Pokémon — Indícios de um próximo jogo baseado na região de Johto

Apuramos as evidências presentes nas versões Scarlet/Violet — e onde tem fumaça, tem fogo!

em 26/02/2024

Cá estamos novamente com mais uma matéria sobre dicas que direcionam a franquia para um novo jogo da franquia Pokémon, desta vez, na região de Johto. De tempos em tempos, a Game Freak decide refazer jogos para aproximar as gerações dos monstrinhos de bolso com a nova leva de jogadores.

Desde o Nintendo DS com Heart Gold/Soul Silver em 2010, remakes das versões Gold/Silver, originalmente lançadas para o Game Boy Color em 1999, não tivemos mais um jogo inteiro baseado no universo da segunda geração. São quase 14 anos de hiato, e a resposta pode estar bem perto.

Em fevereiro, a franquia Pokémon celebra seu aniversário e, como de costume, há uma apresentação chamada de Pokémon Presents, que exibe os futuros lançamentos de jogos eletrônicos, coleção de Trading Card Game e até animações.

Amanhã, 27/02, teremos mais uma dessas apresentações. Até agora, não se sabe nada sobre os planos da Pokémon Company para o futuro — desde o lançamento do epílogo para as versões Scarlet/Violet em janeiro, estamos “no escuro” quanto aos novos lançamentos.

Desse modo, decidimos vasculhar o universo Pokémon em busca de qualquer detalhe, diálogo, descrição da Pokédex e o que mais estiver disponível para trazer a você, leitor, a possibilidade de um novo jogo, agora na região de Johto. Boa leitura!

Contexto

Antes de começarmos a despejar conteúdo, gostaríamos de mostrar como foi feita essa análise e por que as evidências são tão fortes. Recentemente, tivemos grandes referências à região de Unova e que podem indicar um jogo baseado no universo da quinta geração.

Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, isso não quer dizer que nosso Poké Radar foi desligado: há também fortes referências sobre a região de Johto, e algumas delas nós até falamos em nosso podcast, no qual ensinamos a como analisar os jogos em busca de pistas.
 

Vale lembrar que todos os tópicos que serão abordados a seguir não são definitivos ou oficiais, ou seja, são sequências de referências e características obtidas com base no que o jogo nos oferece, mas nada é conclusivo a ponto de cravar que teremos um novo produto baseado na região de Johto.

Formas Paradox

As versões Scarlet/Violet trouxeram os Pokémon Paradox, formas ancestrais ou futuristas de monstrinhos já conhecidos. Curiosamente, diferentemente das formas regionais, como Marowak, não foi mantido o mesmo número de entrada na Pokédex; as formas Paradox são Pokémon únicos, e talvez por esse motivo temos mais de 8000 1000 atualmente.

 
Por coincidência (ou não) a maior parte dos Pokémon Paradox são baseados em monstrinhos da região de Johto: Great Tusk e Iron Treads (Donphan), Iron Bundle (Delibird), Flutter Mane (Misdreavus), Iron Thorns (Tyranitar), Raging Bolt (Raikou), Gouging Fire (Entei) e, por fim, Walking Wake (Suicune).

Especialmente sobre as formas do trio de lendários de Johto, a aparência deles lembra bastante os Pokémon iniciais da segunda geração, logo, podemos suspeitar duplamente nesse quesito. Inclusive, abordamos esse tópico em nosso podcast.
 

Johto em Paldea

Sem considerarmos as adições de Pokémon dos pacotes de expansão, a Pokédex regional de Paldea possui 38 Pokémon da região de Johto. A segunda geração adicionou 100 novos monstrinhos, então, desse modo, podemos afirmar que 38% da Pokédex de Johto estão presentes em Paldea.

Minha esposa é professora de matemática e, um belo dia, ela me disse que os números podem manipular as pessoas no sentido de influenciar nas decisões, como promoções de compras ou pesquisas eleitorais. Agora, quando o inverso ocorre, ou seja, nós manipulando os números, podemos obter algumas respostas bem intrigantes.
 

Como foi dito acima, 38% da Pokédex de Johto estão contidos na Pokédex de Paldea. Ao separarmos os algarismos 3 e 8, podemos realizar algumas brincadeiras. Por exemplo, se somarmos 3 + 8 temos o número 11, e quando somamos 1 + 1, temos o número 2, que simboliza a segunda geração.

Pode parecer forçado, mas algo parecido ocorre com Diancie na sexta geração. Seu número da Pokédex é #719. Quando aplicamos esse conceito, temos: 7 - 1 = 6; 6 + 9 = 15. E quando somamos 5 + 1, o resultado é 6, número da geração em que Diancie foi introduzida.

