Dragon Quest Monsters: The Dark Prince conta a história de Psaro, um rapaz que é amaldiçoado e acaba ficando impossibilitado de ferir monstros. Agora, ele terá que se tornar um domador, reunindo uma equipe de criaturas poderosas para enfrentar os perigos do mundo de Nadiria.
No novo vídeo, somos apresentados a um pouco da diversidade de monstros disponíveis no jogo, sendo ao todo mais de 500 opções de criatura. Destaques da apresentação incluem o Goonache Goodie, o Vegan Dragora, o Croc-a-Bugle-Doo, o King Jester Slime e o demônio Sugar Baddy. Ao final, o vídeo mostra um pouco das possibilidades de combinação para a mecânica de Síntese de monstros, que funde as criaturas em uma só e pode trazer resultados inesperados.
Além disso, a empresa recentemente divulgou informações sobre as mecânicas do online em um post de sua página de notícias. As opções incluem batalhas online, concursos rápidos e uma loja online. Com boas performances nos desafios online, o jogador pode liberar monstros e itens raros e o dinheiro ganho pode ser gasto na loja para desbloquear itens como pergaminhos de talentos.
As batalhas online são divididas em "Ranked Matches", "Friend Matches" e "Multiplayer Tournaments", sendo a segunda opção voltada a batalhas mais casuais e as outras duas a um elemento mais competitivo com várias recompensas pelos ganhos de ranking em Ranked Matches.
Os concursos rápidos ou "Quickfire Contests" comparam as estatísticas de monstros de até 30 jogadores de forma automática. Eles são uma forma de participar do online mais rapidamente, ganhando recompensas de acordo com a sua performance apenas uma vez por dia.
A "Online Shop" muda o estoque de itens de acordo com o dia da semana na vida real e o progresso do jogador na história. Nessa lojinha será possível conseguir pergaminhos de talentos, acessórios poderosos e carnes variadas que serão úteis para fortalecer sua equipe.