Paper Mario: The Thousand-Year Door (Switch) — Dicas para iniciantes

O RPG traz um vasto mundo para explorar e estas dicas podem ser importantes para o início da jornada.

em 27/05/2024
20 anos após seu lançamento no GameCube, Paper Mario: The Thousand-Year Door está agora disponível para o Switch. Se você, assim como eu, está aproveitando a experiência agora, seguem algumas dicas simples do que fazer ainda no início da jornada.

Timing é essencial

Os RPGs do Mario usam timing dentro de seu sistema de turnos. Até mesmo os ataques mais básicos de pulo e martelada terão os seus efeitos melhorados se o jogador apertar o botão no momento certo. Golpes diferentes usam botões e timings diferentes.
 
Da mesma forma, temos duas formas de defesa (Guard e Superguard) que dependem de timing. Quando o inimigo estiver prestes a bater no jogador, apertar o botão A reduzirá o dano tomado, enquanto o B permite realizar um counter, mas só funciona com um timing muito mais preciso.
 
Dominar os timings de ataques e defesas é essencial para aproveitar o combate de Paper Mario: The Thousand-Year Door, então é recomendável que o jogador se esforce para aprender a mecânica. A prática no início do jogo pode fazer a diferença para as batalhas mais complicadas.

Firulas para a plateia

Um detalhe curioso de The Thousand-Year Door é que as batalhas são acompanhadas por uma plateia. Quanto melhor é a nossa performance em combates consecutivos, mais a audiência cresce, obedecendo a um limite pré-estabelecido de acordo com o seu nível.
 
Se quisermos aproveitar esse sistema, devemos ir além do timing básico dos ataques. Nossos personagens podem apelar para a plateia usando o comando Appeal ou através de movimentos estilosos. A ideia é que existem certos pontos das animações em que podemos apertar A para que os personagens façam firulas que agradam à audiência. Embora isso não aumente o dano diretamente, melhoramos a nossa relação com o público.
 
Fazer firulas leva a plateia a torcer por nossos personagens, enviando energia para restaurar nosso Star Power. Com SP, podemos usar técnicas especiais que são liberadas conforme encontramos os Star Crystals ao avançarmos na história. A primeira habilidade, Sweet Treat, é uma ótima forma de recuperar HP (vida dos personagens) e FP (energia usada por vários golpes especiais).
 
Além disso, existe um sistema de bingo: cada comando em que temos sucesso no timing leva ao ganho de um símbolo (cogumelo, flor, estrela, Shine Sprite ou cogumelo envenenado). Se dois símbolos consecutivos forem iguais, a próxima execução de um golpe levará a uma roleta na qual devemos apertar A. Se conseguirmos três iguais, recuperamos energia de HP (cogumelo), FP (flor), SP (estrela) ou todos (Shine), mas podemos perder pontos de todos esses indicadores com cogumelos envenenados.

Timing Tutor

Por padrão, não conseguimos ver o timing dos golpes estilosos, sendo necessário que o jogador tenha uma intuição do ponto certo da animação. Porém, uma badge chamada Timing Tutor nos permite ver o momento exato de apertar o botão.
 
Ela pode ser comprada por 180 moedas com um vendedor chamado Charlieton, que aparece na praça central de Rogueport após concluirmos o primeiro capítulo da história. O inventário dele não é fixo, então se o item não estiver à venda, o jogador pode forçar uma mudança na listagem ao se afastar da área da praça por duas telas consecutivas e depois voltar.

Cuidado com os arruaceiros na audiência e com os cenários

Outro elemento importante da plateia é que ocasionalmente aparecem indivíduos carregando itens para atirar no palco. Eles podem trazer itens úteis, mas também podem atirar objetos como pedras e latas em Mario, causando um pouco de dano.
 
Cabe ao jogador expulsar esses arruaceiros antes que possam atrapalhar o combate. Sempre que alguém entra com um item em mãos, temos um indicador para apertar X e mandar esse indivíduo embora. Precisamos avaliar se o item é um risco ou algo útil, pois podemos também expulsar um fã que poderia nos ajudar.
 
Também precisamos prestar atenção nos cenários. Em algumas batalhas, os elementos do palco podem cair na nossa equipe ou nos inimigos. Mesmo que o dano possa ser pequeno, a falta de atenção pode ser fatal.

