Pokémon Scarlet/Violet (Switch): Como o fenômeno da terastalização ajudou a renovar a franquia

Veja como a mecânica de batalha exclusiva da nona geração mudou a forma de se jogar Pokémon.

em 24/01/2024

As batalhas Pokémon são o ápice da franquia dos monstrinhos de bolso. A cada geração, novas criaturas e movimentos são criados para deixar o universo mais dinâmico e diverso, concedendo ao jogador infinitas possibilidades.

Com o passar das gerações, a Game Freak adotou o padrão de inserir uma mecânica de batalha única. Tudo começou em Unova com as gemas, ou Gems, como conhecemos.

Nas versões Sun/Moon, além dos Z-Moves, as Megaevoluções introduzidas na região de Kalos também estavam presentes. Em Galar, a transformação Dynamax/Gigantamax utilizou o meme ‘copia, mas não faz igual’ ao combinar mega evolução e Z-Move em uma única transformação.

Contudo, desde Sword/Shield não há o transporte dessas mecânicas para as novas versões, o que implica em um ambiente totalmente novo e desafiador.

Até o momento, o mais recente é o fenômeno da Terastalização, que envolve o Pokémon em cristais únicos, capazes de alterar o tipo do monstrinho. Desde seu anúncio, essa mecânica dividiu opiniões, e após o campeonato mundial de 2023, a comunidade testemunhou seu uso no mais alto nível.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar a você, leitor, como a mecânica de Terastalização deu novos ares à franquia Pokémon. Pronto para a batalha? Então carregue seu Tera Orb e boa leitura!

O que é a Terastalização

Os treinadores que obtiverem um Tera Orb poderão usá-lo para Terastalizar seus Pokémon, criando uma Tera Jewel acima da cabeça do monstrinho e concedendo um brilho no corpo como de pedras preciosas polidas.

A transformação altera o tipo defensivo do Pokémon de acordo com seu Tera-type, ou seja, Empoleon, dos tipos WATER/STEEL com Tera FAIRY, ao ativar a mecânica, deixa de ser dos tipos padrão e passa a ser um Pokémon exclusivamente do tipo FAIRY.


Os Pokémon também recebem STAB em movimentos correspondentes ao seu Tera-type e dos movimentos equivalentes aos tipos que tinham imediatamente antes da transformação. Com base no exemplo acima, Empoleon recebe STAB ao utilizar golpes dos tipos WATER, STEEL FAIRY.

Durante a transformação, a habilidade Adaptability funciona apenas para o Tera-type, tendo o STAB de 1.5x aumentado para a ser 2x e caso seja do mesmo tipo base do Pokémon (NORMAL com Tera-type NORMAL), esse multiplicador passa de 2x para 2.25x, ou seja, bem forte.

O movimento Tera Blast, por padrão, é uma técnica do tipo NORMAL, e quando o Pokémon é terastalizado este golpe recebe o mesmo tipo do Tera-type do Pokémon. A base de cálculo consiste no maior atributo entre Attack e Special Attack; portanto, pode ser usado em qualquer Pokémon.


Os Pokémon terastalizados não podem ter seu tipo alterado por movimentos e habilidades como Soak, Double Shock, Protean ou Transform. Caso um Ditto use Transform ou ative sua habilidade Imposter antes de terastalizar, não irá copiar o Tera-type de seu oponente e, em vez disso, manterá o seu próprio.

Esse fenômeno persiste até que a batalha termine ou o Pokémon desmaie. Depois de ser usado uma vez, o Tera Orb perde toda a sua energia e deve ser recarregado tocando em cristais contendo energia Terastal ou visitando um Centro Pokémon.

Depois de vencer o ginásio na cidade de Medali, o jogador pode alterar o Tera-type de seus Pokémon no Treasure Eatery. O custo da operação é de 50 Tera Shards de um determinado tipo. Contudo, há duas exceções: Ogerpon e Terapagos, que não podem ter seus Tera-types modificados através dessa funcionalidade.

Hidden Power

Esse movimento foi criado na segunda geração e esteve presente até a sétima. Nas cinco primeiras gerações, o golpe Hidden Power tinha seu poder variável entre 30 e 70, sendo muito utilizado nas versões Gold/Silver e Ruby/Sapphire para cobrir a falta de movimentos STAB de certos tipos.

