Star Ocean: The Second Story R é um remake de um RPG de ação clássico do PlayStation. Repaginado com vários elementos de qualidade de vida, o jogo tem a chance de conquistar uma nova geração de jogadores.
Juntos sob o mesmo céu estrelado
Star Ocean: The Second Story R conta a história de Claude e Rena, dois jovens de realidades bem distintas. De um lado, Claude é um oficial da Federação Pangalática e filho do grande herói Ronyx J. Kenny, membro da equipe do primeiro jogo. Do outro, temos Rena Lanford, uma garota criada em um vilarejo de um planeta subdesenvolvido chamado Expel.Claude acaba indo parar em Expel por conta de um acidente e fica sem saber como voltar para casa. Nesse novo mundo, ele encontra Rena e ajuda a garota a enfrentar um monstro poderoso usando uma arma muito avançada tecnologicamente, dando origem a um grande mal entendido que faz com que ele pareça ser o herói de uma lenda que a garota sempre acreditou.
Juntos, os dois começam uma espécie de jornada do herói em busca da origem de grandes fenômenos cataclísmicos, o Sorcery Globe. No meio do caminho, Claude deseja descobrir uma forma de voltar a ter contato com a civilização avançada, buscando indícios de tecnologia por todo lado. Já Rena passa por uma espécie de jornada de autodescoberta, aprendendo mais detalhes sobre o seu passado e o que há além do pequeno mundo em que vive.
No caminho, os dois irão conhecer vários personagens que poderão fazer parte da equipe principal. O jogador pode escolher quais deles adicionar, tendo algumas opções mutuamente exclusivas que incentivam rejogar para ver as outras possibilidades. Da mesma forma, é possível escolher entre as perspectivas de Claude e Rena, o que traz algumas variações para a história.
Juntos, os dois começam uma espécie de jornada do herói em busca da origem de grandes fenômenos cataclísmicos, o Sorcery Globe. No meio do caminho, Claude deseja descobrir uma forma de voltar a ter contato com a civilização avançada, buscando indícios de tecnologia por todo lado. Já Rena passa por uma espécie de jornada de autodescoberta, aprendendo mais detalhes sobre o seu passado e o que há além do pequeno mundo em que vive.
No caminho, os dois irão conhecer vários personagens que poderão fazer parte da equipe principal. O jogador pode escolher quais deles adicionar, tendo algumas opções mutuamente exclusivas que incentivam rejogar para ver as outras possibilidades. Da mesma forma, é possível escolher entre as perspectivas de Claude e Rena, o que traz algumas variações para a história.
De forma geral, apesar dessas variações, vale destacar que a trama é uma fantasia um tanto básica. Os elementos de ficção científica acabam sendo aproveitados apenas em alguns momentos, com especial ênfase no início e nos múltiplos finais. Os personagens também têm comportamentos bem estereotípicos e pouco desenvolvimento, mas é possível aproveitar mais a fundo a narrativa do jogo explorando o sistema de Private Actions, uma mecânica tradicional da série Star Ocean que adiciona eventos opcionais e diálogos que podem fortalecer as relações de aliados.
Combate frenético
A franquia Star Ocean é composta por RPGs de ação, tendo a série sido originada após uma dissidência de desenvolvedores de Tales of Phantasia no SNES. O combate em Second Story R envolve movimentar um personagem da equipe por uma arena tridimensional enquanto os outros aliados te fornecem cobertura.Podemos utilizar ataques básicos e várias técnicas especiais que consomem MP. O posicionamento em combate faz uma grande diferença, sendo possível esquivar-se dos ataques de inimigos e se posicionar atrás deles para deixá-los mais vulneráveis. Também é possível usar itens chamando o menu específico e tentar alterar a tendência dos aliados controlados por IA para que eles tenham mais ênfase em uso de habilidades ou sejam mais conservadores.
Embora a base de The Second Story R seja a mesma de sua origem, o jogo adiciona várias pequenas mecânicas que têm um grande impacto no combate. Primeiramente, temos agora um botão dedicado à evasão, dando ao jogador mais controle sobre o combate. Ao apertar B no momento certo, podemos desviar, recuperar MP e contra-atacar rapidamente o inimigo.
