Pokémon Diamond/Pearl/Platinum (DS): Mitologia e Lendas - Conheça o tema por trás da quarta geração

Fique por dentro de tudo que envolve a temática principal dos jogos da quarta geração dos monstrinhos de bolso.

em 25/05/2024

A região de Sinnoh é conhecida por sua riqueza de histórias do passado e por carregar consigo mitos e lendas que moldaram o universo Pokémon. Não é para menos que a criatura conhecida como Arceus é o Deus deste universo, sendo responsável por materializar tudo o que conhecemos.

A partir do criador, certos conceitos como espaço e tempo foram concebidos e os Pokémon que representam essas ideias são entidades poderosas capazes de controlar o tempo, espaço e inclusive uma realidade alternativa.

Há também aqueles que criaram as emoções e sentimentos dos humanos (como a gratidão), enquanto outros são responsáveis por controlar nossas emoções e, até mesmo, a personalidade humana.

Ainda que o pontapé inicial em relação ao background dos jogos tenha sido dado com as versões Ruby/Sapphire, o trio de jogos do Nintendo DS (DIAMOND, PEARL PLATINUM) trouxe uma nova camada de profundidade à história dos jogos.

Atualmente, é quase impossível imaginar uma aventura da franquia sem que haja uma temática forte e representada por seus Pokémon regionais, especialmente as mascotes. Pronto para embarcar em um conto recheado de histórias? Então, voe até a cidade de Canalave, vá até a biblioteca, abra o livro The Sea's Legend e tenha uma ótima leitura!

Mitologia

Arceus

Conforme a história do jogo Legends: Arceus (Switch) explica, o Deus de todos os monstrinhos de bolso nem sempre teve esse nome. Antigamente, o Pokémon Alfa era chamado de Sinnoh pelos clãs Diamond e Pearl. Somente após desenvolvermos toda a história é que descobrimos a verdadeira identidade deste Pokémon.

Por ser o criador e ponto de ignição do universo, Arceus detém a capacidade de alterar seu tipo de acordo com a placa escolhida. Até a quinta geração, Arceus poderia ter 17 tipos diferentes, e com a chegada do tipo FAIRY na sexta geração, ele passou a ter os 18 tipos presentes na franquia.
 
 
Em seu estado natural, Arceus é um Pokémon de tipo NORMAL, ou seja, não é necessário equipar uma placa específica. Isso, no entanto, mudou em Legends: Arceus com a criação da Blank Plate, que retorna Arceus para o tipo NORMAL.

Nas versões Diamond/Pearl/Platinum temos ao todo 16 placas para coletar, e quando encontramos oito exemplares, as gravuras presentes se completam, repetindo os versos a partir da nona placa. Em Legends: Arceus, cada placa possui um pequeno trecho e não há mais repetição das inscrições após uma certa quantidade de placas coletadas. Acompanhe a seguir os registros gravados em cada placa:

Blank Plate: "Three beings whose power can hold both time and space fixed.";

Fist Plate: "The rift is born of disorder on the other side of this world.";

Sky Plate: "The being poured the remains of its power into stone and buried it deep.";

Toxic Plate: "The rules of time and space change within the opposite world.";

Earth Plate: "When the universe was created, its shards became this Plate.";

Stone Plate: "It gathers power from the Plates, listening for the flute's song.";

Insect Plate: "Where all creation was born, that is the being's place of origin.";

Spooky Plate: "The other side of this world was given by the Original One to its raging third.";

Iron Plate: "That which fills the other side of the world can shape the rage and mold it.";

Flame Plate: "The power of defeated giants infuses this Plate.";

Splash Plate: "The rightful bearer of a Plate draws from the Plate it holds.";

Meadow Plate: "The powers of Plates are shared among Pokémon.";

Zap Plate: "The third being raged, raining down bolts of anger.";

Mind Plate: "The Original One breathed alone before the universe came.";

Icicle Plate: "Two beings of time and space set free from the Original One.";

Draco Plate: "Three beings were born to bind time and space.";

Dread Plate: "Two make matter, and three make spirit, shaping the world.";

Pixie Plate: "The Original One is in all things. The Original One is nowhere at all.";

Legend Plate: "From all creations, over all creations, does the Original One watch over all."
 

Trio da Criação

A fim de moldar o universo, Arceus se dividiu em três seres distintos: Dialga, Palkia e Giratina. Cada um deles ficou responsável por um aspecto do universo e, a partir deles, toda a estrutura que conhecemos foi construída.

