O ano era 2009. Estava eu em casa, num sábado à tarde, de bobeira. Vi um comercial no canal Cartoon Network sobre o vencedor do Votatoon: Pokémon Diamante e Pérola. Corri para o computador e procurei coisas sobre essa temporada, pois não sabia que havia uma nova geração.
Quando vi a lista de Pokémon desse novo jogo, foi paixão à primeira vista. Desde então, Empoleon tem sido meu Pokémon favorito, e acho difícil outro Pokémon roubar essa posição.
Revendo os artigos de melhores times para cada versão, notei que não havia um texto dedicado ao Pokémon imperador em sua versão de estreia, apenas no remake. Esse sentimento me fez pegar meu Nintendo DS e começar meu jogo da versão Pearl do zero.
Lembrei dos momentos de quando era jovem e tinha todo o tempo do mundo para jogar. Assim que escolhi Piplup, iniciei minha aventura e fiz a clássica pergunta: qual time devo usar? Luxray, Staraptor… os clássicos logo me vieram à cabeça.
Então, decidi estudar a fundo a Pokédex de Diamond/Pearl para buscar minha equipe, a melhor equipe. Durante o caminho, pude reviver a frustração que uma Pokédex limitada oferece e como a versão Platinum mudou isso radicalmente com apenas 60 monstrinhos.
Se você ainda não estiver acostumado com a fórmula de criação do melhor time, estes são os critérios:
- Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em todas as versões, não dependendo de trocas para evoluir;
- As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas antes da Elite Four; ou seja, nada de Move Tutors do pós-jogo;
- Não teremos a presença de Egg Moves e Pokémon lendários, pois, para consegui-los, pode ser um pouco difícil e, ao obtê-los, tudo se torna MUITO fácil.
Sem mais delongas, fique agora com a melhor equipe para a (melhor) região de Sinnoh, edição Empoleon. Boa leitura!
Empoleon
Meu Pokémon favorito de todos os tempos, finalmente, terá sua equipe dedicada para as versões Diamond/Pearl. Infelizmente, o bom desempenho competitivo de Empoleon não se reflete na campanha. Não totalmente. A combinação WATER/STEEL é única até hoje, então, temos uma ligeira ideia do potencial e aplicabilidade.
Tecnicamente, Empoleon é um Pokémon inclinado para o lado Special, tanto no ataque como na defesa. Adicionalmente, o Pokémon imperador pode ser usado como um atacante físico em virtude de seu vasto movepool nessa categoria.
Dessa forma, seu moveset pode ser dividido em dois, a depender de como você, treinador que escolheu o melhor Pokémon do mundo, deseja. Mesmo sendo um monstrinho com foco em golpes de longa distância, há opções válidas do lado físico e que podem ser usadas de forma satisfatória.
Waterfall ou Surf são duas opções de STAB, a primeira física e a segunda especial. Para cobertura de dano, Avalanche ou Ice Beam completam muito bem e seguem o mesmo padrão dos golpes aquáticos.
Aqua Jet, Drill Peck ou até mesmo Earthquake podem ser usados caso opte pelo moveset físico, e a cobertura de dano atingida com esses movimentos é muito boa.
Do lado especial, Flash Cannon e Grass Knot arredondam a cobertura, com o primeiro, inclusive, recebendo STAB e com chance de redução da Special Defense do adversário.
No departamento de Natures, para o moveset físico a preferência é de que seja Adamant (+Atk, -SpA) e para o especial, utilize Modest (+SpA, -Atk). Como Empoleon não é dos mais rápidos, Natures que aumentam a velocidade até podem ser usadas, porém isso não fará tanta diferença e perderemos dano de forma significativa.
Drifblim
Não teremos Staraptor, mais uma vez. Não que um dos Pokémon mais icônicos de Sinnoh seja ruim. Nada disso. A grande diferença entre Staraptor e Drifblim é o nível de qualidade da equipe quando aliamos os monstrinhos voadores com o restante da equipe.
