Mother: Shigesato Itoi revela o significado profundo por trás do nome da franquia

Criador da trilogia de JRPGs compartilhou seus sentimentos mais íntimos para atender ao pedido dos fãs.

em 23/02/2024
Após o anúncio de que Mother 3 (GBA) seria relançado no serviço de assinatura do Switch Online exclusivamente no Japão como parte da comemoração dos 30 anos da franquia, Shigesato Itoi, a principal mente criativa por trás da série, compartilhou um pouco dos seus sentimentos sobre o real significado do nome "Mother" através de uma nota publicada no site japonês Hobonichi

Em resumo, Itoi revela que, apesar de não fazer muito sentido dentro do contexto do primeiro jogo, ele resolveu dar esse nome atípico (que significa "mãe" em inglês) como uma maneira de tentar lidar com os traumas de infância causados pelo divórcio de seus pais e a ausência da mãe ao longo da vida. Durante suas reflexões, ele também destaca o quão impactante foi a primeira vez que ele escutou a música "Mother" do cantor John Lennon.

Os relatos da nota são bem íntimos e definitivamente adicionam uma camada a mais de profundidade na hora de interpretar os acontecimentos dos jogos. "Eu acho que queria gritar "MÃE!" para o mundo todo ouvir", conta ele.
A nota original em japonês ainda não recebeu uma tradução oficial para uma língua mais acessível, porém alguns fãs da comunidade se esforçaram para traduzir para o inglês. Para compartilhar a nota em português aqui no Nintendo Blast, utilizamos como base a tradução em inglês feita pelo usuário do X (antigo Twitter) @furdmatt e adaptamos algumas frases para encaixar melhor na nossa língua. Logo, é importante ressaltar a probabilidade de ter pequenos erros de tradução ao longo do texto.

Confira a mensagem completa traduzida para o português logo abaixo:
"Na noite passada, eu estava participando de uma entrevista para falar sobre 'Mother 3' e a entrevistadora me perguntou sobre algo que ela só foi parar pra pensar recentemente.

'Por que o jogo é chamado de Mother?, foi a pergunta.

Eu provavelmente já expliquei isso diversas vezes e todo mundo pensa que já sabe, então eu não toco no assunto. Entretanto, agora eu percebi que isso era realmente estranho. Eu acho que realmente fazia pouco sentido nomear o jogo de 'Mother'.

Hoje, refletindo com 75 anos de idade, acredito que a minha razão era bem simples. Talvez eu só queria falar 'mãe'. Eu acho que queria gritar 'MÃE!' para o mundo todo ouvir. 

Durante a entrevista de ontem, eu não consegui expressar algo assim tão íntimo, mas o significado provavelmente não foge muito disso. Desde que eu era uma criança, eu sentia que estava me proibindo de pensar ou falar algo envolvendo a palavra mãe. Meus pais se divorciaram antes que eu pudesse ter lembranças, então eu tive que viver a minha vida inteira pensando que a minha mãe não existia. A pior parte disso tudo era ver as pessoas sentindo pena de mim por isso. A única coisa que me machucava era ouvir um 'tadinho dele'.  

Eu pensava que já havia aceitado o fato de que não eu não tinha uma mãe e eu já estava acostumado a viver sem a presença dela. Já se passaram décadas desde então, mas eu ainda me pergunto se essa falta de conexão com a minha mãe havia deixado uma cicatriz no meu coração.

Eu acho que usar o nome 'Mother' foi a oportunidade que eu encontrei de finalmente soltar essa 'palavra proibida' para fora do meu corpo. Bom, pelo menos é isso que eu sinto dentro da minha mente.

Aliás, existe alguém que já fez algo similar antes e o nome dessa pessoa era John Lennon. Em uma das suas canções, ele gritava 'MOTHER!' o mais alto que conseguia. Escutar aquilo me fez sentir arrepios na espinha. 

É incrível pensar nas coisas que você percebe com o passar do tempo, porém não importa quanto tempo passe, nós realmente nunca sabemos o que estamos de fato pensando e sentindo. Não é mesmo?"

Fonte:  Hobonichi/Twitter


Estudante de jornalismo que não vê a hora de achar um estágio. Apaixonado por videogames e esperando o fim de Hunter x Hunter e Berserk desde que me entendo por gente.