O sistema de Perfect Counter adiciona um elemento de risco e recompensa ao jogo, tendo em vista que se o jogador fizer a esquiva no timing errado, pode ficar vulnerável. No momento certo, porém, temos a chance de puni-los e remover um “escudo” do inimigo. Como cada oponente possui vários escudos que o impedem de ficar paralisado, explorar esse sistema é muito útil, especialmente contra inimigos mais poderosos.
Embora a base de The Second Story R seja a mesma de sua origem, o jogo adiciona várias pequenas mecânicas que têm um grande impacto no combate. Primeiramente, temos agora um botão dedicado à evasão, dando ao jogador mais controle sobre o combate. Ao apertar B no momento certo, podemos desviar, recuperar MP e contra-atacar rapidamente o inimigo.
O sistema de Perfect Counter adiciona um elemento de risco e recompensa ao jogo, tendo em vista que se o jogador fizer a esquiva no timing errado, pode ficar vulnerável. No momento certo, porém, temos a chance de puni-los e remover um “escudo” do inimigo. Como cada oponente possui vários escudos que o impedem de ficar paralisado, explorar esse sistema é muito útil, especialmente contra inimigos mais poderosos.
Dominar esse sistema e causar dano aos inimigos também enche a Bonus Gauge, uma barra especial com benefícios variados desbloqueáveis. É possível melhorar os atributos dos aliados, aumentar o ganho de experiência e ter vários outros tipos de vantagens se o jogador mantiver a barra acima de valores especificados.
Repensado para uma nova geração
O maior mérito de Star Ocean: The Second Story R é que ele consegue reapresentar o clássico em uma roupagem verdadeiramente moderna. A primeira coisa que chama a atenção são os novos visuais 2.5D, misturando sprites de personagem pixelados com ambientes 3D bem detalhados.Essa abordagem e o uso de efeitos de iluminação remete a estilos como o HD-2D de Octopath Traveler, mas com um mundo que dá a impressão de uma bela maquete. Apesar desse aspecto gráfico saltar aos olhos, diria que ele não é o principal elemento do remake. Na verdade, o que realmente faz desta experiência algo moderno são os enormes ganhos de qualidade de vida.
Por exemplo, temos um menu de viagem rápida que permite voltar às áreas já visitadas rapidamente. Isso reduz bastante o trabalho do jogador, que pode escolher quando quer explorar o mapa e quando gostaria de simplesmente seguir a história. Porém, outra enorme vantagem desse sistema é o fato de que temos indicações claras das Private Actions disponíveis e de eventos que possuem tempo limitado para serem feitos, dando muito mais conforto e liberdade a quem deseja fazer tudo que o título tem a oferecer.
Em várias áreas do jogo, também temos agora um sistema de Unique Spots. Ao interagir com essas localidades, o jogador consegue mais informações sobre elas, além de experiência e outras recompensas. De certa forma, o sistema é similar às Landmarks de Xenoblade e uma forma interessante de valorizar a exploração.
Por exemplo, temos um menu de viagem rápida que permite voltar às áreas já visitadas rapidamente. Isso reduz bastante o trabalho do jogador, que pode escolher quando quer explorar o mapa e quando gostaria de simplesmente seguir a história. Porém, outra enorme vantagem desse sistema é o fato de que temos indicações claras das Private Actions disponíveis e de eventos que possuem tempo limitado para serem feitos, dando muito mais conforto e liberdade a quem deseja fazer tudo que o título tem a oferecer.
Em várias áreas do jogo, também temos agora um sistema de Unique Spots. Ao interagir com essas localidades, o jogador consegue mais informações sobre elas, além de experiência e outras recompensas. De certa forma, o sistema é similar às Landmarks de Xenoblade e uma forma interessante de valorizar a exploração.
Outras adições do jogo incluem: a opção de tentar novamente ao tomar um Game Over, a possibilidade de escolher a dificuldade desde o início, a divisão de Skill Points e Battle Points para habilidades de naturezas distintas (a primeira fica separada para especialidades que são usadas fora de batalha), o novo sistema de formações, indicadores claros da chance de produção de itens nas especialidades de crafting, entre vários outros elementos que impactam significativamente o conforto da experiência.