Dialga e Palkia são representações das entidades Izanagi e Izanami. Na mitologia japonesa, é dito que a dupla foi responsável pela criação de uma ilha através de uma lança, e ergueram um pilar. A partir disso, criaram as demais ilhas que integram a região nipônica.
 

Dialga

Dialga é um Pokémon dos tipos STEEL/DRAGON e controla o tempo. O tipo STEEL pode ser uma referência à alta durabilidade de ligas metálicas, que resiste às ações do tempo. Adicionalmente, os diamantes são compostos por carbono comprimido por bilhões de anos.

Ademais, os diamantes são conhecidos por sua alta durabilidade e, quando conservados em estrutura adequada, podem (praticamente) durar para sempre, ou seja, não importa quanto tempo passe, uma determinada pedra de diamante resistirá firme e forte.

Outra possibilidade para justificar o tipo STEEL envolve os três estados da matéria, e Dialga representa o estado sólido.
 

Palkia

Palkia é um Pokémon dos tipos WATER/DRAGON e controla o espaço. O tipo WATER está diretamente ligado às pérolas, formações orgânicas produzidas dentro de moluscos, como as ostras.

Ainda, pode também representar a vasta quantidade de água presente na Terra, já que 75% de nosso planeta é composto pelo elemento que traz a vida.

Outra possibilidade para justificar o tipo WATER envolve os três estados da matéria, e Palkia representa o estado líquido.
 

Giratina

Giratina é um Pokémon dos tipos GHOST/DRAGON e controla a antimatéria. O tipo GHOST pode ser associado com a personalidade agressiva de Giratina, pois este Pokémon foi banido por Arceus a viver em um mundo isolado, o Distortion World.

Esse cenário é bem próximo ao que é retratado na bíblia sobre os anjos caídos, entidades divinas banidas por Deus e enviadas ao inferno após a rebelião provocada por Lúcifer.

Outra possibilidade para justificar o tipo GHOST envolve os três estados da matéria, e Giratina representa o estado gasoso.
 

Trio dos Lagos

Além do trio da criação, Arceus também foi responsável por conceber uma segunda tríade de Pokémon: os guardiões dos lagos. A região de Sinnoh é dividida pelo Mt. Coronet, que reparte igualmente as cidades a oeste e leste do mapa, com sete cidades cada.

Entre essas cidades, há três lagos estrategicamente posicionados e em cada um deles foi designado um guardião: Uxie no Lake Acuity, Mesprit no Lake Verity e Azelf no Lake Valor, todos do tipo PSYCHIC.
 
 
Vale a pena destacar que, ao traçarmos um triângulo imaginário para conectar os três lagos, a localização do Spear Pillar e Hall of Origin, local que permite chegarmos até Arceus, fica bem no centro desse triângulo. A seguir, veja o que cada guardião representa:

Uxie

Sua origem tem como base os duendes e a cor amarela, tanto que seu nome é a combinação do pronome You (Você) e Pixie (Duende). Dentre os três membros, é o que possui a maior base de defesa e representa a coragem;

Mesprit

Como parte de seu nome sugere, este Pokémon possui relação com espíritos em virtude do termo Spirit e carrega consigo outro pronome: Me (mim) e é relacionado à cor magenta, uma tonalidade de rosa. Mesprit é um misto de ataque e defesa, e representa a emoção;

Azelf

Seu nome é composto pelo termo Elf (elfo) e pelo pronome Us, embora a grafia nesse caso seja Az, ou seja, há uma flexão na pronúncia do pronome. Representando a cor azul, Azelf é o mais ofensivo do trio e representa a força de vontade.

Trio de Iniciais

Todas as gerações possuem uma temática para os iniciais, e em Sinnoh isso não é uma exceção. Aqui, todos estão ligados diretamente a uma mitologia, mas não todos a mesma; cada um possui sua origem e há múltiplas culturas envolvidas.
  • Turtwig: o último estágio do inicial do tipo GRASS é inspirado na lenda da World Turtle, uma tartaruga-gigante que sustenta o mundo. Note que Turtwig tem um único broto crescendo em sua cabeça, Grotle tem um pequeno bosque em suas costas e Torterra é capaz de comportar um mini-ecossistema;
  • Chimchar: o último estágio do inicial do tipo FIRE é inspirado no conto chinês Journey to the West, que apresenta a história de Sun Wukong, lendário macaco detentor de poderes especiais e um bastão que aumenta de tamanho. O nome de Infernape em japonês é Goukazaru e possui relação com Son Goku, nome de Wukong na adaptação nipônica da história;
  • Piplup: o último estágio do inicial do tipo WATER é inspirado na mitologia grega, mais precisamente no imperador dos mares, Poseidon. A crista na cabeça de Empoleon se assemelha a um tridente, principal arma utilizada pelo deus grego, e como este inicial é baseado também em um pinguim imperador, faz total sentido.

