Recentemente, testemunhamos o lançamento do maravilhoso remake de Paper Mario: The Thousand-Year Door e, anteriormente, um excelente remaster de Metroid Prime para o Nintendo Switch. Isso nos faz perceber que o GameCube está em alta nos planos da empresa, o que nos faz sonhar com ainda mais possibilidades em relação ao console e sua vasta biblioteca de jogos incríveis. Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns jogos clássicos de GameCube que merecem voltar aos consoles Nintendo!
F-Zero GX
Sem dúvida, F-Zero GX é um dos melhores jogos de corrida de alta velocidade e um dos melhores títulos do GameCube. Um remake desse jogo seria perfeito para devolver o destaque que a franquia merece. Um lançamento que incluísse o conteúdo completo das versões GX e AX (arcade), com a adição de mais pistas, pilotos, músicas e visuais reformulados, seria um presente fantástico para os fãs da série.
Com o lançamento de F-Zero 99, que quebrou o hiato da franquia, embora não seja exatamente o que os fãs esperavam, podemos questionar a afirmação da Nintendo sobre a falta de boas ideias para um novo jogo de F-Zero. Um remake do jogo de GameCube, feito em parceria com a Sega, seria uma excelente maneira de testar o interesse dos fãs na franquia e colocá-la novamente sob os holofotes.
Fire Emblem: Path of Radiance
Ao contrário do Nintendo 64, que teve poucos RPGs em seu catálogo, o GameCube contou com uma boa quantidade de títulos de qualidade nesse gênero. Entre os melhores está Fire Emblem: Path of Radiance, que marcou o retorno da franquia aos consoles e é um dos jogos mais bem avaliados do GameCube.
Path of Radiance foi o primeiro título da série Fire Emblem para consoles a chegar ao Ocidente, ajudando a popularizar ainda mais a franquia ao redor do mundo. Além disso, foi o primeiro Fire Emblem em 3D. Com uma direção artística magnífica, artes impressionantes e uma complexa fusão entre o mundo em 3D e as artes em 2D dos personagens, é considerado um dos jogos mais belos do gênero para a sua época.
O enredo de Path of Radiance é rico e difere da tradição da série, que geralmente coloca o jogador no papel de personagens de casas nobres. Aqui, somos o mercenário Ike, envolvido na disputa entre duas nações. A jogabilidade consagra o estilo RPG tático que a série possui na maioria de seus jogos até então. É certamente um dos jogos mais lembrados do GameCube e se beneficiaria muito de um remake, modernizando os visuais enquanto mantém a essência artística, como vimos no recente Paper Mario: The Thousand-Year Door. Seria uma ótima oportunidade para reapresentar um dos melhores Fire Emblem e consolidar a presença da marca na atual e na próxima geração de consoles Nintendo.
Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader
Se Rogue Squadron original para Nintendo 64 já foi revolucionário na época, Rogue Squadron II: Rogue Leader foi ainda mais impressionante quando lançado, melhorando tudo de forma incrível. Em especial, os combates usando os veículos espaciais e as naves de combate são de tirar o fôlego e inspiraram vários outros simuladores de combate espacial até os dias de hoje. Rogue Leader é um dos melhores jogos da série Star Wars, e trazer de volta uma experiência de combates espaciais que não seja focada estritamente em multiplayer pode ser um grande atrativo para reviver esse game.
Rogue Leader apresentava vários elementos muito à frente de seu tempo. Além da jogabilidade, os efeitos visuais, especialmente de luz e sombra refletindo nas espaçonaves, foram uma revolução. Embora muitos desses efeitos tenham se tornado comuns, na época eram raramente vistos. Um remake que ampliasse as qualidades de Rogue Squadron II: Rogue Leader, trazendo visuais e gameplay ainda mais modernos, seria uma excelente ideia.
Eternal Darkness: Sanity’s Requiem
O terror psicológico nos games teve seu ápice na quarta e quinta geração de consoles, com títulos como Clock Tower, Alone in the Dark, Resident Evil e Silent Hill. Na geração seguinte, o gênero já estava consolidado e era uma das grandes frentes nos consoles, e o GameCube não ficou de fora.
Eternal Darkness: Sanity’s Requiem é um survival horror exclusivo do GameCube, com uma narrativa muito complexa e bem escrita, que lida com personagens em diferentes eras e tramas de conspiração instigantes. Seu estilo é quase único dentro do gênero, misturando elementos de clássicos como Alone in the Dark e Resident Evil, mas caminhando com suas próprias pernas e abraçando ideias do horror cósmico de uma maneira inédita para sua época.
Infelizmente, Eternal Darkness: Sanity’s Requiem ficou preso no passado, sem nenhuma continuação ou remaster, o que é uma pena. Apesar de não ser tão conhecido e não seguir o estilo tradicional do survival horror, o jogo foi capaz de proporcionar uma experiência única, marcante para aqueles que se deixaram envolver por ele. Um remake que atualizasse os visuais e modernizasse a jogabilidade seria suficiente para reviver esse jogo e, quem sabe, transformá-lo em uma franquia. Se o original já era, ou talvez ainda seja, um dos jogos mais aterrorizantes, uma nova versão poderia trazer esse clima de volta.
Super Mario Sunshine
Apesar de ter sido lançado para o Nintendo Switch dentro do jogo Super Mario 3D All-Stars, essa era uma versão quase idêntica à original, e Super Mario Sunshine merece mais. Sabemos que Super Mario Sunshine sofreu com um desenvolvimento apressado para ser lançado o quanto antes, o que claramente afetou a qualidade do game. Sunshine tem um imenso potencial, muito maior do que vemos na versão original, que acabou sendo menos polido e impactante do que os jogos 3D da série geralmente são.
