Análise: Tengoku Struggle -Strayside- (Switch): um grupo infernal e os laços pós-vida

Nova visual novel otome da Aksys traz um contexto curioso de elementos sobrenaturais.

em 06/04/2024
Tengoku Struggle -Strayside-
é o mais novo fruto da parceria entre Aksys e Otomate, branch da Idea Factory responsável pela produção de várias visual novels do gênero “otome”. Nesse tipo de obra, temos uma protagonista feminina, múltiplos rapazes como interesse romântico e uma história que envolve de certa forma se aproximar deles em rotas individuais de trama.

Tengoku Struggle parte do conceito de pós-morte budista para fazer uma ambientação única e bem curiosa. Como uma jovem filha do rei do inferno, precisamos realizar uma missão complexa, mas essa também é uma oportunidade de ouro para que ela resolva certas pendências que ela tem com a sua atual existência.

Uma sinopse única

Tudo começa pouco tempo após Rin Enma, filha do Rei Enma do inferno, passar no exame para ser uma Guardiã. Quando ela deveria ser designada a uma das suas várias camadas, um incidente grave acontece, levando à fuga de vários prisioneiros.

Por conta disso, Rin é convocada para ir ao mundo dos humanos descobrir o que aconteceu e trazer esses fugitivos de volta para que eles possam cumprir a pena adequada. Porém, em vez de enfrentá-los sozinha, a garota conta com a ajuda de vários rapazes. O problema é que eles são prisioneiros e em pouco tempo demonstram animosidade.

No mundo humano, o grupo irá viver junto na mesma casa e se aproximar aos poucos para poder trabalhar em equipe. Em pouco tempo, eles descobrem que os fugitivos foram todos salvos por um item celestial chamado Spider’s Thread e atualmente trabalham em prol do budismo no mundo humano. Porém, quais são as reais intenções do grupo?

De forma geral, esse conceito de mundo é algo bem único. Primeiramente, temos todo um trabalho de exploração das camadas do inferno budista, conhecido fora do jogo como Naraka. Embora a questão do castigo infernal seja um ponto importante da região, é importante levar em conta que se trata de um lugar de penitência e que na verdade as pessoas acabam se tornando “mumei” (almas esgotadas) antes de passar por toda a sua pena na maior parte dos casos.

Outro fator importante para a história é a questão da modernidade. Não apenas o mundo dos humanos é como a nossa contemporaneidade, mas também o inferno tem várias questões peculiares. Em alguns momentos da trama, são explicadas questões referentes à evolução do inferno com base nas mudanças de valores sociais.

Embora seja um aspecto bem interessante da obra, a ambientação também envolve um certo excesso de explicações e modernizações que às vezes soam forçadas. Ironicamente, o que era para ajudar a deixar os detalhes mais convincentes acaba deixando tudo menos crível, mas não é o suficiente para quebrar o charme por completo.

Os laços do passado

Uma parte bem importante de Tengoku Struggle é a relação de Rin com os rapazes ao seu redor. A garota tem dificuldades em lidar com homens e constantemente menciona o seu ódio pelos membros do sexo masculino da espécie. Além de já ter passado por várias ocasiões de assédio pelos prisioneiros, há alguma raiz mais antiga para esse problema.

Porém, ela não sabe exatamente a causa por ser um caso atípico. A verdade é que Rin é um espírito transitório, ou seja, um indivíduo que perdeu seus vínculos com o passado e existe de forma etérea. Em geral, almas como a dela são rapidamente eliminadas do inferno e retornadas ao ciclo de reencarnação porque o que mantém essas existências é justamente os laços que elas têm com o passado.

Quanto mais presos ao passado e às questões não-resolvidas de sua vida, mais longa é a existência desses indivíduos. Isso se aplica a todos os prisioneiros que foram selecionados para ajudá-la na missão, assim como outros secundários. Outra forma das almas continuarem no reino atual é se tiverem um certificado garantindo a sua permanência.

Para poder lidar com Shinobikuni e os fugitivos, foram selecionados quatro rapazes: Goemon, Yona, Sharaku e Kikunosuke. Todos eles são indivíduos que já estão há muito tempo no inferno (em camadas diferentes) e possuem um traço comum em especial: todos possuem Desires.

