Análise: PuzzMiX (Switch): quando nem idols virtuais sustentam um jogo

Definitivamente um dos jogos de puzzle já lançados para o Switch, mas que não oferece muita originalidade em gameplay.

em 22/05/2024

PuzzMiX
é o mais recente título da Inti Creates, estúdio mais conhecido por Azure Striker Gunvolt, de onde, aliás, a mascote de PuzzMiX veio. No entanto, em vez de uma experiência de puzzle mais original, ele se baseia fortemente no popular Suika Game, o famoso “jogo da melancia”, em que é necessário empilhar e combinar frutas para pontuar mais, mas com uma skin de robozinhos para substituir as laranjas e uvas. 

Empilhar itens ao som de músicas de idol

PuzzMiX segue uma mecânica de jogo simples, na qual os jogadores manipulam Lola, uma das Musas virtuais de Gunvolt, em sua forma esférica de batalha (battle pods ou Lola Pods, segundo o site oficial). O objetivo é soltar o Pod do alto da tela, na tentativa de combinar peças iguais e formar Pods maiores dentro de um espaço limitado. 

A questão é que cada Lola Pod possui um tamanho e formato diferente, o que pode dificultar encaixar as peças na tela, requerendo um planejamento antecipado, levando em consideração tanto a peça à disposição no momento da jogada quanto a próxima, bem como as possíveis combinações futuras e o espaço que tomarão na tela futuramente. Essa mecânica central é idêntica ao já citado Suika Game, também disponível para o Switch, que utiliza frutas como temática.



Os controles são bem simples: move-se os direcionais para a direita ou esquerda e solta-se o Pod com o botão A na direção da linha de guia. Para mudar de faixa musical é igualmente fácil, pois basta apertar L ou R e escolher outra música sem a necessidade de pausar o jogo.
 
Um dos diferenciais daqui é que todas as bolinhas possuem linhas de fala próprias, que são acionadas quando se forma um novo Pod. Assim, ao combinar duas formas menores, Lola gritará “Cyroflash!”, e ao combinar duas dessas ouviremos um sonoro “Doomsday Charge!”, nas vozes de Maiyu Mineda em japonês ou Obake PAM em inglês. A ideia é boa, mas se torna um tanto quanto repetitiva e não é possível diminuir individualmente o volume das vozes sem perder o volume da música, pois só conseguimos controlar o volume principal. 




Falando em música, na lore de Gunvolt, Lola é uma Musa, uma espécie de Idol virtual. A partir disso, durante as partidas de PuzzMiX, vamos liberando aos poucos 19 músicas cantadas por ela, sendo 18 provenientes de Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger iX e uma música original, para ouvir durante a jogatina. Também temos a opção de mudar de música a qualquer momento apertando um botão, e acredito que essas canções sejam um dos principais atrativos do jogo como um todo. Sinceramente falando, não é meu estilo musical favorito, mas o fato de a variedade musical ser grande é um ponto positivo para que o plano de fundo das partidas fique menos enjoativo.

Em termos gerais, o jogo literalmente não vai além disso. Assim sendo, é um bom passatempo para momentos bem esporádicos, quando não se quer investir muito tempo em atividades mais demoradas. Fora isso, não há muitos motivos para investir tempo aqui, já que não há um modo multiplayer ou outros modos de jogo diferentes.

Bom, tem um leaderboard online, se você quiser comparar sua pontuação geral e mensal com a de outros jogadores, mas não vai muito além disso, não.



Bonitinho, mas ordinário

O lado estético, por outro lado, talvez seja o único motivo para escolher investir na jornada de Lola e não em outros puzzles ou no próprio jogo da melancia. PuzzMiX possui gráficos bem coloridos, redondinhos e caprichados, e isso pode ser visto desde a própria estrutura dos menus até o desenho de cada Lola Pod individualmente, todos muito fofinhos e carismáticos.

De maneira geral, a tela não possui poluição visual, o que é sempre um plus quando se trata de jogos que exigem planejamento e certa concentração. Há um modelo de Lola no canto realizando diferentes expressões faciais, o que também é um charme.



Como fiz a análise em um Switch Lite, não foi possível verificar as diferenças entre o modo portátil e o modo TV, mas não presenciei nenhum tipo de atraso ou travamento em momento algum. Outro ponto interessante a citar é que o jogo está totalmente traduzido para o português, o que inclui o nome das músicas. Isso pode complicar um pouco caso o jogador conheça as músicas de Luminous Avenger iX e queira encontrar alguma em específico, pois terá que tentar pensar no título em português para procurá-la. 

Doomsday Charge!

Em suma, PuzzMiX oferece uma experiência satisfatória no que se propõe, embora não inovadora, mas que infelizmente fica limitada a um público demasiadamente específico de fãs da Musa. O jogo possui uma mecânica simples para começar, mas que requer prática no planejamento de espaço, o que pode agradar aos fãs de puzzle que façam questão de ter uma bonequinha de anime no canto da tela o tempo todo. Aos demais, talvez existam opções melhores.



Prós:

  • Trilha sonora satisfatória, com músicas que podem ser trocadas no meio da partida;
  • Estética agradável, com designs carismáticos para cada peça;
  • Tradução total para o português, incluindo os nomes das músicas;
  • Garota de anime fofa no canto da tela.

Contras: 

  • Falta de oferta de algo além de um clone de Suika Game;
  • Ausência de multiplayer;
  • Ausência de diferentes modos de jogo;
  • Muito “Doomsday Charge!” e outras falas repetitivas.

PuzzMiX - Switch/PC/PS4/PS5 - Nota: 7.0
Versão utilizada para a análise: Switch
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Inti Creates


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Professora por profissão, crossfiteira e artesã nas horas vagas. Seu primeiro contato com consoles da Nintendo foi zerando Chrono Trigger repetidas vezes no SNES. Atualmente é dona de um Switch no qual joga principalmente puzzles, jogos de pesca, RPGs e todos os Disgaea que para ele foram lançados. Icon por 0range0ceans
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