GBC

GameBook Color: The Unofficial CGB Companion: livro sobre o portátil clássico recebe campanha no Kickstarter

A história do portátil que trouxe cores ao Game Boy.

em 23/11/2023

O Game Boy Color ganhará um compêndio não oficial sobre sua história e os principais jogos. Intitulado GameBook Color: The Unofficial CGB Companion, o volume entrou em campanha de financiamento coletivo no Kickstarter e contará com 200 páginas, mais de 40 escritores e ilustradores, contando com alguns brasileiros.


Após financiar e publicar com sucesso um livro sobre o Game Boy original, o inglês Paul Murphy agora promete a história do console; linhas do tempo; um tributo a Satoshi Tajiri, o criador de Pokémon; e análises de 40 jogos da versão colorida do console portátil, mas esse número pode aumentar com as metas estendidas da campanha.




No momento da publicação desta notícia, o financiamento já havia passado da metade do alvo de 25 mil  libras esterlinas e ainda tem 21 dias de arrecadação pela frente. Os interessados podem apoiar com qualquer valor, mas a oferta que conta com a aquisição do livro custa a partir de 30 libras esterlinas (cerca de R$ 184).

O livro é um projeto da editora Ninty Media, que já lançou um compêndio sobre os amiibos e revistas sobre o Switch. Como se trata de uma publicadora independente, a campanha ressalta o amparo jurídico para a obra não oficial, apontando que se trata de fair use (fair dealing, no Reino Unido). Traduzida literalmente como "uso justo", trata-se de uma doutrina que limita a atuação dos direitos autorais ao permitir certas abordagens criativas, como críticas e pesquisas.

Dito isto, o livro evita usar marcas registradas da Nintendo em seu título, preferindo fazer referência ao código do modelo do Game Boy Color: CGB-01.


Siga o Blast nas Redes Sociais

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies. Veja minhas análises no OpenCritic.