Detective Pikachu Returns é uma continuação direta do jogo de 3DS e promete trazer ainda mais mistérios para resolver. Como um jogo de aventura focado na resolução de casos criminais, teremos a oportunidade de ver Tim Goodman e Pikachu novamente em ação e a expectativa é que pelo menos um dos grandes mistérios do original seja finalmente explicado.
Seguindo os passos do pai
O conceito de Detective Pikachu envolve um jovem rapaz chamado Tim Goodman que acaba se mudando para Ryme City, a cidade em que seu pai, Harry, vivia após o seu misterioso desaparecimento em um acidente de carro. Chegando lá, ele conhece um Pikachu e descobre que consegue escutar o que ele fala e que ele se intitula um grande detetive.
Em pouco tempo, os dois percebem que possuem o mesmo objetivo: buscar pistas sobre o paradeiro de Harry Goodman, que também era parceiro do Pikachu. Para poder fazer isso, a dupla se une e começa a trabalhar para a Baker Detective Agency e a investigar casos misteriosos que o pai de Tim estava conferindo.
Conforme a trama avança, esses casos vão demonstrando ter conexões misteriosas e aos poucos revelando uma trama sinistra que ameaça acabar com a paz de Ryme City. Porém, sem entrar em muitos detalhes, é importante ter em mente que o jogo de 3DS não apresenta uma conclusão para o caso de Harry nem explicando por que Pikachu passou a conseguir falar após o acidente.
Por conta dessas pontas soltas muito notáveis, já era esperado que o título teria uma continuação, que foi oficialmente anunciada em 2019 apenas como “novo Detective Pikachu”. Finalmente agora o jogo está prestes a sair e temos mais informações sobre a proposta, sendo o mistério do desaparecimento do pai de Tim um dos seus principais ganchos, embora seja nítido que a demora para o seu lançamento já tenha reduzido consideravelmente o interesse em Returns.
Os novos casos e o método de investigação
Pelos últimos dois anos, Tim e Pikachu têm continuado sua investigação, mas não parecem ter encontrado mais pistas desde o fim do primeiro jogo. Porém, em Detective Pikachu Returns, um misterioso roubo de joias dá início a uma nova série de crimes que usam Pokémon, um fator aparentemente incomum mesmo em uma região na qual eles convivem com humanos em harmonia.
Para desvendar o que aconteceu, Tim e Pikachu terão que vasculhar as cenas dos crimes buscando evidências do que realmente aconteceu. Além de provas físicas, será necessário conversar com potenciais testemunhas e suspeitos. Isso inclui não apenas pessoas, como também Pokémon, que felizmente podem conversar com o Pikachu, que então repassa as informações para Tim.
Juntos, a dupla consegue ser mais habilidosa do que um detetive humano normal, complementando um ao outro e rendendo uma coleta de informações mais abrangente em um bloco de notas. Eles também discutem o que descobriram sobre os crimes em uma dedução colaborativa, com Pikachu levantando questões que precisam ser respondidas para avançar o caso.
Uma novidade importante é que será possível contar com a ajuda de alguns Pokémon para as investigações. Até o momento foram revelados Growlithe, Galarian Darmanitan e Luxray, mas é possível que haja outras criaturas auxiliares não reveladas. Cada uma delas possui habilidades específicas úteis para revelar novas pistas: a Growlithe tem um excelente olfato, o Darmanitan é capaz de quebrar pedras com seus punhos e Luxray permite enxergar através de paredes.
A expectativa é que essas adições ajudem a dar um pouco mais de variedade à gameplay e ajudem a explorar mais possibilidades únicas do que significa uma investigação criminal no mundo de Pokémon. Tendo em vista o jogo original, também se espera que Detective Pikachu Returns seja uma porta de entrada tranquila para novatos em aventuras investigativas, com detalhes bem óbvios sendo amplamente discutidos e a possibilidade de solicitar ajuda para Pikachu caso o jogador fique perdido.
A principal preocupação é a forma como vão resolver o caso do desaparecimento de Harry, tendo em vista que o original tinha um final pouco satisfatório. Seria muito difícil justificar a ausência de uma conclusão adequada em Returns.
Aceita um cafezinho?
Detective Pikachu Returns tem a oportunidade de expandir a proposta de investigação criminal no mundo de Pokémon. Embora a demanda tenha reduzido consideravelmente devido à demora para o lançamento do jogo desde seu anúncio em 2019, a expectativa é a de um jogo de aventura criminal de fácil entrada para novatos e que finalmente resolva as pontas soltas do jogo original.
Detective Pikachu Returns — Switch
Desenvolvedora: Creatures Inc.
Gênero: Aventura
Lançamento: 6 de outubro de 2023
Expectativa: 4/5
Revisão: Vitor Tibério
Referências: Serebii, Bulbapedia, Site oficial em inglês, eShop