Pokémon X/Y celebra seu décimo aniversário em outubro de 2023. Por esse motivo, teremos uma série de matérias especiais sobre o jogo, começando pelo melhor time ao escolhermos Froakie como inicial.
Nem parece, mas a sexta geração de monstrinhos foi lançada na década passada e, de lá para cá, muita coisa mudou no jogo; no entanto, muitas dessas modificações começaram em X/Y. O tipo FAIRY foi introduzido para balancear a tabela de vantagens e fraquezas dos tipos, em especial para o tipo DRAGON, que havia sido dominante na quinta geração.
A região de Kalos possui um grupo de líderes de ginásio com tipos interessantes, uma Elite Four também diversa e equipe rival especializada no tipo DARK. Dessa forma, nossa equipe será capaz de lidar não só com esses desafios, como também com nossos rivais e batalhas em geral ao redor do mapa.
Vale lembrar que, durante a montagem da melhor equipe, não consideramos Egg Moves, mesmo sendo relativamente mais fácil obtê-los devido à reformulação do processo de Breeding, Move Tutors e TMs encontrados após vencermos a Elite Four.
Ainda, não teremos a presença de Pokémon lendários e todos os membros poderão ser encontrados em ambas as versões. Sem mais delongas, fiquem com o melhor time para a região de Kalos, edição Greninja. Boa leitura!
Greninja
O sapo ninja de Kalos é uma escolha confiável e rivaliza com Delphox o posto de melhor inicial para a sexta geração. Sua combinação de tipos,
WATER/
DARK, lhe concede uma presença ofensiva incrível, e, quando somada ao seu perfil ofensivo e excelente movepool, temos em mãos um Pokémon que será utilizado em praticamente todas as batalhas importantes.
Os atributos de Greninja que recebem destaque são Attack, Special Attack e Speed, logo, poderemos utilizar os dois lados do espectro ofensivo enquanto ainda teremos agilidade suficiente para ultrapassar a grande parte dos adversários — e arrisco dizer que
poucos serão capazes de superá-lo nesse quesito.
Sua habilidade padrão,
Torrent, é muito bem utilizada graças às baixas bases de defesa e HP, portanto, não será difícil ver Greninja com um terço de sua vida máxima. Contudo, é aqui onde temos o maior impacto de dano, pois os golpes do tipo
WATER tornam-se 50% mais fortes.
Para compor o moveset de nosso inicial, teremos
Waterfall como opção de
STAB, além de funcionar como usuário de HMs para avançarmos na aventura.
Night Slash será nossa segunda opção de
STAB e possui alta chance crítica. A fim de aproveitarmos seu Special Attack,
Ice Beam e
Extrasensory serão nossas opções de cobertura neutra.
Venusaur
O segundo sapo da equipe, desta vez do tipo GRASS. Venusaur é dado de presente pelo professor Sycamore em nossa primeira visita à cidade de Lumiose. Como o tipo FAIRY foi criado na sexta geração, Venusaur ganhou certa prioridade por ser também do tipo POISON, que é muito eficaz contra as fadinhas.
A situação fica ainda melhor quando consideramos sua mega evolução, recebendo um aumento em seus atributos base e troca de sua habilidade para
Thick Fat, reduzindo o dano de golpes dos tipos
FIRE e
ICE pela metade. Como ambos são suas fraquezas, agora passam a causar dano neutro, facilitando seu trabalho de absorver golpes.
Todas essas façanhas vão ao encontro do propósito de ter Venusaur no time: um Pokémon resistente, capaz de se curar e que também pode causar muito dano, já que a transformação incrementa seu poderio ofensivo de forma substancial.
Sendo assim, seu moveset será composto por
Energy Ball e
Sludge Bomb como opções de
STAB. Para cobertura, teremos
Bulldoze, que reduz a velocidade do alvo em um estágio, facilitando o trabalho de colegas mais lentos. Para finalizar,
Synthesis proporciona recuperação imediata de HP, mantendo Venusaur sempre saudável.
Talonflame
BRAVE BIRD! Brincadeiras à parte, teremos como opção do tipo FLYING e usuário da técnica Fly um dos Pokémon mais dominantes em sua geração, Talonflame, o clássico monstrinho voador da primeira rota.
Extremamente rápido e potente de certa forma, o pássaro escaldante ganhou seu lugar na equipe não só por ser alado, mas também por ser do tipo FIRE, que, junto de Venusaur e Greninja, completa a tríade GRASS/FIRE/WATER.
Mesmo sem acesso à habilidade
Gale Wings, que concede prioridade +1 a todos os movimentos do tipo
FLYING, sua outra habilidade,
Flame Body, é muito útil para causar o efeito
BURN nos adversários, reduzindo o Attack do alvo em 50%, além de dano contínuo a cada turno.
Seu moveset será simples, porém eficaz:
Fly, por razões de deslocamento rápido entre as cidades, e
Flare Blitz, como
STAB de dano. Embora haja recuo de 33% em Talonflame, seu objetivo não é a durabilidade, e sim o dano bruto. Encerramos com
U-Turn para reposicionamento e
Steel Wing para lidar com inimigos dos tipos
ROCK e
FAIRY.
