Nintendo anuncia aquisição do estúdio norte-americano Shiver Entertainment

Desenvolvedora era uma subsidiária da Embracer Group.

em 20/05/2024
Logotipos da Nintendo e da Shiver Entertainment

A Nintendo anunciou, nesta segunda-feira (20), que pretende adquirir 100% das ações do estúdio norte-americano Shiver Entertainment. Essa ação faz com que a desenvolvedora se torne uma nova subsidiária da gigante japonesa.


A aquisição é fruto de um acordo entre a Big N e a Embracer Group, antiga dona do estúdio. Detalhes sobre o montante gasto nessa transação não foram revelados, mas o documento publicado pela Nintendo mostra que a Shiver Entertainment possui capital social de US$ 10 por ação em maio deste ano.

A Shiver Entertainment foi fundada em dezembro de 2012 e se localiza na cidade de Miami, nos Estados Unidos. Em 2021, ela foi adquirida pela Embracer Group. Como parte do conglomerado, o estúdio trabalhava como subsidiária da Saber Interactive, desenvolvedora que foi vendida parcialmente pela Embracer em março deste ano.

De acordo com a Nintendo, "a Shiver fez parceria com publicadoras e desenvolvedores por meio de comissões para desenvolvimento de títulos em grande escala, e recentemente trabalhou no port e desenvolvimento de títulos de software como Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1 [para o Nintendo Switch]".

Com a aquisição, a empresa afirma que busca integrar recursos da Shiver para desenvolver e portar softwares. A Big N também afirma que a nova subsidiária manterá seu foco original de arranjar trabalhos de desenvolvimento e ports para "múltiplas plataformas, incluindo o Nintendo Switch".

A Nintendo também diz que a aquisição não causará impactos significativos em seus resultados financeiros para o atual ano fiscal. A compra será finalizada quando todas as condições para a aquisição forem cumpridas.

Esse é o terceiro estúdio norte-americano adquirido pela companhia, que já possui a Retro Studios e a Next Level Games como subsidiárias.

Fonte: Nintendo
Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)