Desenvolvido pela equipe da Appnormals e publicado pela Chorus Worldwide Games, Frank And Drake é uma cativante aventura narrativa no formato point-and-click enriquecida pela técnica de rotoscopia. Com uma trama curiosa e envolvente, o título consegue capturar inteiramente nossa atenção desde o primeiro momento.
Separados pelo dia e pela noite
Frank e Drake são dois indivíduos que, em determinado momento, se veem compartilhando o mesmo apartamento. Enquanto o primeiro sofre de amnésia, o segundo é afligido por uma alergia à luz solar. Essa situação peculiar desdobra a jogabilidade em duas sessões distintas: assumimos o controle de Frank durante o dia e de Drake durante a noite.
Devido às circunstâncias e às rotinas opostas de cada personagem, esses dois sujeitos nunca se cruzam pessoalmente, comunicando-se apenas por meio de breves notas deixadas pela casa. Essa dinâmica confere ao relacionamento entre eles nuances que oscilam entre a amizade e a desconfiança, dependendo das escolhas do jogador.
Nesse sentido, é verdadeiramente fascinante como cada decisão, por mais trivial que pareça, como guardar ou ignorar um objeto, exerce uma influência tangível na profundidade da relação entre Frank e Drake. Esse aspecto, aliado à presença de múltiplos finais, estimula várias jogatinas, cada uma oferecendo uma nova perspectiva e experiência.
Sem adentrar em mais detalhes da trama para evitar spoilers, é relevante destacar que a narrativa de Frank And Drake apresenta elementos de mistério sobrenatural, os quais são habilmente incorporados para manter o jogador constantemente intrigado e ansioso por desvendar os passados enigmáticos dos dois protagonistas. Vale destacar que o título está legendado em português, facilitando o entendimento da aventura.
Um point-and-click simples, mas que faz bom uso da rotoscopia
A jogabilidade de Frank And Drake é bastante simples, consistindo em clicar nos ambientes para locomover o personagem e nos objetos para interagir com eles. Não existe muita liberdade de exploração, mas há alguns colecionáveis interessantes "escondidos" em determinados cenários.
Durante a aventura, nos deparamos com alguns quebra-cabeças. Na maioria das vezes, esses enigmas são intrigantes e se integram de forma coerente com a situação em que nos encontramos. No entanto, em alguns casos, o cursor se apresenta um tanto impreciso, deixando a impressão de que o jogo foi predominantemente pensado para o uso de um mouse.
Além das já mencionadas notas utilizadas para interação, os dois personagens possuem diários que são preenchidos com suas experiências e descobertas diárias, os quais também funcionam como uma espécie de guia para termos um controle de nossas ações e objetivos.
Em suma, não há nada de excepcionalmente notável ou alarmante na jogabilidade de Frank And Drake. Embora seja um jogo point-and-click simples em termos de mecânica, a interação com os elementos do cenário é sempre cativante, pois é por meio dela que gradualmente vamos conhecendo melhor os dois protagonistas.
Considerando que um dos maiores méritos do título reside na singularidade da dupla principal, o uso da rotoscopia — técnica que filma cenas com pessoas reais e as redesenha quadro a quadro, criando a animação a partir do vídeo — contribui de forma muito positiva para a experiência. Esse mecanismo confere expressões e emoções autênticas aos indivíduos, tornando a história mais imersiva.
Compreender toda a trama pode ser cansativo
A abordagem escolhida pelos desenvolvedores de ramificar a campanha em diversas alternativas e desfechos, os quais são diretamente influenciados por nossas ações e escolhas, é muito interessante; no entanto, essa característica também gera um problema.
Ainda que a trama seja muito boa e os personagens intrigantes, desvendar todas as peças desse quebra-cabeça exigirá que o jogador conclua o título pelo menos algumas vezes. Isso ocorre devido à distribuição das informações essenciais em diversos caminhos diferentes, tornando uma única jogatina insuficiente para compreender todo o contexto.
Particularmente, considero que o fator replay é um aspecto muito positivo em jogos, contanto que constitua uma escolha e não uma obrigação. Nesse sentido, no caso de Frank And Drake, que possui uma jogabilidade simples demais, a necessidade de repetir a campanha várias vezes para compreender completamente sua história pode se tornar exaustiva a longo prazo.
Uma experiência memorável
Frank And Drake é uma aventura narrativa envolvente, enriquecida pela técnica de rotoscopia e pela complexidade dos protagonistas. Apesar de sua jogabilidade simples, que pode se tornar um tanto cansativa devido à necessidade de múltiplas jogatinas para explorar completamente a trama ramificada, trata-se de um título que oferece uma experiência diferenciada.
Prós
- A trama é envolvente e cheia de mistérios;
- A técnica de rotoscopia é habilmente utilizada para atribuir expressões e emoções autênticas aos personagens, aumentando significativamente a imersão na história;
- A presença de múltiplos finais e a influência direta das escolhas do jogador na trama garantem um grande fator replay;
- Legendado em português.
Contras
- Explorar todos os aspectos da trama exige que os jogadores joguem várias vezes, o que pode se tornar tedioso a longo prazo;
- Em certos quebra-cabeças, a imprecisão do cursor pode causar frustração, dando a impressão de que o jogo foi projetado principalmente para o uso de mouse.
Frank And Drake — PC/PS4/PS5/XBO/XSX/Switch — Nota: 7.5Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia adquirida pelo próprio redator