Aegislash
Podemos considerar Aegislash como o melhor Pokémon da sexta geração. Sua mecânica inovadora e design totalmente único transformam o Pokémon espada real em uma criatura símbolo de Kalos. Inclusive, faz parte da equipe de Wilkstrom, membro da Elite Four dessa região. Sua combinação de tipos, STEEL/GHOST é única e isso contribui para seu sucesso.
Após evoluir de Doublade, Aegislash pode utilizar o movimento King’s Shield para trocar entre duas posturas: ataque e defesa. Quando isso ocorre, há uma mudança nos atributos, no sentido de que Attack vira Defense e vice-versa. Desse modo, durante o modo de ataque, Aegislash tem base 150 de Attack e Special Attack. No modo de defesa, suas defesas é que recebem os valores.
Há um segundo efeito na técnica King’s Shield: caso Aegislash seja alvejado com um movimento que cause contato físico, reduzirá o atributo Attack do oponente em dois estágios, Hoje, esse efeito foi reduzido para apenas um nível, mas, na época, essa característica fez com que Aegislash fosse muito dominante competitivamente e durante a campanha.
Para refletir essa dominância, seu moveset terá
Iron Head e
Shadow Claw como opções de
STAB e serão usados na maioria das vezes. Para cobertura, teremos
Sacred Sword, que causa dano e ignora as mudanças na Defense do alvo, e, obviamente,
King’s Shield fará a troca de posturas, ajustando de acordo com a necessidade.
Exploud
Pode não parecer, mas Exploud carrega consigo um grande potencial. O tipo NORMAL sempre foi referência no quesito cobertura elemental, e Exploud vai além. Com bases ofensivas idênticas, sua flexibilidade é algo muito apreciado nesta equipe. Contudo, seu foco será voltado para o combate a distância.
Outro ponto interessante sobre o Pokémon barulhento é seu HP altíssimo, logo, mesmo sem tantas defesas, naturalmente se torna mais “tanque”, podendo absorver um ou outro golpe no lugar de seus companheiros, enquanto causa bastante dano em troca.
Por ter um vasto movepool, há muitas opções de cobertura e STAB viáveis durante seu treinamento. A mais impressionante delas é
Boomburst, movimento cujo poder base de
140 pontos recebe bônus do mesmo tipo (
STAB), ou seja, poucos sobrevivem. Para obtê-lo, precisamos de uma
Heart Scale e de um
NPC presente na cidade de Dendemille.
Em seguida, temos
Surf, técnica necessária para avançarmos sobre as águas e um bom golpe em batalhas de modo geral. Finalizamos com
Shadow Ball e
Flamethrower, dois golpes da categoria
Special que ajudarão Exploud em sua missão de quebrar outras barreiras além do som.
Garchomp
Agraciado com uma combinação de tipos excelente em DRAGON/GROUND, Garchomp é um dos Pokémon mais fortes da sexta geração, e ainda ganhou uma mega evolução mesmo sem precisar.
Os fãs da franquia até criaram um termo para classificar alguns Pokémon, por conta de suas altas bases totais de atributos, conhecido como
pseudo lendários. Monstrinhos como Dragonite, Tyranitar e Goodra estão nessa categoria, e Garchomp também é um deles. Em virtude disso, seus atributos são muito altos quando comparados a um Pokémon, digamos, comum, como Exploud.
Se considerarmos o fator mega evolução, Garchomp se torna ainda mais potente, mas com uma perda de velocidade que não compensa toda a força recebida na transformação. Talvez, o que mais diferencia o tubarão terrestre é justamente sua base 102 de velocidade, superando adversários como Charizard, Salamence, Staraptor e Flygon.
Pensando nisso, seu moveset foi montado para detonar tudo o que estiver em seu caminho.
Dragon Claw e
Earthquake são opções de
STAB e se completam naturalmente. A cobertura de dano consiste em
Strength, técnica necessária para avançarmos no mapa, e
Rock Slide como alternativa para enfrentar monstrinhos voadores.
Opcionais
Snorlax
Opção do tipo NORMAL e pode substituir Exploud, porém, Snorlax é um Pokémon mais voltado para o lado físico e bem mais defensivo. As opções de cobertura são praticamente as mesmas, sobretudo elemental. A grande questão (piada não intencional) é na utilidade que o Pokémon sonolento proporciona com movimentos de suporte.
Florges
Se você está sentindo falta de um Pokémon do tipo FAIRY na equipe, então Florges é sua melhor opção. Seu objetivo é o mesmo de Venusaur: aguentar muito dano, se recuperar e ainda causar prejuízos consideráveis. Uma pena que o Pokémon jardim não tenha dois tipos, já que, se este fosse o cenário, certamente seria um membro fixo na equipe.
Melhores times para a região de Kalos
Melhor time X/Y - Greninja
Deu até vontade de jogar Pokémon X/Y novamente, fala a verdade. Durante a montagem dessa equipe, pude relembrar momentos incríveis de quando ainda era jovem e podia jogar mais tempo do que trabalhava.
E você, o que achou do time? Acredita que outro Pokémon não listado poderia fazer parte do grupo? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o tema!
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli