Por se tratar especificamente de “Picross e”, não temos aqui nenhum dos outros Picross de 3DS, ou seja, os desafios dos crossovers com Zelda e Pokémon não estão inclusos. Da mesma forma, não espere aqui os puzzles de Picross 3D: Round 2, que nem foi feito pela Jupiter, e sim pela HAL Laboratory (Kirby).
Os já tradicionais nonogramas
Picross é uma das várias marcas associadas a um estilo de puzzle chamado nonograma. Ele é uma malha quadriculada em que cada linha e coluna são associadas a números específicos. A nossa tarefa é preencher os quadrados de acordo com esses valores, tendo em mente as regras para conseguir chegar no único resultado válido.
Cada número implica no preenchimento de uma certa quantidade de “casas” e espaçamentos do tipo “3 1” implicam em haver pelo menos um quadrado vazio entre os grupos preenchidos. Inicialmente, pode até parecer que não há como preencher tudo, mas conforme resolvemos pequenas partes, outras linhas e colunas passam a ser obrigadas a seguirem determinados padrões.
Aos poucos, eliminamos todas as possibilidades erradas e chegamos à única solução certa. Tecnicamente, o jogador também poderia chutar valores, mas intuições equivocadas podem ser difíceis de desfazer, sendo ideal sempre preencher apenas aquilo que se tem certeza de que está certo. Ao final, formamos uma imagem em pixel art e os jogos do estilo geralmente colorem o resultado para podermos ver o objeto, animal ou outra “coisa” de forma mais clara.
O esquema geral é o mesmo de todos os outros jogos do gênero, tornando a entrada algo trivial para quem já jogou um desafio lógico dessa natureza. Para quem não teve essa oportunidade ainda, contamos com tutoriais bem detalhados e, como o jogo está em português, é ainda mais fácil aprender.
Relançando os desafios do 3DS
No caso específico do Picross S+, os puzzles disponíveis são aqueles da linha Picross e do 3DS. Com o fechamento da eShop do portátil em 2023, esses jogos ficaram indisponíveis, fazendo com que esse relançamento seja uma forma de resgatá-los e manter viva a sua experiência.
Em vez de colocar todos os puzzles de uma vez e cobrar um valor mais alto condizente com a quantidade de conteúdo, a empresa inseriu no jogo apenas os desafios do primeiro título. A partir daí, os jogadores podem comprar os outros pacotes, que vão do e2 ao e9, individualmente pelo mesmo valor do jogo base.
Cada pacote inclui 150 desafios do tipo básico, a mesma quantidade para o tipo Mega, e alguns desafios extras que podem seguir o modelo comum, Color ou Clip. A diferença entre essas categorias está associada, de forma simplificada, às regras de preenchimento.
O Picross básico é o método comum que encontramos em qualquer revista ou jogo de nonogramas similares. As suas dimensões podem variar entre 5x5 e 15x15, tendo um desafio adicional 20x15 no jogo base e outros para quem comprar os DLCs.
Os Mega Picross repensam os mesmos desafios em um formato mais complexo. A ideia é que nem todos os números são apresentados corretamente; em vez disso, temos “meganúmeros” que correspondem a casas conectadas entre duas linhas diferentes.
Isso altera a lógica de como preenchê-los e aumenta consideravelmente o número de possíveis combinações. Ao mesmo tempo, em alguns casos específicos, essa regra pode até facilitar a descoberta da resposta por nos forçar a conectar pontos distantes.
O Color Picross é uma versão com preenchimento de múltiplas cores em vez de apenas preto. Embora isso possa soar como nada relevante, existem algumas peculiaridades, como o fato de que não temos certeza se há espaços entre os preenchimentos de cada cor. Da mesma forma, podemos usar esse guia para definir que certas linhas não devem ser preenchidas por não terem nenhum quadrado daquela cor.
