com o barman do clube, que imediatamente o convida para ser o novo segurança do local. Sua função é se livrar de convidados indesejados e encrenqueiros. Obviamente, não há escolha a não ser ir ao armário, colocar um uniforme e partir para a briga.

NecroBouncer não tenta criar grandes narrativas ou motivos mirabolantes para ambientar a jornada que nos propõe. Pelo contrário:, ele foca no básico, exatamente naquilo que o gênero roguelite tem de mais natural.

Avance, morra,aprimore, avance, morra, repita...


Após a breve introdução que nos ambienta na aventura, NecroBouncer vai direto ao ponto. Somos colocados para enfrentar diversos inimigos em pequenas salas. Ao concluir o objetivo, seguimos para a próxima, até que morramos e voltemos ao nosso armário para trocar de uniforme, fazer upgrades (quando disponíveis) e recomeçar ou voltar à tela inicial do jogo. Simples assim.

O reinício da exploração das dungeons pode ser tão direto que, ao morrer, temos a opção de iniciar novamente imediatamente, tornando o jogo mais dinâmico para quem gosta de ação direta, sem enrolação. As poucas pausas apresentadas ocorrem apenas entre as salas, quando há a possibilidade de realizar upgrades ao subir de nível, ou ao encontrar relíquias que funcionam como aprimoramentos durante aquela rodada específica.

O game também conta com um sistema de modificadores, disponível desde nossa segunda run, com opções sendo desbloqueadas aos poucos. Esse sistema, semelhante ao de jogos como Hades, permite facilitar ou dificultar a jogabilidade, ajustando a quantidade de pontos e recompensas obtidas.

Poucas salas, muitos desafios


Um fator que logo notamos é que as salas onde a ação ocorre são pequenas e, em geral, repetem-se bastante, seguindo o padrão da área do boss. Com exceção das salas de caça ao tesouro, que têm formas diferentes, tudo ocorre em pequenas salas quadradas,frequentemente com armadilhas ocultas pelos móveis. Contudo, conforme avançamos, novos tipos de salas são desbloqueados, diferenciando NecroBouncer de muitos roguelites focados apenas em combate.

Além das salas de combate tradicional, temos salas com objetivos específicos que devemos superar para prosseguir, como desafios em estilo puzzle, destruição de cristais, derrotar um determinado número de adversários, defender uma área e superar obstáculos, geralmente enquanto eliminamos inimigos. No mapa de avanço da jornada, as salas são marcadas por símbolos que indicam o tipo de desafio, permitindo que o jogador escolha o caminho que melhor satisfaz seus objetivos.

Colecionáveis úteis, desbloqueáveis e fator replay


Conhecidos como relíquias, os colecionáveis são abundantes em NecroBouncer. Esses itens são desbloqueados ao final de cada jornada e passam a ficar disponíveis como upgrades permanentes que podem ser comprados, upgrades de nível e colecionáveis usados durante a rodada ou na próxima sala. São muitas possibilidades de uso, pois há realmente muitos desbloqueáveis. Será raro jogar uma partida sem liberar algo novo.

Além das relíquias, ao final de cada região, ao derrotar o chefe, liberamos um novo uniforme para nosso personagem. Cada uniforme tem habilidades diferentes: o inicial permite evocar mortos para ajudar nos combates, enquanto os demais conferem poderes como capacidades elétricas ou outras habilidades. Cada uniforme libera novas possibilidades de encontrar relíquias e aprimoramentos de nível durante as salas.

Os uniformes também têm um sistema de recompensas que servem como missões a cumprir durante as partidas usando aquela roupa. Ao alcançar esses objetivos, recebemos estrelas que compram habilidades permanentes, adicionando ainda mais ao fator de repetição do jogo.

Um ótimo roguelite para começar


Em geral, NecroBouncer é um roguelite básico e não tenta ser nada além disso. Ele não comete o erro de tentar forçar mecânicas ou situações além daquilo que é, e isso mostra que, muitas vezes, o básico é suficiente. Com mecânicas simples, o título da Alchemy Sheep é fácil de aprender e uma ótima opção para quem gostaria de experimentar esse estilo de jogo pela primeira vez.

Prós

  • A enorme quantidade de relíquias e desbloqueáveis gera muitas combinações para jogar, rejogar e continuar testando possibilidades;
  • Estilo gráfico competente e trilha sonora empolgante!;
  • Um dos roguelites mais fáceis de aprender e manejar.

Contras

  • O jogo tem alguns bugs, como objetos invisíveis que às vezes atrapalham a jogabilidade;
  • Diversos exploits permitem burlar desafios e terminá-los sem realmente completá-los.
NecroBouncer — PC/Switch/MacOS — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch 


Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ravenage Games

Fernando Paixão Rosa, normalmente referenciado por Lorde é Bacharel em Letras, redator na web há mais de dez anos e escritor com alguns livros publicados. Escutando música 24h/dia, é fã de cultura pop em suas muitas manifestações e mais fã ainda das IP's da Nintendo. Ocasionalmente faz lives na twitch: @lordeverso
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