Por mais hipotético, e até sem sentido que isso possa parecer, é inegável que os resultados sugerem essa comparação. Como dizia o escritor Vaclav Smil, os números não mentem.

Evoluções

As recentes entradas na franquia, Pokémon Legends: Arceus e Scarlet/Violet, trouxeram alguns Pokémon da região de Johto para os holofotes. Seja com novas evoluções ou formas regionais, é inegável uma atenção especial à segunda geração.

O principal exemplo é Wooper, anunciado nos trailers como forma regional, porém, sem sua evolução, Clodsire. Outros Pokémon, como Dunsparce e Girafarig, também tiveram evoluções que são possíveis apenas quando estão em Paldea, no caso, Dudunsparce e Farigiraf.


Em Legends: Arceus, vários Pokémon receberam evolução e que são importantes no jogo, seja como adversários ou como parte da história. Veja:
  • Stantler agora pode evoluir para Wyrdeer, dos tipos NORMAL/PSYCHIC, e serve de montaria para podermos percorrer rapidamente grandes distâncias terrestres;
  • Qwilfish não só foi presenteado com uma evolução, Overqwil, como também uma forma regional dos tipos DARK/POISON. Na história, é o guardião (em sua forma Alfa) da caverna presente no Lake Valor, local onde encontramos Azelf;
  • Sneasel também ganhou forma regional dos tipos FIGHTING/POISON e uma evolução única, Sneasler, que substitui a técnica Rock Climb usada nas versões Diamond/Pearl;
  • Ursaring, que representa a constelação de Ursa Maior, agora tem uma evolução: Ursaluna, dos tipos NORMAL/GROUND. No jogo, sua função é farejar por itens escondidos, assim como o Item Finder;
  • Há também a forma Bloodmoon de Ursaluna, exclusiva das versões Scarlet/Violet, e, até o momento, não se sabe como ou o que transforma Ursaring em Ursaluna Bloodmoon. Ganondorf, talvez?

Trilha sonora

Até com isso temos que nos preocupar. Antigamente, eram apenas trechos de texto ou imagens que sugeriam a existência de novos jogos; agora, a música presente nas versões também pode indicar projetos futuros.

Não acredita em mim? Sem problemas, separei especialmente para você uma evidência arrebatadora. Poucos sabem, mas eu já fui professor de música, lecionava contra-baixo. A música, para mim, é algo muito importante, ainda mais nos games.

Dessa maneira, levo muito a sério as trilhas dos jogos, ainda mais porque gosto de jogar com fones de ouvido e identificar cada instrumento presente naquela faixa. O tema da Nemona é um bom exemplo, com uma excelente bateria, teclado invejável e um baixo primoroso acompanhando a guitarra. Em alguns momentos, lembra até Mario Kart.



Voltando para a evidência, você se lembra do tema da cidade de New Bark, nossa primeira cidade na região da região de Johto? A melodia leve e inspiradora ecoou em meus ouvidos no ano 2000 na versão Crystal e 10 anos depois no remake, SoulSilver.

Semana passada, comecei minha aventura pela região de Paldea novamente, agora mais experiente e sabendo tudo o que poderia encontrar pela frente. Passei muito tempo escolhendo meu inicial e, com isso, o tema de Cabo Poco ficou na minha cabeça.


Algo em mim notou certa similaridade, e não é a casa perto da água, assim como temos em New Bark. Fui correndo pegar meu DS e abri meu save da SoulSilver. Quando o jogo finalmente carregou, estava na frente de casa, provavelmente tinha acabado de vencer a Elite Four.

Leitor, se você ainda toca algum instrumento ou já teve seus momentos musicais no passado, vai entender o que vou falar agora. Nosso ouvido é, de certa forma, treinado. Sabemos distinguir e reconhecer alguns sons, seja para afinação ou para aprendermos a tocar alguma música “de ouvido”.

Na mesma hora, achei as similaridades. São tantas, mas tantas, que parece ser até a mesma música, porém, remixada para a nona geração. Se não acredita, ouça você mesmo!


Convencido de que há alguma coisa acontecendo? Com tantas evidências, não dá para negar as aparências, como diriam Chitãozinho e Xororó. Amanhã tem Pokémon Presents e a nossa expectativa é que apareçam anúncios de tirar o fôlego.

Empolgado com essa possibilidade? Já suspeitava de um novo jogo baseado em Johto? Deixe suas teorias nos comentários e vamos debater sobre o tema!
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.