Um grande exemplo de Pokémon que utilizava Hidden Power é Scizor, já que, até Diamond/Pearl, o inseto metálico de Johto não possuía um bom STAB do tipo BUG. O tipo e força do golpe eram determinados através da combinação dos IVs do monstrinho.

Cada Pokémon possui seis IVs — HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed. A partir de Ruby/Sapphire, os possíveis valores passaram de 0 até 15 para 0 até 31, e determinam o quão alto será o valor final do atributo antes dos Effort Points e Nature.

O problema envolvendo Hidden Power é que, com as mecânicas de manipulação de IVs no passado, era muito difícil obter o tipo desejado e com alto poder, pois qualquer alteração na combinação de IVs poderia mudar não só o tipo como também a potência do golpe.

Até a terceira geração, não tínhamos divisão de golpes físicos/especiais como temos hoje. Na época, o tipo da técnica determinava se era física/especial. Sendo assim, o golpe Hidden Power tornou-se uma mecânica recorrente dos treinadores para se obter cobertura super-efetiva e pegar os adversários de surpresa.


A partir das versões Diamond/Pearl, Hidden Power passou a ser uma técnica exclusivamente da categoria Special, e, por esse motivo, Pokémon com foco no Attack, como Marowak, — que utilizava Hidden Power BUG para vencer adversários do tipo GRASS — perderam um recurso importante.

A partir de Kalos (sexta geração), o poder da técnica foi fixado em 60 pontos; porém, a manipulação de IVs ainda era necessária para obter o tipo desejado. Essa mudança foi crucial, já que o poder-base constante garante que não teremos variações indesejadas. Com a fixação em 60 pontos, a preocupação dos treinadores resumia-se apenas a manipular qual ou quais IVs não teriam o valor 31.


Competitivamente falando, há uma busca pelos Pokémon classificados como flawless, ou “sem falhas”, em uma tradução livre. A ideia por trás desses monstrinhos é ter a maior quantidade de IVs com valor 31, descartando aquele que é negativado pela Nature.  

No entanto, caso esse mesmo Pokémon queira utilizar Hidden Power ICE, sua Defense necessariamente precisa ser 30, a fim de evitar uma redução ainda maior e tornar-se frágil contra monstros físicos. Veja mais uma comparação, levando em consideração a mudança citada acima:



Outro ponto importante sobre Hidden Power é a criação de jogos mentais entre os treinadores. Tomando Latios como exemplo, em um cenário de VGC, temos Scizor e Ferrothorn como grandes barreiras para o jato azul de Hoenn.

Sem Hidden Power FIRE em seu moveset, dificilmente Latios causará dano consistente nesses dois Pokémon. Porém, para que isso seja possível, tanto o Special Attack como Speed de Latios precisam ter IVs 30. Em um confronto direto contra outro Latios que não tem Hidden Power, ou que faz uso do movimento, mas não de um tipo que reduza Speed, há uma diferença de um ponto nesse atributo.

Se considerarmos ambos de Nature Timid (+Speed, - Attack) e com 252 EVs, o primeiro atinge 177 pontos em Speed contra 178 do segundo (ambos no Lv.50); logo, é suficiente para ultrapassar e atacar antes.

Tera Blast x Hidden Power

Com a remoção de Hidden Power do jogo e a inclusão de Tera Blast, muitos Pokémon perderam potencial por não terem mais a capacidade de vencer certos adversários sem grande esforço. Como Tera Blast só muda seu tipo após a transformação, não podemos desperdiçar esse recurso.

Ainda considerando o exemplo de Latios citado acima, com Tera-type FIRE, teríamos um cenário bem diferente. Além de receber STAB em Tera Blast, Latios seria imune a golpes do tipo GROUND graças à sua habilidade Levitate. Outro ponto: perderia sua fraqueza para o tipo DRAGON e manteria STAB; logo, teria uma certa vantagem contra outro Latios.


Agora, eu gostaria de levantar uma questão para você, leitor: já imaginou se a técnica Hidden Power ainda existisse? Montamos um cenário simulado em que é possível ter Tera Blast e Hidden Power no mesmo moveset.

