Como escrevemos em nossa análise, The Legend of Legacy HD Remastered resgata em alta definição um dos JRPGs mais peculiares do Nintendo 3DS. Como “jogo bom não envelhece”, o resultado da remasterização é satisfatório e recomendado para fãs do gênero que estejam buscando uma aventura experimental, mas carismática.
Justamente por isso e pensando nos jogadores que irão conhecer esta obra da FuRyu por meio deste relançamento, nós do Nintendo Blast reunimos a seguir algumas dicas para quem está começando (ou relembrando) a sua aventura pelas terras mágicas de Avalon. Preparado(a) para a jornada? Boa leitura!
Conhecendo o seu protagonista
Uma das características mais marcantes de The Legend of Legacy HD Remastered é a grande quantidade de protagonistas selecionáveis ao se iniciar um novo jogo. Ao todo, são sete opções disponíveis — Liber, Garnet, Owen, Eloise, Filmia, Meurs e Bianca —, o que promove certa variedade na história e nos diálogos do game, já que cada herói naturalmente possui suas próprias motivações para se aventurar.
Além disso, é importante se atentar ao fato de que cada personagem possui uma distribuição particular de stats, o que faz com que funcione melhor em uma função do que outra, ao menos no início da saga. O mercenário Owen, por exemplo, possui o maior HP e a maior Guard do jogo no nível 1, o que o torna uma ótima opção defensiva para qualquer time. Já o sapinho Filmia possui um belo ataque inicial, funcionando bem como “linha de frente”, e assim por diante.
Em suma, a primeira dica é esta: vale a pena gastar um tempinho a mais na hora de escolher o seu personagem principal, até porque ele determinará o estilo de jogo mais eficaz no início da aventura. Da mesma forma, caso já tenha jogado o título no Nintendo 3DS, considere escolher outro personagem para viver a trama por outro ângulo. Há algumas interações bem legais e que merecem ser conferidas na segunda (ou sétima) oportunidade — e até um final secreto caso você complete o jogo com todos os personagens.
Jogando como um time
Outro diferencial de The Legend of Legacy HD Remastered é o seu sistema de formação. Ao contrário de vários outros RPGs japoneses, aqui, cada um dos seus personagens ativos é chamado a assumir uma Stance (posição) dentro da formação do seu time: Attack aumenta o poder de ataque, Support potencializa as habilidades de cura e assim sucessivamente.
O ideal para enfrentar os desafios do jogo com mais facilidade é escolher a posição de acordo com as inclinações de cada personagem. Porém, como é possível montar até seis formações e alterá-las de acordo com o momento da batalha, utilize essa variedade a seu favor para superar com mais tranquilidade os chefes casca-grossa.
Por fim, saiba que é possível aprender novas Stances (algumas inclusive muito úteis, como Delay e Ambush) com NPCs ao longo da aventura. Por isso, converse com todo personagem que encontrar pelo mapa. Há grandes chances de você encerrar o diálogo com um conhecimento novo e valioso para a jornada.
A força dos elementos
Os elementos da natureza também estão disponíveis para uso em The Legend of Legacy HD Remastered e podem prover vantagens significativas durante as batalhas. Para dominá-los, é necessário primeiro obter os Singing Shards correspondentes: o de água é concedido ao terminar o mapa tutorial. O de fogo está nas Seaside Ruins e o aéreo está nas Valley Ruins, a sudeste do Roaring Valley.
Ao equipar um dos três Singing Shards disponíveis, torna-se possível firmar um “contrato” com o elemento do item em cada batalha através da Skill Contract, que concede acesso a habilidades e benefícios valiosos para o grupo, como a restauração passiva de HP (água), SP (ar) ou mais poder de ataque (fogo).
A atenção é necessária, porém: oponentes mais astutos também conseguem forjar contratos com os elementos, invalidando o seu acordo e as vantagens relacionadas. Se estiver atacando por último no turno, fique atento a essa possibilidade para não ter seu movimento invalidado e acabar colocando em risco a vitória. Você foi avisado(a)!
Dominando a arte da cartografia (e sendo recompensado por isso)
Durante a sua aventura em Avalon, você passará por desertos, vales, túneis, florestas… explorar esses terrenos — que funcionam como as dungeons do jogo — automaticamente preencherá o mapa correspondente, que poderá então ser vendido em Initium para ajudar outros exploradores.
A mecânica da cartografia é central em The Legend of Legacy, pois é a principal forma de conseguir grandes quantidades de dinheiro no jogo. A dica aqui é que, tendo em vista que cada mapa só pode ser vendido uma única vez, o recomendado é primeiro completar a investigação (explore acompanhando a porcentagem e até aparecer o “Perfect” no canto superior esquerdo da interface) para só depois partir para a negociação, a fim de conseguir o melhor resultado.
Por fim, mesmo após ter explorado completamente uma área, lembre-se de que não custa revisitá-la: na maioria das vezes, é possível encontrar novos NPCs nesses lugares, cada qual com itens, curiosidades e até as já citadas Stances para ensinar aos seus personagens. Recordar é viver!
O senhor do tempo (e do dinheiro)
Claro, nem só de mapas vive um aventureiro, então, se a situação financeira do seu time apertar, lembre-se de vender os itens que não utiliza mais. Outra dica muito importante diz respeito às trocas navais que podem ser realizadas a partir de seu assentamento em Initium.
Basta escolher o porte do navio que deseja despachar (Caravel, Cog ou Galleon) e aguardar o tempo necessário na vida real — há grandes chances de o navio, quando retornar, trazer consigo itens raros, como armas. Ah, você até pode adiantar o relógio interno do Switch caso esteja com muita pressa. Eu juro que não irei contar a ninguém.
Na dúvida, recorra ao livro-guia
Além dos belos visuais em alta definição, pode-se dizer que a maior novidade deste relançamento foi a inclusão da ferramenta “Guidebook”. Agora, um simples toque no analógico direito é o suficiente para abrir um menu especial com diversas dicas e definições (em inglês) sobre o RPG e seus sistemas, ajudando bastante quando surge aquela dúvida no decorrer da exploração ou até mesmo em batalha.
Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o jogo ou precisa de alguma dica que não foi contemplada aqui nesta matéria, lembre-se de que agora há uma enciclopédia in-game à sua disposição que não existia nos tempos do 3DS. Nada como os avanços da tecnologia, não é mesmo?!
Blast from the Past
E estas foram as nossas dicas para iniciantes em The Legend of Legacy HD Remastered. O que achou, caro leitor? Tem algum outro conselho para quem vai se aventurar neste relançamento?
Lembrando que o nosso texto de 2015 com dicas para a versão de Nintendo 3DS continua válido e também merece ser conferido. Afinal, se jogo bom não fica velho, os seus truques também não, não é mesmo?! Boa jogatina e até a próxima!
Revisão: Cristiane Amarante