Lendas

Shaymin e a cidade de Floaroma

Parte importante de uma região, além dos Pokémon lendários, são aqueles classificados como míticos. Em Sinnoh, temos um em específico que está ligado diretamente ao surgimento de um assentamento: Shaymin e a cidade de Floaroma.
 

O folclore local conta que no passado distante, basicamente nos tempos em que se passa o jogo Legends: Arceus, o local onde hoje temos a cidade de Floaroma era uma terra imprópria para o plantio devido à pobreza do solo.

Curiosamente (ou não), ao norte da cidade de Floaroma há uma siderúrgica chamada de Fuego Ironworks, e tem como foco a fundição de ferro e aço. Em Legends: Arceus, o local onde podemos encontrar Shaymin é Obsidian Fieldlands, que carrega em seu nome o mineral de mesmo nome: a obsidiana.
 
 
A mineração da obsidiana tem como intuito facilitar a produção de ligas metálicas, especialmente cortantes. E adivinha só quais são os principais componentes para produzir estruturas metálicas? A resposta é ferro e aço, justamente o que é fabricado na Fuego Ironworks.

Um dos habitantes de Floaroma resolveu agradecer pela natureza em torno da cidade, e ao ver essa atitude, o Pokémon mítico Shaymin tornou a cidade de Floaroma em um grande campo florido, dando origem à flor Gracidea, responsável por transformá-lo em sua forma aérea (Sky Form).
 
 
O tipo FLYING de sua forma alternativa em conjunto com sua habilidade de restaurar a natureza e o tipo GRASS podem ter relação com a polinização, ato da natureza de lançar o pólen das flores através do vento para reproduzi-las e manter o ecossistema.

Regigigas e o trio de Golens

Regigigas, o Pokémon colosso e de tipo NORMAL, é conhecido na região de Sinnoh por ser capaz de mover montanhas sozinho. Introduzido na quarta geração, este monstrinho, ou melhor, monstrão, chegou para completar o trio de golens da terceira geração: Regirock, Regice e Registeel.
 
 
Perceba que o prefixo Regi é comum entre as criaturas. Esse termo vem do latim e significa real no sentido de realeza ou nobreza. Na cultura hebraica, os golens são servos altamente poderosos e possuem escritas em suas cabeças. A partir da remoção desse elemento, a criatura é despertada.

Tanto o trio de Hoenn como Regigigas possuem marcas em braile onde seriam seus ‘rostos’, e quando ativados, esses pontos, podemos batalhar contra eles.

Após capturarmos os três golens elementais, poderemos despertar Regigigas e ter a chance de capturá-lo. Vale a pena ressaltar que, no corpo do Pokémon colosso, há três pares de esferas nas cores dos tipos ROCK, ICE e STEEL em alusão ao trio.
 

Visualmente, Regigigas parece um ser primitivo e de força maior, aproximando-se do status de semideus. Com seus grandes poderes, criou a tríade de golens e ainda sobrou um pouco para Regidrago, porém, a energia necessária para finalizá-lo acabou e Regigigas só conseguiu construir sua cabeça.

A grande questão envolvendo esse quarteto é que cada um representa uma época da Terra, sendo Regigigas a representação da pré-história, Regirock a idade da pedra, Regice a era do gelo e Registeel simboliza a última época dos metais, com a era do aço.

Já Regidrago parece ser uma representação da Idade Média, enquanto o ainda não citado Regieleki representa a idade moderna, conhecida pelo advento da energia elétrica. Mesmo que estes dois últimos tenham sido criados apenas na oitava geração, houve um cuidado para encaixar o conceito no avanço dos períodos atravessados pela Terra.
 
A riqueza nos detalhes é uma marca registrada da franquia Pokémon e também evidência de que sim, um ‘simples jogo de monstrinhos coloridos’ pode ter uma história complexa e completa.

Pokémon não é apenas um RPG de turnos e que há um tema raso por trás, muito pelo contrário. Basta ver a enorme quantidade de detalhes que complementam os pontos-chave da história da região de Sinnoh. Arrisco dizer que esta é a geração onde há a maior carga cultural da franquia, e que foi replicada nas gerações seguintes.

E você, leitor, sabe de alguma teoria ou criou uma sobre os itens aqui apresentados?
Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Referências: Bulbapedia
Revisão: Cristiane Amarante

Siga o Blast nas Redes Sociais

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).