Para mostrar esse fato a você, leitor, veja o quão bom o Pokémon dirigível é quando pareado com o pinguim imperador:
- Empoleon possui fraqueza aos tipos ELECTRIC, FIGHT e GROUND, sendo os dois últimos as imunidades de Drifblim. De fato, compartilham fraqueza para eletricidade, porém, Staraptor também tem essa característica;
- Drifblim possui fraqueza aos tipos DARK, ELECTRIC, GHOST, ICE e ROCK. Como dissemos acima, eletricidade passa longe. Agora, todas as outras são resistidas pelo tipo STEEL de Empoleon, já que os tipos DARK e GHOST ainda causavam dano reduzido na quarta geração;
- Staraptor, por outro lado, possui fraqueza aos tipos ELECTRIC, ICE e ROCK, metade em comparação a Drifblim. Contudo, mesmo sendo do tipo FLYING, o Pokémon predador também é do tipo NORMAL, logo, o tipo FIGHT causa dano neutro em vez de ser resistido.
Ou seja, caro leitor, repare que Staraptor e Drifblim compartilham fraquezas entre si, porém, quando consideramos a equipe, em especial nosso Pokémon inicial, faz mais sentido usar um no lugar do outro.
O moveset de Drifblim será basicamente o mesmo dos outros melhores times, justamente pela amplitude de dano alcançada. Shadow Ball é a melhor opção de STAB e pode ser aprendido por nível. Fly será usado para rápida locomoção e ocasionalmente em batalha.
Na sequência, Thunderbolt supre a necessidade de um monstrinho elétrico na equipe e supera outros monstrinhos do tipo WATER que dificultam a vida do time. Finalizamos com Psychic ou Will-o-Wisp, onde o primeiro causa um bom dano de modo geral e o segundo ajuda contra adversários voltados para o lado físico.
Sua Nature, novamente, será Mild (+SpA, -Def) para que possa aproveitar do Attack neutro e ter um pouco mais de dano ao usar Fly. Caso esse não seja seu foco, Modest (+SpA, -Atk) é a melhor escolha.
Medicham
Se há um Pokémon que foi feito para acompanhar Empoleon no time, é Medicham. À primeira vista, não parece que esse Pokémon seja capaz de causar o estrago que de fato aplica nos oponentes. Tudo isso em virtude de sua habilidade, Pure Power, que dobra seu Attack.
A segunda parte de suas qualidades começa com a combinação de tipos, FIGHT/PSYCHIC, que se completam de uma forma excelente. Juntos, esses dois tipos combinados agregam tanto ofensiva quanto defensivamente. Inclusive, as duas fraquezas de Medicham (FLYING e GHOST) são resistidas por Empoleon.
Por outro lado, Medicham possui uma distribuição incoerente de atributos. Para um lutador psíquico, suas resistências são muito baixas e, com isso, não precisa de muita potência para nocauteá-lo. Ainda que seja um Pokémon ofensivo, seu Speed não condiz com sua natureza, e embora não seja lento, definitivamente não é o mais rápido.
Portanto, seu moveset visa extrair todo esse potencial e cobertura superefetiva. Sua principal técnica é High Jump Kick, recebendo STAB, e destruindo tudo e todos que não resistem ao tipo FIGHT.
Para completar sua cobertura superefetiva, teremos os três punhos elementais: Thunder Punch, Fire Punch e Ice Punch. Para ter acesso a essas três técnicas, adquira o item Heart Scale no Underground e troque na cidade de Pastoria.
Considerando seu perfil, a escolha de Nature é simples: Adamant (+Atk, -SpA) ou Jolly (+Spe, -SpA), e a escolha transita entre ter mais dano ou um pouco mais de velocidade.
Drapion
Parece repetitivo, mas é a pura verdade. A Pokédex de Diamond/Pearl é muito limitada e, portanto, é natural que as equipes sejam similares e compartilhem certos monstrinhos. Drapion novamente está presente pelo seu kit nada tradicional e qualidades únicas que só o Pokémon ogro escorpião pode oferecer.
Mesmo que o tipo POISON não tenha tanto impacto em Sinnoh, é completamente usável e completa o tipo DARK como nenhum outro, já que essa dupla possui apenas uma fraqueza, o tipo GROUND.
Primariamente ofensivo, Drapion possui uma grande base de defesa, maior até do que seu Attack, e isso o transforma em um tanque ofensivo, mas que também pode exercer papéis mais defensivos, ou seja, é um Pokémon bem versátil e de fácil adaptação em qualquer equipe.
Para esse time, usaremos uma combinação de qualidades naturais de Drapion: a habilidade Sniper em conjunto do movimento Cross Poison. O efeito passivo é aumentar o dano de acertos críticos em 300% em vez dos 200% padrão. A técnica venenosa recebe STAB e possui alta chance crítica, logo, Drapion usa e abusa dessa característica.
