Pikmin 4 (Switch): desenvolvedores comentam sobre demora no lançamento do jogo

Em 2015, Shigeru Miyamoto havia comentado que o jogo estava próximo do fim de seu desenvolvimento.

em 02/10/2023
Arte principal de Pikmin 4, mostrando todos os tipos de Pikmin e o cachorro Otchin em um quintal.

Pikmin 4
 foi lançado neste ano para Nintendo Switch, encerrando quase uma década de expectativa pelo título. Em 2015, o criador da série, Shigeru Miyamoto, havia confirmado à imprensa que o jogo estava próximo de ter seu desenvolvimento concluído, mas novidades não foram reveladas até 2022.


Em uma entrevista ao portal Game Informer, o diretor geral e de programação do jogo, Yuji Kando, e o diretor de planejamento, Yutaka Hiramuki, comentaram sobre o longo período de produção do título, revelando que tiveram que priorizar outros jogos em meio à criação do quarto game da franquia.

Confira as declarações:
Game Informer: Em 2015, Shigeru Miyamoto disse em uma entrevista que o desenvolvimento do Pikmin 4 estava “muito próximo da conclusão”. Essa afirmação era imprecisa na época?

Kando: Após o término do desenvolvimento de Pikmin 3, iniciamos o desenvolvimento de Pikmin 4 como uma pequena equipe.

À medida que fizemos várias tentativas e testamos várias coisas, houve momentos em que pudemos ver o jogo tomar forma, mas como tivemos que priorizar outros projetos, não conseguimos criar a estrutura de equipe de desenvolvimento necessária para completar o jogo. Mas os frutos do nosso trabalho naquela época levaram ao resultado do que Pikmin 4 é hoje.

Hiramuki: Sabemos que os fãs estavam preocupados porque Pikmin 4 estava demorando muito, mas graças à paciência deles, conseguimos fazer um jogo divertido para muitas pessoas.

Os desenvolvedores também falaram sobre como é trabalhar com Miyamoto:

Game Informer: Nas entrevistas Ask the Developer para Pikmin 4, Shigeru Miyamoto disse: “Minhas palavras têm muito peso, as pessoas ficariam nervosas se eu dissesse algo remotamente aleatório”. Você tem um exemplo de feedback estranho ou aleatório que Miyamoto ofereceu durante o desenvolvimento do Pikmin 4? Imagino que seja assustador ter Miyamoto olhando para o seu jogo e oferecendo feedback. Como você se sente em relação ao processo de trabalhar com uma lenda como Miyamoto?


Kando: Sempre me sinto honrado por poder trabalhar com o Sr. Miyamoto. Dito isso, espero que as pessoas não levem isso a mal, mas não trabalhamos em um jogo com o objetivo de "deixar o Sr. Miyamoto feliz".


O importante é a profundidade da discussão que podemos ter sobre o jogo, e essas discussões são os momentos em que vemos o quão minuciosamente pensamos no design do jogo. Então, nesse sentido, sim, ficamos nervosos ao discutir com o Sr. Miyamoto.


Hiramuki: Então, aqui estão alguns exemplos do feedback do Sr. Miyamoto sobre o jogo:


A cena em que a Capitã Shepherd desliza após ser resgatada e o diálogo entre Collin e ela no início do jogo, ambos incorporam algumas das ideias do Sr. Miyamoto.


Frases como "Collin... Você está diferente desde a última vez que te vi. Você fez algo novo com seu cabelo?" ou "E você tem certeza de que temos rações de emergência suficientes, Collin? Não temos ideia de quanto tempo ficaremos presos neste planeta" é parte do diálogo que surgiu da conversa com o Sr. Miyamoto.


Além disso, a cena em que o primeiro tesouro, um GBA, cai e se abre foi algo em que o Sr. Miyamoto dedicou muito cuidado e reflexão.

Pikmin 4 está disponível para Nintendo Switch em versões físicas e digitais (via Nintendo eShop).

Fonte: Game Informer

Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)