Como exemplo, usaremos dois Pokémon muito consistentes do competitivo VGC: Heatran e Flutter Mane. O primeiro é dos tipos FIRE/STEEL, enquanto o segundo é dos tipos GHOST/FAIRY. Normalmente, Heatran opta por utilizar Tera-type FAIRY ou GRASS para cobrir suas fraquezas aos tipos FIGHTING, GROUND WATER. Nessa simulação, usaremos Tera-type FAIRY.


Flutter Mane é conhecido por suas altíssimas bases de Special Attack, Special Defense e Speed, e naturalmente será mais ágil do que Heatran. Para a simulação, Flutter Mane terá seu Tera-type definido como WATER.

A Terastalização ocorre antes do disparo dos ataques; com isso, em teoria, o Pokémon mais lento tem “vantagem” de poder se antecipar e eliminar sua fraqueza. Supondo que ambos acionem a mecânica no mesmo turno, Flutter Mane passa a ser um Pokémon do tipo WATER puro, enquanto Heatran se torna um Pokémon do tipo FAIRY puro.


No turno após a transformação, Flutter Mane em posse de Hidden Power POISON possui a vantagem. Ainda, por conta da mudança, o Tera Blast de Flutter Mane será do tipo WATER, acertando Pokémon como Chi-Yu e Incineroar com dano super efetivo, ótimas respostas para a forma Paradox de Misdreavus.

Impacto da Terastalização

Para explicar sobre como a Terastalização afeta o competitivo de Pokémon, conversamos com o melhor jogador de Pokémon VGC do Brasil, Gabriel Agati. Durante a entrevista, abordamos diversos aspectos desse fenômeno nos torneios competitivos e, de quebra, descobrimos qual é o Tera-type favorito dele.

No último torneio mundial realizado em Yokohama no Japão, Agati ficou na trigésima sétima(#37) colocação, e foi de longe nosso melhor jogador. Embora não tenha vencido o torneio, só de aparecer no Top 64 é um feito que poucos jogadores brasileiros conseguiram. Temos que valorizar toda e qualquer classificação em torneios internacionais, afinal, não deve ser fácil chegar a esse patamar.

NB: Agati, para você, qual o impacto da Terastalização no competitivo VGC?

GA: Existem dois tipos de formato: Open Team Sheet e Closed Team Sheet. No formato Open Team Sheet (lista aberta) temos acesso ao time completo do oponente e podemos visualizar os golpes, habilidade, itens, e especialmente o Tera-type. Todos os campeonatos oficiais seguem esse formato e com isso, o fator surpresa é eliminado.

Como a Terastalização é uma mecânica bem ampla, ou seja, qualquer Pokémon pode mudar para um entre os 18 tipos existentes, há um impacto diferente na lista aberta e na lista fechada. A grande maioria dos jogadores pode classificar essa transformação como "irritante" no formato lista fechada (sem acesso às especificações do time), pois muitas vezes pode ser usado um Pokémon sem sentido algum e Tera-type menos ainda, quebrando a sua estratégia.


NB: Quais são os pontos positivos e negativos da Terastalização?

GA: Ponto negativo é um pouco subjetivo. Em minha opinião pessoal, não há ponto negativo. Talvez, Pokémon que são naturalmente fortes fiquem ainda mais fortes.

Do ponto de vista competitivo, a Terastalização é um recurso que só pode ser usado uma vez por partida. Ambos os jogadores possuem acesso à mecânica, e a vantagem é do treinador aplicar a transformação no momento oportuno.

Como os torneios oficiais seguem o formato de lista aberta, a Terastalização não é necessariamente algo negativo, pelo contrário, é até divertido porque adiciona uma dinâmica nova e interessante. Inclusive, há equipes que aparecem com terastalizações pouco usuais mas inteligentes.

Já para a lista fechada (batalhas online e até alguns campeonatos), pode ser um fator irritante.

NB: Em que momento devo terastalizar meu Pokémon?