Em seguida, Crunch é a segunda opção de STAB e tem chance de reduzir a defesa do adversário, facilitando tanto para Drapion como para seus colegas, já que esta equipe possui um perfil mais corpo-a-corpo.
A dupla de mordidas elementais, Ice Fang e Thunder Fang, aumenta a cobertura superefetiva, e podem ser usados na maioria das batalhas, pois pouquíssimas combinações de tipos resistem as duas técnicas simultaneamente.
Quanto à sua Nature, o ideal é que seja Adamant (+Atk, -SpA) por conta dos quatro golpes ofensivos. Se preferir mais defesa, Impish (+Def, -SpA) ou Careful (+SpD, -SpA) são boas escolhas.
Garchomp
O último membro do time é Garchomp, considerado o Pokémon mais forte dessa geração, com exceção dos lendários e míticos. Isso porque as bases de atributos do tubarão de areia são muito elevadas, e sua somatória chega a incríveis 600 pontos, muito superior aos demais Pokémon da equipe.
Em termos de técnicas, Garchomp carrega consigo todo o potencial do tipo DRAGON e, com isso, temos em mãos diversas ferramentas para causar dano massivo nos oponentes. Ainda, seu segundo tipo é GROUND, um dos melhores ofensivamente, logo, sua presença ofensiva nas batalhas é notável.
Para compensar todas essas vantagens, nas versões Diamond/Pearl, podemos encontrar Gible na Wayward Cave apenas depois de vencermos Byron (insígnia que libera uso de Strength fora da batalha), que está em torno do Lv.39. Gible, no entanto, está disponível entre o Lv.15-17, muito distante do momento em que estamos no jogo.
Seu moveset foi montado para acabar com os adversários sem dar chance alguma. Dragon Claw é a primeira opção e recebe STAB. A cobertura neutra desse movimento é incrível, e ele pode ser usado em praticamente qualquer batalha. Logo após, temos Earthquake, um dos melhores golpes do jogo e também recebe o bônus do mesmo tipo.
Repare que o terremoto supera monstrinhos do tipo STEEL, até então o único capaz de resistir ao tipo DRAGON, ou seja, com apenas dois golpes, Garchomp é capaz de causar dano neutro em praticamente todos os Pokémon que irá enfrentar, com a exceção de Bronzong.
A fim de complementar essa cobertura magnífica, Flamethrower e Crunch foram escolhidos em virtude do alcance ofensivo e pela facilidade com que podem ser encaixados no moveset. Outras opções como Brick Break, Shadow Claw, Stone Edge e até mesmo Swords Dance são completamente viáveis.
Quanto às possíveis Natures, temos Naughty (+Atk, -SpD) e Adamant (+Atk, -SpA) como opções, e a escolha depende dos golpes usados pelo treinador. Para um moveset totalmente físico, Adamant é a melhor escolha, agora, combinações mistas são melhores com Naughty.
Opcionais
Haunter
Você deve estar se perguntando: o que o Haunter faz aí? A resposta é simples: seus dois tipos, GHOST/POISON, são perfeitos para o Empoleon. Sua habilidade é Levitate, negando o efeito de golpes do tipo GROUND, além de ser imune a golpes do tipo FIGHT.
A única ressalva sobre Haunter é por não estar em sua forma final e, com isso, seus atributos, ainda que bons, não atingiram o pico de poder de um Gengar, um dos, se não o melhor parceiro para Empoleon.
Staraptor
Um dos fatores que jogam a favor do Pokémon predador é a facilidade e praticidade em seu treinamento. Ainda, a linha evolutiva de Starly atinge sua forma final no Lv.34, justamente quando aprende Close Combat, e a partir desse ponto, o sucesso é garantido.
Melhores Times Diamond/Pearl
Melhor time Diamond/Pearl - Infernape
Melhor time Diamond/Pearl - Empoleon
Com isso, finalizamos a criação das melhores equipes dedicadas a cada Pokémon inicial da quarta geração. Vale lembrar que os times apresentados funcionam tanto em Diamond/Pearl como em Platinum.
E você, leitor, já deu uma chance para o melhor Pokémon de todos? Sente que a equipe está muito parecida com a de Torterra? Sentiu falta de algum monstrinho? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!