Shiren the Wanderer: The Mystery Dungeon of Serpentcoil Island (Switch) recebe novos detalhes de gameplay

Mystery Dungeon chega ao Switch em fevereiro de 2024.

em 25/11/2023
A Spike Chunsoft divulgou novas informações sobre Shiren the Wanderer: The Mystery Dungeon of Serpentcoil Island. Em nota à imprensa, foram revelados vários detalhes sobre como o novo título da tradicional franquia de RPGs roguelike funcionará.

Shiren the Wanderer: The Mystery Dungeon of Serpentcoil Island é o mais novo jogo da franquia Mystery Dungeon da Spike Chunsoft. A ideia da série envolve explorar dungeons geradas proceduralmente no controle do espadachim Shiren. O novo título usa um estilo gráfico 3D e leva o personagem para a distante Serpentcoil Island.

Como em outros jogos do formato Mystery Dungeon, a exploração das dungeons tem como limitação a fome do personagem. As ações do jogador levam ao consumo de uma energia chamada Fullness (algo como saciedade em português) e é importante ingerir alimentos para evitar complicações (geralmente o personagem começa a tomar dano ao HP se estiver com a barriga vazia).

Em Serpentcoil Island, a ingestão de Onigiri e outros itens pode aumentar a barra de Fullness. Caso Shiren tenha 150 ou mais pontos, ele atingirá o "Sumo Status", um efeito que traz várias vantagens, mas será eliminado quando a Fullness chegar a 120 ou menos. Quando está em Sumo, o personagem ganha as seguintes características:

  • HP e ataque aumentam;
  • Destrói armadilhas nas quais pisar sem ativá-las;
  • Permite quebrar paredes com ataques comuns independente da arma equipada;
  • Efeitos e itens que o fariam se mover não funcionam (sejam eles ativados pelo inimigo ou pelo próprio jogador).

Em Serpentcoil Island, temos também a a aparição de inimigos ultrapoderosos chamados Behemoths. De acordo com a Spike Chunsoft, eles são muito mais fortes que os oponentes comuns, com altos valores de ataque e uma barreira especial que os protege de ataques vindos da frente e das laterais. Embora sejam grandes e lentos e desapareçam após um tempo, a empresa afirma que a melhor tática é fugir quando eles aparecerem.

Uma novidade do jogo é a possibilidade de encontrar itens sagrados nas dungeons. Eles são equipamentos geralmente melhores que os normais e podem ser do tipo Azul ou Dourado. A segunda variedade é mais rara do que a primeira, mas os seus efeitos são mais aleatórios, podendo não ser tão bons quanto as armas azuis. Ambos os tipos podem ter "runas naturais" que adicionam efeitos impossíveis de obter de outra forma no jogo.

Para aprender a lidar com os perigos, Shiren pode explorar o Monster Dojo. O próprio jogador deve montar sua área de treino, posicionando monstros, itens e armadilhas variadas já encontradas na dungeon, criando situações que podem ajudar na resolução dos desafios reais.

Além de todas as informações acima sobre elementos de gameplay, foram divulgados quatro personagens: Hibiki, Sokusen, Tugai e Seki.

Hibiki é uma jovem intendente dos Red Orca Pirates que viaja para Serpentcoil Island em busca de um certo tesouro perdido. Embora seja uma pirata, ela odeia ganância e segue à risca o lema de sua equipe de roubar apenas o necessário.

Sokusen é o contramestre dos Red Orca Pirates e está a serviço de Hibiki. 

Tugai é o capitão dos Black Shark Pirates e levou toda a sua tripulação para a ilha a fim de pegar todos os tesouros lá presentes.

Seki é a líder de um grupo de ninjas que vivem escondidos na ilha. Considerada uma princesa pelos seus subordinados, ela tem habilidades excepcionais, mas é mais conhecida por ser uma pessoa muito gentil.

Shiren the Wanderer: The Mystery Dungeon of Serpentcoil Island será lançado para Switch no dia 27 de fevereiro de 2024. O jogo estará disponível de forma digital e física.


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.