De forma simplificada, Desires são poderes especiais ativados por fortes emoções. A própria Rin também possui um próprio e aprende a usá-lo durante a trama. Uma parte importante da história é que a garota precisa se aproximar deles para poder ajudá-los a liberar totalmente o seu potencial, o que também implica em conhecê-los mais a fundo, descobrindo detalhes sobre o seu passado e sua personalidade.

Inicialmente, porém, a relação da garota com eles é extremamente precária. Não apenas a garota tem a questão de desgostar de homens e considerá-los rudes, insensíveis e desnecessários, mas também os rapazes possuem visões negativas sobre as mulheres. Abertamente machistas e rudes, eles mostram as garras assim que chegam ao mundo dos humanos, onde parecem estar livres das amarras do inferno.

A primeira noite que eles passam juntos em particular envolve uma enorme discussão que leva Rin até mesmo a fugir para o seu quarto. Notando suas deficiências, a garota decide tentar um caminho diferente do usual, buscando fazer amizade com os rapazes, embora ela demore um tempo para entender a sua própria postura.

Porém, a mudança de atitudes tanto da Rin quanto dos rapazes acontece de forma rápida e a obra não consegue fazer isso de forma consistente. O resultado é que, assim como alguns elementos da ambientação, fica difícil considerar crível a progressão inicial.

Felizmente, a partir de um certo ponto da rota comum e dentro das rotas individuais esse fator negativo é deixado de lado. A história melhora consideravelmente na abordagem dos relacionamentos, mostrando facetas interessantes para os personagens.

Um pós-vida cheio de… vida?

Outro fator a favor do jogo são os diálogos cheios de personalidade e divertidos de ler. As falas de cada indivíduo refletem muito bem as perspectivas de cada um e a trama tende a um tom mais leve durante boa parte do tempo. Conforme conhecemos mais a fundo os personagens, momentos mais emotivos também acontecem.

A tradução para o inglês é geralmente bem-feita, usando uma linguagem bastante acessível. Termos mais técnicos da trama são explicados em entradas de dicionário detalhadas. Infelizmente, há alguns erros, especialmente de digitação, ao longo do jogo, mas de forma geral, eles pouco afetam a leitura.
Outro ponto que precisa ser destacado do charme do jogo são as ilustrações. O jogo é bem colorido, com designs de personagens chamativos e ambientes bem detalhados, seja as áreas do inferno ou localidades do mundo real que são claramente baseadas no Japão, onde se passa a parte do mundo humano na trama. Elementos culturais e tecnológicos perpassam o design dos personagens, os ambientes e a interface.

Em termos de qualidade de vida, temos o típico da Otomate, que é uma referência no mercado de visual novels. Além de log, skip e auto, podemos pular até a próxima escolha ou momento não lido. Uma curiosidade específica desse jogo é a possibilidade de customizar a tela inicial, escolhendo um personagem e um dos cenários do jogo como fundo.

Longe de ser um inferno

Tengoku Struggle -Strayside- é mais um ótimo exemplar de otome game. Com uma ambientação peculiar, cheia de personagens carismáticos, e uma direção de arte vívida, trata-se de um título muito divertido e que vale a pena conhecer.

Prós

  • Conceito peculiar de mundo pós-morte budista em uma ambientação moderna;
  • Visualmente estiloso, cheio de cores vibrantes;
  • No longo prazo, o relacionamento entre a protagonista e os rapazes é abordado de formas interessantes;
  • Diálogos divertidos e cheios de personalidade, com uma tradução adequada para o inglês;
  • Elementos de qualidade de vida que tornam a experiência muito confortável.

Contras

  • O relacionamento conturbado entre a protagonista e os rapazes acaba parecendo forçado, assim como a protagonista soa inconsistente inicialmente;
  • Na tentativa de explicar demais o contexto, a ambientação acaba se tornando ironicamente menos crível;
  • Pequenos erros de digitação.

Tengoku Struggle -Strayside- — Switch — Nota: 8.0

Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Aksys Games

Siga o Blast nas Redes Sociais

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).