Era uma vez, em um reino muito distante, existiam seres que viviam em paz. Eles eram os Toads, criaturas curiosas, com olhos pretos profundos e cabeças com cogumelos. Para ser sincero, todo o reino era composto de cogumelos, dos mais variados tipos e gostos. E sentando em seu pomposo trono, estava uma jovem meiga e adorável, conhecida por sua bondade... e sua estranha tendência em ser sequestrada mais vezes que alguém deveria.
10. Super Mario Bros. 2
Comecemos com a primeira aventura em que a princesa dos cogumelos, ainda conhecida no Ocidente como Toadstool, saiu dos castelos e decidiu se aventurar com Mario, Luigi e... Um Toad? Todos sabemos da origem deste jogo, que na verdade ele é uma adaptação do jogo Yume Kojo: Doki Doki Panic.Na aventura, Mario está sonhando e deve impedir o malvado Wart em conquistar o mundo dos sonhos. Ao lado da galera, Peach se junta para salvar o dia (noite?) e ajudar Mario a ter uma boa noite de sono. Daqui que se originou uma das habilidades mais famosas de Peach, a capacidade de flutuar por um curto período com seu vestido. Um excelente começo para nossa princesa, mesmo que um tanto estranho.
9. Série Mario Kart
Aqui a princesa bate cartão. Tendo aparecido desde o primeiro jogo para o SNES, Peach é uma corredora que varia entre pesos leve e médio. Fácil de usar e cheia de charme, Peach usa um estiloso rabo de cavalo quando começou a pilotar motos no Wii e esse design é tão icônico que apareceu no filme. A rosinha também está disponível em múltiplas formas, seja como bebê, roupa de gato ou até uma certa polêmica versão metálica.Fato curioso: No Mario Kart original, na versão japonesa, a donzela e seu eterno algoz, Bowser, são os únicos que bebem do champanhe quando vencem um Grand Prix, com Peach inclusive ficando vermelha. Isso foi alterado na versão mundial, obviamente.
8. Mario Strikers
Se jogadores achavam Peach uma fera na direção, nem queiram vê-la em campo. Em Mario Strikers, com seu visual icônico e voraz, Peach emana uma aura agressiva e graciosa, algo a ser temido e idolatrado. Seu chute poderoso, que incendeia a bola, é um terror.Infelizmente, essa personalidade mais solta foi perdida em Battle League o que desagradou bastante os fãs da rosada, mas é sempre bom se lembrar que, por baixo de seu exterior adorável, um mundo de dor aguarda qualquer pobre coitado do outro lado da bola.
7. Série Mario + Rabbids
Uma das surpresas mais agradáveis recentemente, a polêmica união de Mario com as ‘mascotes’ da Ubisoft, Rabbids, encantou pelo seu sistema de jogo viciante, senso de humor afiado e excelente caracterização da turma do cogumelo. Peach não seria exceção.Pareada com uma versão própria em coelho, a princesa se uniu mais uma vez com seus poderes curativos e agora equipada com poderosas granadas e shotgun. Uma união inusitada para restaurar a paz em dois universos diferentes.
6. Super Mario 3D World
Depois de muitos, muitos, muitos, MUITOS anos sendo sequestrada e deixada em outro castelo, Peach finalmente voltou a se aventurar com a trupe de Mario 2., em uma aventura para resgatar as Pixies das garras de Bowser.Com a mesma habilidade de flutuar de Mario 2., Peach também ganhou acesso aos mais variados power-ups, ganhando visuais igualmente adoráveis como o rabo de cavalo na Fire Flower ou a fofinha roupa de gato com o Super Bell. Como amante de gatos, eu aprovo.
5. Dr. Mario World.
“Chamando Drª Peach. Chamando Drª Peach.” No jogo original, lá do NES e Game Boy, Peach era a enfermeira do homônimo Dr. Mario, ajudando-o a curar doenças coloridas em uma viciante jogabilidade de puzzle. Em 2019, a enfermeira rosinha tirou seu doutorado e virou Drª Peach!Com um ataque baixo, mas uma velocidade absurda, Peach conseguia limpar colunas de forma aleatória rapidamente. Além disso, foi adicionada também Fire Peach, que consegue também destruir objetos que bloqueiam o caminho. Infelizmente, o jogo foi descontinuado em 2021, impedindo que novos jogadores sejam tratados pela bondosa regente.
4. Super Paper Mario
Nos dois primeiros títulos da icônica série de RPGs, Peach era jogada em momentos distintos enquanto estava raptada pelas forças do mal. Nada muito a se relatar... Até o lançamento do terceiro jogo, trazendo umas das tramas mais maduras e sombrias de toda a franquia.Aliando-se aos já conhecidos amigos e também a Bowser, Peach usa seu fiel guarda sol para se proteger e enfrentar alguns dos inimigos mais poderosos e assustadores que já apareceram na frente da turma, com foco no cruel Dimentio, determinado a levar o Universo a origem: ao nada.
3. Super Princess Peach
A primeira aventura solo da princesa, quando ela decidiu que já estava farta dos sequestros e, desta vez, ela que iria resgatar a dupla de irmãos de Bowser e sua gangue. Neste adorável jogo de DS, ela mostra um pouco mais de suas capacidades.Controlando suas emoções, Peach domina aonde passa. Calma, recupera vida; Feliz, flutua pelo ar; Triste, chora tanto que inunda o seu redor; E Brava... SAI DA FRENTE QUE ELA FICA EM CHAMAS! Mas não pense que ela está sozinha. A sua disposição e trocando seu icônico guarda sol rosa, está Perry que a ajuda a bater nos inimigos e planar. Não é uma aventura lá muito memorável, mas tem seu charme e importante por ser a primeira vez que a princesa está por sua própria conta.
2. Série Super Smash Bros.
Tendo estreado em Smash Melee (apesar do seu castelo ter aparecido no primeiro jogo), Peach foi a segunda personagem feminina a entrar no ringue (depois de Samus e desconsiderando Jigglypuff). Mais uma vez trazendo sua habilidade de Mario 2 de planar, Peach também consegue tirar nabos do chão (e até Mr. Saturns e Bob-Ombs!), mostrando mais uma vez que não se brinca com a governanta de um reino inteiro.Peach é conhecida por ser uma personagem elegante, com prós e contras fortes que fazem dela uma personagem difícil de dominar, mas que limpa o campo de batalha quando se aprende a usar. E, com Smash Ultimate, ela agora luta ao lado das amigas Rosalina e Daisy, que acabou de chegar.
1. Super Mario RPG
Talvez a mais famosa aparição de Peach como jogável depois das séries Kart e Smash, Peach começa a aventura como sempre: sequestrada por Bowser em seu castelo. Nada de novo no Sol... até que uma enorme espada cai sobre o castelo e separa herói, vilão e donzela. Lentamente, Mario vai recrutando aliados (incluindo Bowser) até chegar em Peach.Sendo a curandeira do grupo, Peach tem uma enorme quanidade de magia para salvar seus amigos, mas também atordoar os inimigos, fazendo-os dormir com seus encantos de sono, habilidade inclusive usada como seu Final Smash. É deste jogo também que se originou uma das armas mais fortes (e inusitadas) usadas pela princesa: a temível frigideira.
Estamos bastante empolgados com Princess Peach Showtime!, e você? Qual sua aparição jogável favorita de Peach? Venha repartir um bolo conosco enquanto conta tudo!
Revisão: Cristiane Amarante