Outra novidade de Star Ocean: The Second Story R é que temos agora um sistema de missões, que são como conquistas internas do jogo. Completar essas tarefas variadas rende recompensas como dinheiro, itens, BP, SP e até mesmo novas formações. Esse sistema é bastante útil para o jogador ter uma ideia do que pode fazer e ter um senso de completude com as conquistas.
Outra novidade de Star Ocean: The Second Story R é que temos agora um sistema de missões, que são como conquistas internas do jogo. Completar essas tarefas variadas rende recompensas como dinheiro, itens, BP, SP e até mesmo novas formações. Esse sistema é bastante útil para o jogador ter uma ideia do que pode fazer e ter um senso de completude com as conquistas.
Além disso, o jogo inclui várias mecânicas para treinar os personagens de forma inteligente para ganhar mais experiência e pontos para as habilidades. Além de especialidades como Train e Enlightenment que permitem sacrificar um pouco da força dos aliados para ganhos mais expressivos, temos um novo sistema de batalhas em cadeia. Como bolhas amorfas que representam os inimigos estão visíveis no mapa, basta reunir várias delas em proximidade para poder lutar contra várias ondas de inimigos, o que aumenta significativamente as recompensas do combate.
Apesar de todas as vantagens que mencionei, vale destacar que há alguns pequenos problemas no combate. Em particular, a inteligência artificial dos aliados é muito ruim, o que fica mais claro lutando contra monstros muito poderosos. Mesmo com a possibilidade de definir funções para os aliados, os personagens muitas vezes parecem ficar inúteis se não tiverem MP, e a função de pedir para que eles evitem os inimigos sem atacar parece deixá-los paralisados no campo de batalha até receberem ataques em vez de ativamente fugindo o tempo todo.
Apesar de todas as vantagens que mencionei, vale destacar que há alguns pequenos problemas no combate. Em particular, a inteligência artificial dos aliados é muito ruim, o que fica mais claro lutando contra monstros muito poderosos. Mesmo com a possibilidade de definir funções para os aliados, os personagens muitas vezes parecem ficar inúteis se não tiverem MP, e a função de pedir para que eles evitem os inimigos sem atacar parece deixá-los paralisados no campo de batalha até receberem ataques em vez de ativamente fugindo o tempo todo.
Também é importante destacar que em alguns momentos visualizar o combate pode ser complicado, tendo muitos elementos na tela. Também encontrei alguns pequenos bugs na movimentação dos inimigos, mas nada que de fato fosse um problema muito significativo. De forma geral, esses defeitos não são tão significativos e consigo dizer com segurança que Star Ocean: The Second Story R é a edição definitiva do jogo e uma experiência muito confortável para qualquer tipo de jogador.
Uma edição moderna
Star Ocean: The Second Story R consegue cumprir bem o seu papel de revitalizar um clássico e reapresentá-lo de uma forma adequada para a nova geração. Mais do que a nova estética que brinca com 2D e 3D, a sua principal vantagem está em suas novidades de qualidade de vida que tornam o jogo uma experiência muito mais agradável.Prós
- Combate frenético e que valoriza o timing do jogador com o Perfect Counter;
- Várias escolhas modernas de qualidade de vida que melhoram consideravelmente a experiência;
- Sistema de batalhas em cadeia e submecânicas que podem ser exploradas para treinar os personagens de forma mais inteligente;
- Sistema de Private Actions permite conhecer mais a fundo a história dos aliados para além da trama principal;
- Sistema de missões recompensa o jogador por realizar determinadas tarefas e ajuda a treiná-lo nas várias mecânicas do RPG.
Contras
- A inteligência artificial dos aliados possui grandes falhas;
- Apesar das variações em função da escolha do jogador, a trama é, em geral, genérica e aproveita pouco os seus elementos de ficção científica;
- O visual dos combates pode ficar um pouco conturbado demais;
- Pequenos bugs na movimentação de inimigos.
Star Ocean: The Second Story R — Switch/PC/PS4/PS5 — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Vitor Tibério
Análise produzida com cópia digital cedida pela Square Enix
Análise produzida com cópia digital cedida pela Square Enix