GA: Não existe um momento certo, depende muito das condições. Há vezes em que a jogada correta é terastalizar logo no primeiro turno e atacar direto (risos). No entanto, às vezes a Terastalização é feita de forma defensiva para bloquear dano super efetivo.

Por exemplo, Amoonguss é dos tipos GRASS/POISON. Mesmo que ele possa virar Tera WATER, dificilmente o adversário vai usar Thunderbolt ou Leaf Storm nele, pois naturalmente há resistência.


Contudo, há também casos em que a Terastalização atrapalha. Como exemplo temos o confronto de Dragonite de Tera-type NORMAL contra um Urshifu. A ideia é aumentar o dano de Extremespeed. Contudo, Dragonite base resiste os golpes dos tipos FIGHTING WATER, e ao terastalizar, torna-se suscetível a Close Combat ou Surging Strikes, ou seja, mais atrapalha do que ajuda.

NB: Diferente das Megaevoluções e outras mecânicas, que têm um grupo seleto, quais Pokémon são mais beneficiados pela Terastalização? Apenas os Pokémon do meta? Ou não importa, todos passam a ser viáveis?

GA: A Terastalização é bem mais fraca em comparação com Dynamax e as outras mecânicas. Durante a oitava geração, na maioria esmagadora das partidas a transformação Dynamax/Gigantamax ocorria já no primeiro turno.

É bem comum vencer partidas onde não é necessário terastalizar, e até mesmo quando terastaliza, o impacto é bem pequeno e não influencia diretamente no resultado. Eu mesmo, algumas vezes, venci partidas sem terastalizar. Não é obrigação, mas definitivamente é um recurso forte que poderá ser usado nas partidas.

NB: Seria mais permissiva então?

GA: Permissiva é a palavra que define bem a Terastalização. Com certeza é permissiva porque não consome slot de item e é bem situacional. Geralmente, os times possuem Pokémon que terastalizam com mais frequência, mas isso não impede os demais membros também aproveitarem o recurso. Exemplo: usar Tera-type GHOST para não receber Fake Out ou Extremespeed ajuda bastante; Tera-type DARK para não sofrer contra a habilidade Prankster.

Arrisco dizer que os Pokémon do Meta, se removesse o tera, mudaria pouquíssimo. Charizard, por exemplo, sem mega evolução era horrível na época. Kangaskhan a mesma coisa. Seria uma mudança menos drástica remover a Terastalização. Talvez o Pokémon que sofreria mais seria Ogerpon com máscara de fogo, pois o de água é mais suporte e não terastaliza com frequência.


Dragonite seria um bom exemplo pois mudaria muito a forma de se jogar. Sem Tera seria muito bom, mas por abusar do Tera-type NORMAL para usar Extremespeed (prioridade 2), e ao lado de Chien-Pao para reduzir as defesas, muitos adversários serão nocauteados rapidamente. Agora, sem a Terastalização, mesmo com Choice Band — item comum nessa variação — não aplicaria OHKO.

NB: Na sua opinião, qual é o melhor Tera-type e por quê?

GA: Melhor Tera-type é aquele que atua ofensiva e defensivamente da mesma forma. Urshifu Rapid Strike, por exemplo, com Tera-type WATER perde as fraquezas para os tipos FAIRYFLYING e PSYCHIC, enquanto consegue causar muito dano com Surging Strikes ou Aqua Jet. Flutter Mane com Tera-type FAIRY é bem similar, já que perde o tipo GHOST e sua fraqueza para esse tipo.


NB: Qual o seu Tera-type favorito?

GA: Meu tera-type favorito é WATER, talvez. Defensivamente é muito bom e ofensivamente é bem presente. Muito balanceado em todos os aspectos. Acredito que WATER FAIRY são os melhores, e se tivesse que montar um Top 3, com certeza ambos estariam lá.
Você pode acompanhar o Gabriel Agati em suas redes sociais: X (antigo Twitter) e no Instagram. Aqui você acompanha a carreira competitiva do nosso mais ilustre representante nas competições internacionais.
E você, leitor, o que acha do fenômeno da Terastalização? Há realmente um impacto como as mecânicas anteriores ou concorda com nosso amigo Agati sobre esse fenômeno ser mais permissivo? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!

Revisão: Davi Sousa
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Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
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