A Organização Mundial da Propriedade Intelectual publicou, na última quinta-feira (26), uma patente desenvolvida pelo escritório japonês da Nintendo que mostra um sistema portátil desmontável, composto por dois hardwares diferentes.
De acordo com o documento, o aparato conta com dois dispositivos diferentes, cada um com uma tela. Separados, eles podem se comunicar por meio de tecnologia sem fio.
No entanto, por meio de conectores na superfície de cada dispositivo, eles também podem formar uma única plataforma. Dependendo da forma como forem conectados, os hardwares formam um portátil de duas telas similar ao Nintendo DS e ao Nintendo 3DS, ou um console com apenas um display, parecido com um tablet.
Confira a descrição e algumas ilustrações da patente:
Este aparelho eletrônico inclui um primeiro dispositivo e um segundo dispositivo. O primeiro dispositivo e o segundo dispositivo podem ser fixados um ao outro de forma destacável. O primeiro dispositivo tem uma primeira superfície, e um primeiro display e uma primeira unidade de conexão que estão posicionadas na primeira superfície. O segundo dispositivo tem uma segunda superfície, um segundo display que está posicionado na segunda superfície, uma segunda superfície traseira que está no lado reverso da segunda superfície e uma segunda unidade de conexão que está posicionada na segunda superfície traseira. A segunda unidade de conexão pode ser conectada à primeira unidade de conexão em uma primeira orientação ou em uma segunda orientação que é inversa à primeira orientação. Quando em um primeiro estado de conexão no qual a segunda parte de conexão foi conectada à primeira parte de conexão na primeira orientação, a segunda superfície traseira é posicionada de modo a cobrir o primeiro display. Quando em um segundo estado de conexão em que a segunda parte de conexão foi conectada à primeira parte de conexão na segunda orientação, a segunda superfície traseira é posicionada de modo a não cobrir o primeiro display.
O documento foi originalmente registrado no dia 11 de novembro de 2022. Os criadores dessa tecnologia são Yoshiyasu Ogasawara, Hitoshi Tsuchiya, Masato Niwa, Takahiro Sato e Nonoho Taniguchi.
É importante lembrar que patentes registradas pela Nintendo não representam necessariamente produtos que chegarão às mãos dos consumidores no futuro. A empresa costuma registrar suas criações para protegê-las em termos de propriedade intelectual.
No passado, a Big N registrou patentes para Joy-Con sem conectores, Joy-Con dobráveis e capa de Game Boy para celulares, todos produtos que nunca chegaram ao mercado.
Fonte: WIPO