O lançamento do sucessor do Nintendo Switch deve acontecer somente em 2025. Isso é o que aponta um rumor levantado pelo podcast “O X do Controle”, apresentado pelos jornalistas Guilherme Dias e Pedro Henrique Lutti Lippe. A suposta data foi indicada por cinco fontes diferentes de três continentes, revelou PH em postagem em seu perfil no X.
"Eu já tinha essa informação antes. Outras pessoas vieram falar comigo nos últimos dias e são pessoas que trabalham com games ao redor do mundo. Não são uma, não são duas, não são três pessoas — é até mais do que isso", detalhou Lippe durante o seu programa.
Ainda de acordo com o jornalista, aparentemente alguns desses profissionais já estão trabalhando há algum tempo com a possibilidade de a plataforma chegar ao mercado somente no primeiro trimestre do ano que vem. "Enquanto outras — no caso, duas fontes diferentes — usaram os termos 'foi adiado para 2025', sugerindo que não era originalmente, pelo menos até recentemente, o plano da Nintendo não lançar isso até 2025", detalhou.
Lippe não ouviu de suas fontes quais seriam os motivos que levaram a Nintendo a decidir pelo possível atraso. Porém, ao que parece, a empresa tem como data limite o fim do próximo ano fiscal, que termina em março de 2025, para lançar o seu próximo console. Ele destacou, também, que a plataforma deve ter retrocompatibilidade com o Switch.
Depois que o programa “O X do Controle” foi ao ar, outros portais que cobrem o mercado de games começaram a repercutir o mesmo rumor. O site Eurogamer publicou que ouviu boatos semelhantes sobre um lançamento no início de 2025 de pessoas da indústria durante esta semana — e que as suas fontes podem corroborar com essa informação.
O Eurogamer escreveu, também, que a chegada do console no próximo ano garantirá que o sucessor do Switch tenha o maior número possível de novos títulos já no lançamento.
Já o VGC relatou que múltiplos profissionais disseram que a Nintendo informou recentemente a terceiros sobre um atraso interno para o hardware, mudando assim o lançamento do final de 2024 para o primeiro trimestre de 2025. O portal menciona, ainda, a fonte de uma publisher que indicou que o atraso pode permitir a preparação de uma linha mais robusta de jogos originais para fortalecer a chegada da nova plataforma.
Vale destacar que esses relatos continuam no campo do rumor e que a Nintendo ainda não se manifestou oficialmente sobre a data de lançamento do seu futuro console.