Séries da Nintendo tem vendido mais no Nintendo Switch e expandido a sua relevância fora do Japão

Novo relatório da Nintendo apresenta um panorama de vendas positivo para a geração atual.

em 08/11/2023
Em novo relatório da Nintendo, a empresa destacou que o Nintendo Switch trouxe um grande boom para as suas propriedades intelectuais. Várias de suas séries tiveram vendas recordes e mantém boas métricas de vendas mesmo após o primeiro ano no mercado. Exemplos incluem The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Kart 8 Deluxe, Super Smash Bros. Ultimate, Super Mario Odyssey, Super Mario Party, Ring Fit Adventure, New Super Mario Bros. U Deluxe e Splatoon 2.

Em particular, o relatório aponta que séries como Animal Crossing e Kirby não apenas tiveram vendas recordes com New Horizons e Forgotten Land respectivamente, como também uma mudança significativa na distribuição mundial das vendas. Em títulos anteriores, o Japão era responsável pela maior parte das cópias vendidas, mas para esses jogos a proporção de vendas nas Américas, Europa e outras regiões teve um aumento significativo. Em termos absolutos, as vendas também aumentaram em todas as regiões.

A expansão do mercado teve as seguintes métricas do lançamento do Switch (2017) ao atual período fiscal:

  • De 2017 para 2023, as vendas gerais tiveram um aumento de 3,3 vezes;
  • Para os mercados fora do Japão, Américas e Europa, a expansão foi de 5,5 vezes indo de um arrecadamento de ¥ 24,9 bilhões (aproximadamente R$ 810 milhões) para ¥ 138,7 bilhões (aproximadamente R$ 4,5 bilhões).

Em análise, a Nintendo afirma que a melhoria das vendas nesses mercados externos teve forte influência da localização de títulos first-party em várias línguas. Porém, a empresa também destaca que as vendas físicas de jogos de outras empresas aumentaram do ano fiscal de 2018 para 2021 e se mantiveram constantes desde então. O gráfico abaixo representa essa progressão sem contar downloads:

 

 

Fonte: Nintendo (Relatório financeiro)

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é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.