Um remake de Super Mario Sunshine poderia finalmente externalizar todo o potencial e a qualidade de um grande jogo 3D de Super Mario, tirando-o da sombra de Super Mario 64 e Galaxy. Melhorias na movimentação, nos aspectos de plataforma e na câmera já fariam bastante diferença, especialmente para os apreciadores de Super Mario, eliminando o gosto amargo deixado pela versão original de Sunshine.
Viewtful Joe 1 e 2
Na sexta geração de consoles, o gênero beat 'em up estava em decadência. O público parecia cada vez menos interessado nesse gênero, outrora tão proeminente, que preenchia consoles e arcades. Talvez o motivo de sua derrocada fosse o excesso de jogos, que quase sempre eram muito parecidos, mudando apenas os sprites. A quantidade de games e a falta de criatividade minaram o gênero. No entanto, alguns jogos escaparam desse problema, como a série Viewtiful Joe.
Lançada inicialmente como um dos jogos exclusivos da Capcom para o GameCube, a série Viewtiful Joe é um dos beat 'em ups mais originais no mercado até hoje. Ela usa o conceito de efeitos visuais (VFX) do mundo audiovisual para criar seu intrincado sistema de combate, com combos e movimentos especiais que conferem um caráter único ao jogo. Além disso, há o humor rico e as diversas brincadeiras com estereótipos de super-heróis, principalmente japoneses. Infelizmente, Viewtiful Joe acabou ficando para trás, mas trazer de volta um jogo tão único e marcante no gênero seria uma excelente escolha.
Beyond Good & Evil
Beyond Good & Evil, um aclamado jogo de ação e aventura, foi marcante na sua geração tanto pela jogabilidade quanto pela narrativa. É um jogo de investigação, cheio de ação e puzzles, ambientado em um cenário que flerta fortemente com intriga política e apresenta uma construção de mundo repleta de potencial. Infelizmente, apesar de o potencial de BG&E ser reconhecido por jogadores e desenvolvedores, sua continuação caiu no limbo do desenvolvimento desde seu primeiro anúncio em 2008, e permanece lá até hoje.
Em 2011, BG&E recebeu uma versão HD, mas esta não foi lançada em nenhuma plataforma da Nintendo. Uma versão remasterizada, de nome Beyond Good & Evil 20th Anniversary Edition chegou a ser donfirmada pela Ubisoft com data para o início de 2024, no entanto mais nenhuma informação surgiu até o momento. Então, enquanto aguardamos a continuação, a versão remasterizada ou mesmo um remake para o Nintendo Switch ou um próximo console seria um ótimo consolo para nossos corações.
Killer 7
Assim como Resident Evil 4 e Viewtiful Joe, Killer7 foi inicialmente exclusivo para o GameCube, mas a Capcom logo o portou para o PlayStation 2. Killer7 é um jogo de difícil descrição quanto ao seu gênero, sendo uma mescla de características de vários estilos, de ação a RPG.
Killer7 possui uma jogabilidade bem fora do padrão e é um jogo cheio de violência, muita ação e diversos puzzles, revestido com um visual cel-shading único. A narrativa noir gira em torno do grupo que dá título ao jogo, envolvendo uma atmosfera de conspiração governamental. Hoje, o jogo se tornou um clássico cult, com uma base de fãs muito forte. Foi, sem dúvida, um dos jogos mais violentos presentes em plataformas Nintendo, e sua narrativa e jogabilidade únicas merecem retornar.
Star Fox Adventures
Star Fox é uma franquia amada e, ao mesmo tempo, uma das que mais sofrem, seja por inconsistência na fórmula e nos lançamentos, seja pela insistência da Nintendo em usá-la como um laboratório para testar novas formas de jogabilidade, muitas vezes com resultados desastrosos. No GameCube, tivemos dois jogos da série, sendo essa a primeira e única vez que vimos dois títulos de Star Fox no mesmo console, desconsiderando Star Fox 2, lançado no Nintendo Switch Online.
Ambos os jogos trouxeram novas propostas para a franquia. Star Fox Adventures colocou Fox em um mundo de ação e aventura em terceira pessoa. No entanto, ambos acabaram sofrendo de diversos problemas. Adventures era um jogo de ação competente, mas não tinha nada de especial a oferecer, com uma jogabilidade bem básica e sem graça, especialmente quando comparado à franquia Zelda. Adventures se beneficiaria se fossem adicionadas e aprimorar as mecânicas de combate de jogos mais modernos.
Star Fox Assault
Star Fox Assault tentou pegar a fórmula consagrada da franquia e introduzir novas características. Assault sofreu principalmente por tirar Fox dos veículos e colocá-lo em muitas missões a pé, com armas em mãos, o que resultou em uma jogabilidade duvidosa, afastando o personagem de onde ele mais brilha na série: dentro de sua Arwing.
Tanto Assault merecia uma reformulação em sua jogabilidade, principalmente nas missões fora do veículos (que são muitas), para dar mais fluidez, naturalidade e velocidade a Assault, seria muito bem-vinda também a adição de mais missões com veículos, que é o que os fãs mais gostam em Star Fox.
Há muito mais jogos
É claro que abordamos apenas uma pequena parcela de alguns dos muitos jogos incríveis para Nintendo Gamecube que merecem retornar, seja apenas com um visual melhor ou como um remake completo. Desconsiderei alguns jogos óbvios e já muito esperados, como os Zeldas e Metroid Prime 2 e 3, para dar espaço para mais jogos na lista!
Revisor: Cristiane Amarante