Super Mario Bros.: O Filme: presidente da Nintendo comenta impacto positivo da produção no negócio de games

Filme chegou a áreas que o Switch não tinha chegado ainda.

em 13/02/2024
Na mais recente reunião com os investidores para divulgação dos resultados financeiros do último trimestre de 2023, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, comentou sobre o impacto de Super Mario Bros.: O Filme para os negócios da empresa. Produtos relacionados de IPs da Nintendo cresceram em vendas, assim como o número de downloads e de usuários ativos de títulos mobile como Super Mario Run e Mario Kart Tour.


O filme estrelado pelo encanador bigodudo da Big N foi a segunda maior bilheteria mundial de 2023, com a marca de U$ 1,360 bilhão, o que tornou as propriedaddes da Nintendo conhecida por mais pessoas. Segundo Furukawa, tal expansão tem por objetivo final revigorar o negócio de games e criar mais pontos de contato com os consumidores. Sobre essa expansão, o presidente da companhia disse:
"Super Mario Bros.: O Filme foi exibido em mais salas de cinema e está disponível por streaming em muito mais países e regiões do que nós vendemos Nintendo Switch. O filme foi especialmente bem recebido na América do Sul e Central, notadamente México, então aumentamos nossos esforços de divulgação lá durante o período de fim de ano. Como resultado, enquanto as vendas gerais de hardware caíram, elas aumentaram no México. Além disso, também expandimos os canais de venda no Sudoeste Asiático e implementamos iniciativas para tornar a Nintendo conhecida para mais consumidores. Nestas regiões, nós queremos primeiro criar um relacionamento com os consumidores através do Nintendo Switch e depois utilizar essa base para nossas atividades comerciais futuras."
Na divulgação de seus resultados financeiros, foi revelado que o Switch chegou à marca de 139,36 milhões de unidades vendidas; Super Mario Bros. Wonder (Switch) tornou-se o jogo com vendas mais rápidas da franquia, além de impulsionar as vendas de outros jogos; atualizou-se a lista de jogos first-party mais vendidos; noticiou-se que o Switch tornou-se o console mais vendido na história do Japão; Super Mario RPG (Switch) superou o total de vendas do jogo original; Furukawa falou sobre o ciclo de vida do Switch, sobre a transição para uma nova geração e as expectativas de vendas do console híbrido em seu sétimo ano de vida.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.