Ao longo das décadas, Mario tem cativado gerações de jogadores com suas aventuras emocionantes. Uma das características mais marcantes da série é a habilidade do encanador de se transformar em animais, cada um trazendo diversos poderes divertidos e encantadores. Nesse especial, exploraremos os melhores e mais memoráveis bichinhos em que o bigodudo da Nintendo já se transformou enquanto aguardamos mais uma estreia selvagem do elefante em Super Mario Wonder!.
Tanuki
Em diversos títulos, Mario tem a capacidade de se transformar em um tanuki, uma criatura folclórica japonesa que pode assumir diversas formas, incluindo a humana, sendo conhecido por sua astúcia e travessuras. Quando transformado apenas na versão com as orelhinhas e a cauda, o encanador pode flutuar brevemente com a ajuda do rabo, além de atacar inimigos com ele. Quando equipado com a fantasia completa, Mario consegue, além das habilidades anteriores, assumir uma forma de estátua. Essa forma pode ser vista em Super Mario Bros. 3, Super Mario 3D Land e Super Mario 3D World.
Sapo
Em Super Mario Bros. 3, o mascote nintendista de bigode consegue assumir a forma de um simpático sapinho. Apesar de muito fofo, essa forma não possui apenas vantagens: embora consiga nadar melhor, quando em terra firme, nosso herói fica limitado a pequenos saltos para se locomover, o que certamente não é a melhor das opções no Reino do Cogumelo. Os sapos na vida real são excelentes nadadores e passam parte de suas vidas na água; por isso, a locomoção desses anfíbios pode ser menos ágil na terra quando comparada à de outros animais.
Coelho
Foto do Inaba cedida por Juliana Paiva Zapparoli |
Abelha
Ao coletar um cogumelo especial em Super Mario Galaxy, o encanador se transforma em uma majestosa abelha. Apesar de não sair distribuindo ferroadas, Mario se torna capaz de voar por um curto período de tempo e pousar em flores e nuvens. Não só isso: o italiano também se torna atraente para os Flipbugs, inimigos recorrentes do título, e também consegue escalar paredes de mel no cenário.
Pinguim
Na série New Super Mario Bros., graças ao traje de pinguim, Mario ganha habilidades de se mover mais rapidamente, deslizando com a barriga, além de atirar bolas de gelo para nocautear seus inimigos. Ele também se torna um exímio nadador, assim como o simpático animalzinho da transformação. Os pinguins na natureza são conhecidos por ser aves que não voam, mas são excelentes nadadores e pescadores.
Esquilo Voador
Introduzida em New Super Mario Bros. U, essa forma permite a Mario planar para alcançar longas distâncias, bem como a habilidade de temporariamente se agarrar a superfícies verticais dispostas pelo cenário. O bichinho da vida real também é um excelente escalador e usa sua habilidade para se movimentar, às vezes por distâncias insanas, de árvore em árvore.
Gato
Em Super Mario 3D World, o encanador e sua turma conseguem assumir a forma de um simpático gato amarelo. Nessa forma, o bigodudo pode arranhar os inimigos, além de fazer um movimento de mergulho no chão ou no ar para atacar com suas garras. Além disso, Mario também consegue escalar paredes e até o poste do final da fase com essa transformação. Essa deve ser uma transformação bem higiênica, pois os felinos têm uma incrível capacidade de se limpar, graças à sua língua coberta por papilas ásperas.
O elefante vem aí
Neste fascinante mergulho nas transformações animais do universo Super Mario, pudemos explorar a diversidade e criatividade que a Nintendo trouxe aos jogos ao longo dos anos. De Mario se tornando um coelho saltador à sua habilidade de planar como um esquilo voador, cada criaturinha adicionou uma dimensão única e emocionante às aventuras. Agora, vamos aguardar para ver como o poder do elefante vai transformar (juro que não foi de propósito) as futuras empreitadas do mascote nintendista.
E aí, qual a sua transformação animal favorita do encanador italiano?
[Atualização em 21/10/2023 - 20h45] Texto corrigido para remover informação sobre a forma de Tanuki em Mario 64.
Revisão: Davi Sousa