Por fim, o Clip Picross é apenas um conjunto de vários puzzles básicos que juntos formam uma grande imagem. Este desafio não existe no jogo base, só sendo possível desbloquear alguns comprando os DLCs (exceto pelo e3, que, em vez do Clip, conta com mais desafios extras básicos do que as outras linhas).
Infelizmente, são poucos os desafios dos tipos Color, com apenas um único no jogo base e 10 no total com os DLCs. Como resultado, o pacote é menos robusto em variedade do que o usual da franquia, fazendo com que possa valer mais a pena buscar um dos outros títulos da linha S.
Qualidade de vida
Ao longo dos anos, a linha Picross S teve uma evolução notável, adicionando vários elementos de qualidade de vida. No início, não havia nem suporte à tela de toque nem tradução para o português, mas ambos os detalhes foram corrigidos posteriormente.
Em vez de simplesmente adicionar as funcionalidades aos jogos mais recentes, a linha inteira recebeu uma grande atualização. Dessa forma, mesmo se o jogador comprar o primeiro Picross S, terá à sua disposição todo o conforto e praticidade que a empresa desenvolveu ao longo da geração.
Enquanto ainda temos vários títulos de outras empresas indisponíveis na eShop brasileira porque ela “abriu tarde” em comparação com suas contrapartes de outros países, a Jupiter lançou todos os seus jogos na eShop brasileira com preços razoáveis em reais no ano passado junto com Picross S9. Não importa por qual jogo você queira começar, todos podem ser obtidos de forma prática e estão atualizados.
Com o Picross S+, não é diferente. O jogo traz tutoriais muito bem explicados em português, sistemas de assistência opcional que podem ser desligados se o jogador quiser mais desafio, contador para medir progresso, possibilidade de usar os Joy-Con ou a tela de toque (em dois estilos diferentes de preenchimento para maior conforto do jogador). Há até a possibilidade de juntar os amigos para jogar em co-op local com até quatro pessoas, uma funcionalidade introduzida em S8.
Caso o jogador precise parar, pode deixar a sua resolução salva e suspender o jogo para outro momento. Quer corrigir erros? A funcionalidade de restaurar o tabuleiro permite refazer jogadas passadas para reconstituir o tabuleiro como ele estava anteriormente e continuar sem dificuldades. Quer saber se alguma coisa específica que você preencheu está errada? Basta pedir para o jogo verificar erros no menu de pausa.
A Jupiter realmente sabe fazer com que o Picross seja tão confortável quanto possível. Tanto para novatos quanto para veteranos, a experiência de desafio mental é excelente e executada de uma forma prática e rápida que é perfeita para partidas casuais.Ao mesmo tempo, é importante destacar que não há nada significativamente distintivo dos desafios aqui presentes para diferenciá-los dos outros jogos da linha S. Inclusive, permanece a triste limitação de poucas trilhas sonoras para o jogo base.
O único elemento a seu favor é a menor barreira de entrada com o preço mais barato, o que pode fazê-lo mais atrativo, e a possibilidade de estender a quantidade de desafios com os DLCs.
Um pacote sólido
Picross S+ é novamente uma prova da qualidade do trabalho da Jupiter. Com todos os avanços que a linha S trouxe para a franquia, a escolha de reviver os desafios já feitos anteriormente no 3DS traz um pacote de bases sólidas e rico para quem gosta do gênero.
Prós
- Boa quantidade de puzzles para o preço e possibilidade de comprar as outras partes separadamente;
- Assistência opcional e tutoriais em português;
- Possibilidade de alternar entre dois formatos de toque e um de controle via Joy-Con;
- Restaurar o tabuleiro e suspender o jogo para voltar depois são sistemas bem úteis.
Contras
- Nenhuma adição significativa para o diferenciar dos outros Picross S;
- A variedade dos desafios é menor do que a linha S por conta da baixa quantidade de Color Picross e inexistência de Clip Picross sem os DLCs;
- Pouca variedade de trilhas sonoras.
Picross S+ — Switch — Nota: 8.5
Análise produzida com cópia digital cedida pela Jupiter