Goombella e o Tattle

A nossa primeira aliada, Goombella, possui uma habilidade bem útil chamada Tattle. Com ela, podemos gastar um turno para descobrir a fraqueza de um inimigo e outros detalhes úteis como HP e defesa. Com essas informações, podemos nos preparar melhor para o combate e já teremos os detalhes liberados quando encontrarmos a mesma criatura novamente.
 
Ela também consegue nos informar sobre objetos próximos no mapa se apertarmos X. Com isso, podemos ter dicas úteis do que fazer e até de pontos para voltar no futuro quando tivermos upgrades. Por exemplo, já na primeira dungeon, ela nos avisa que o martelo básico não é suficiente para quebrar um bloco enorme, mas poderemos fazer isso no futuro com um equipamento mais poderoso.

Saia batendo em tudo

Como é de se esperar, temos vários objetos escondidos no jogo. Investigar todos os cantos das áreas é uma ótima forma de encontrar itens, já que eles podem estar escondidos em árvores e arbustos. 
 
O martelo é uma ótima forma de encontrar detalhes ocultos, mostrando até mesmo se estamos pisando em chãos falsos que poderemos remover futuramente. Porém, tenha em mente que nem sempre teremos os parceiros e habilidades certas no momento em que exploramos uma área, valendo a pena voltar depois.

Porém, tome cuidado com os inimigos

Podemos começar o combate encostando ou batendo nos inimigos. Ao atingir o inimigo com um pulo ou uma martelada, o nosso golpe será executado em combate antes dos turnos começarem. Isso pode parecer ótimo a princípio, mas é fundamental ter em mente que certas criaturas podem ser invulneráveis ou até causar dano ao jogador por serem atingidas.
 
Um bom exemplo disso são os inimigos que possuem espinhos, já que, ao pularmos neles, Mario toma dano. Apesar disso, nem sempre a questão é simples, pois existem também inimigos como os Bristles, que devem ser atingidos com a ajuda de itens. É nesses casos que o Tattle brilha por nos permitir conhecer os tipos de criaturas e a melhor forma de encará-las.

Aprenda a abusar da ordem dos ataques

Uma tática importante do combate é a possibilidade de trocar a ordem entre Mario e seu único parceiro. Inicialmente, só podemos atingir o inimigo da frente com um martelo, então podemos, por exemplo, usar um parceiro para eliminar quem está na vanguarda primeiro e depois acertar quem está atrás.
 
Goombella pode atacar com pulo e mirar em qualquer oponente, mas Koops pode atingir todos os inimigos que estiverem no chão com um golpe que consome FP. Com Mario, podemos derrubar criaturas voadoras para que o golpe de Koops se torne mais útil.

Treine com o Mestre

Um NPC importante que podemos encontrar nas cidades é o Battle Master. Ele explica vários detalhes sobre o combate, incluindo elementos mais avançados, e permite treinar o timing das ações em batalhas de treinamento. Ele aparece bem próximo ao início do jogo, e vale muito a pena gastar um tempo se familiarizando com o que ele ensina antes de prosseguir com a campanha.

Equipe várias badges

Ao longo do jogo, é possível encontrar e comprar vários equipamentos chamados de badges. Eles liberam habilidades especiais e podem afetar significativamente a experiência, sendo possível escolher a nossa combinação preferida, contanto que ela não ultrapasse o nosso valor máximo de BP.

Escolhendo como evoluir

Ao derrotar inimigos, ganhamos experiência na forma de Star Points, aumentando de nível quando esse valor acumula em 100. O momento do “Level Up” implica em escolher entre aumentar HP, FP ou BP.
 
Idealmente, é aconselhável que o jogador foque mais em FP e BP para aumentar as suas possibilidades em combate. Porém, especialmente para quem tiver mais dificuldade com os timings dos golpes e da defesa, o HP tornará a experiência mais confortável, reduzindo o peso das falhas.

A prática leva à perfeição

No fim das contas, estas são dicas simples de início de jogo que serão úteis de se ter em mente para poder avançar em Paper Mario: The Thousand-Year Door. O aprendizado advindo da experiência é fundamental, mas espero que estas recomendações sejam um bom ponto de partida para jogadores que ainda estão começando a mergulhar nesta clássica jornada.
 
Revisão: Davi Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).