Poltergust 5000, a arma perfeita para caçar fantasmas

Luigi tem a companhia ideal para suas aventuras por mansões mal-assombradas.

em 08/10/2023
Há dez anos, Luigi chegava a Evershade Valley para ajudar o Professor E. Gadd a resolver seus problemas em uma mansão mal-assombrada. Luigi’s Mansion: Dark Moon (3DS) traz o irmão do Mario em um título robusto que esbanja carisma e bom humor. Para encarar esta aventura, o acovardado Luigi precisava de algo para se sentir um pouco mais seguro. Com a confirmação do port do jogo para Switch, nada melhor do que relembrar (ou conhecer) o poderoso Poltergust 5000.


Não saia de casa sem ele

A trama de Dark Moon envolve a busca pelas partes do artefato homônimo, que garantia a boa convivência ao acalmar os fantasmas que vivem no vale. Sem ela, os seres paranormais até então amigáveis assumem uma postura hostil e ficam à solta para causar altas confusões.


No início da aventura, Luigi conta apenas com uma lanterna, o que não é suficiente para encarar os perigos de Evershade Valley. Esse trecho desarmado deixa evidente a importância que tem um equipamento para o nosso medroso protagonista poder ajudar o excêntrico Professor Elvin Gadd.

O título original contou com o Poltergust 3000, um poderoso aspirador de pó que era aprimorado ao longo da jornada por meio de upgrades. Esse conceito de evolução nos leva à arma utilizada nesta sequência.

Pau para toda obra

O Poltergust 5000 é a mais recente criação do cientista amalucado e um aperfeiçoamento do aspirador do primeiro Luigi’s Mansion (GC). Agora a lanterna pode ser acoplada ao aparelho, deixando as mãos do encanador mais livres.

Ao progredir na jornada, a arma do nosso relutante herói ganha um acessório que emite uma luz colorida capaz de revelar itens invisíveis. O verdadeiro brilho da invenção do Professor, porém, está mesmo na sua base como aspirador de pó.

Utilizando o modo vácuo, a máquina é capaz de sugar qualquer tipo de fantasma, diminuindo seus pontos de resistência até as criaturas serem definitivamente capturadas. Alguns podem ser mais resistentes e arredios, exigindo sucessivos ataques para completar o processo.

Com a sucção, é possível também coletar moedas e cédulas espalhadas pela mansão, ou ainda desmanchar teias de aranha e puxar tapetes e cortinas, revelando passagens secretas e itens escondidos.


Há também o modo reverso, que expulsa ar do aspirador. Utilizar essa função permite inflar bexigas gigantes, girar ventiladores, desmanchar montes de poeira e empurrar pequenos objetos, auxiliando na resolução de variados puzzles.

Cuide bem do seu equipamento

Sendo este um equipamento tão importante e poderoso, é de se imaginar que ele estivesse muito bem guardado. Contudo, o Poltergust 5000 é encontrado dentro de um motor de carro na garagem da mansão.


Com o dinheiro coletado ao longo do game, é possível comprar melhorias que tornam o dispositivo ainda mais poderoso. São cinco níveis de evolução de acordo com o custo:
  • 2 mil: aumenta o poder de sucção para o nível 2;
  • 4 mil: o acessório de lanterna dobra a duração de emissão de luz colorida;
  • 7 mil: aumenta o poder de sucção para o nível 3;
  • 10 mil: o acessório de lanterna triplica a duração de emissão de luz colorida;
  • 20 mil: a arma evolui para o Super Poltergust, sugando fantasmas com mais rapidez e potência.

Curiosidades

Se o aspirador do primeiro jogo se chama Poltergust 3000, por que sua sequência se chama 5000? O título de Poltergust 4000 foi destinado pelo Professor E. Gadd ao veículo que Luigi dirige em Mario Kart DS.

Na época do lançamento de Dark Moon para 3DS, a Nintendo divulgou dois vídeos em que o equipamento foi montado em tamanho real. O primeiro mostra o processo de montagem e o segundo revela a utilização na prática.
O aparelho também aparece na série Super Smash Bros. Luigi utiliza o Poltergust 5000 durante seu Final Smash em Super Smash Bros. for Wii U / for 3DS. Já em Super Smash Bros. Ultimate (Switch), a máquina aparece como um Spirit, e em Super Mario Mash-up, DLC de Minecraft (Switch), a skin do personagem conta com o aspirador nas costas.

Um valioso companheiro

No início de sua carreira, Luigi chegou a ser conhecido como o “Mario verde”. Com o tempo, ele foi sendo desenvolvido e ganhando contornos próprios, mas para estrelar sua série, o encanador precisava de algo que o diferenciasse, para não ser simplesmente um jogo do Mario com outro protagonista.


A sacada de explorar o medo do herói relutante numa aventura ao estilo Caça-Fantasmas é genial, mas não seria possível sem o equipamento adequado. Esse é o tamanho da importância do Poltergust 5000.

Revisão: Davi Sousa

Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.