Análise: EA Sports FC 24 (Switch) é uma boa revitalização da franquia de futebol

Título deixa a era Fifa para trás e oferece bastante conteúdo.

em 10/10/2023
Durante décadas, o título de melhor jogo eletrônico de futebol foi disputado entre FIFA Soccer e Winning Eleven / Pro Evolution Soccer. Tanto a franquia da EA quanto a série da Konami tiveram seus altos e baixos, mas chegaram ao ponto de serem conhecidas por lançarem praticamente games com pouquíssimas mudanças significativas de um ano para o outro.


Nos consoles Nintendo, em particular, a situação era ainda pior, pois os últimos lançamentos deixavam de fora modos inteiros, com as chamadas Legacy Edition. A Eletronic Arts decidiu tomar novos rumos em 2021 e não renovou a licença com a Fifa, apresentando agora o novíssimo EA Sports FC 24, o início promissor de uma inédita franquia de futebol.

Um mar de opções

Ao iniciar o game, fica claro que trata-se de um título completo que há muito um console da Big N não via. São diversos modos de jogo disponíveis para os gostos mais variados possíveis.


Para simplesmente pegar o controle e bater uma bola, tem o Jogo Rápido. Quem precisa se familiarizar com os controles, o jogo oferece o Aprenda a Jogar. Campeonatos podem ser disputados em Torneios e Temporadas.

Já os jogadores que buscam uma experiência mais voltada para administração contam com outras opções. EA Sports FC 24 apresenta os modos Carreira de Jogador, Carreira de Manager e Clubs.

Quem busca uma pegada mais street, pode curtir o Volta Football. São partidas entre trios em cenários urbanos, no que, na infância, o pessoal da minha região chamava de “golzinho”.

Por fim, o modo Ultimate Team permite montar um time dos sonhos com craques conhecidos. Os cards dos jogadores lembram os álbuns de figurinhas que foram febre na Copa do Mundo.

Um usuário de Xbox ou PlayStation deve notar que são modos de jogo já bem estabelecidos pela EA ao longo dos anos. No entanto, é a primeira vez que o Switch recebe o pacote completo. Golaço da Eletronic Arts.

Novidades para todos — e todas

Se o mar de opções de modos de jogo é uma novidade apenas para o Switch, há outras adições que são inéditas para todos os consoles. A primeira a ser percebida está na identidade visual.


Os menus estão refeitos, sendo apresentados no sentido vertical na tela inicial. A reorganização é positiva, facilitando a navegação entre as opções e opções secundárias que aparecem.

Outra mudança aparece nas pausas de uma partida, que ganharam um aspecto mais televisivo. Estilosas transições de imagem levam a replays de variados ângulos de câmera. Estatísticas do jogo são inseridas como realidade aumentada no gramado. São adições bem implementadas que passam a impressão de uma transmissão de TV.

Talvez a novidade mais significativa seja a divisão do protagonismo no modo Ultimate Team. Atletas femininas e masculinos formam times mistos que evidenciam que qualidade e habilidade não dependem de gênero.

Evitando o cartão vermelho

EA Sports FC 24 conta com algumas tecnologias que buscam deixar o título atualizado. Uma é o HypermotionV e a outra é o PlayStyles.

A primeira é um sistema de captura de movimento durante as partidas reais da Liga dos Campeões, o que permitiu a atualização dos gráficos, das animações, comemorações e da aparência dos jogadores em relação ao FIFA 23. Já o PlayStyles emula o estilo de jogo de atletas reais, variando conforme critérios como altura, força, agilidade e aceleração.


Para que o game rodasse a contento no Switch, ele foi reconstruído para o console usando o motor gráfico Frostbite. Desse modo, o suporte contínuo que é fornecido a outras plataformas será possível de ser usado também no híbrido da Nintendo. Um exemplo é uma atualização disponibilizada logo após o lançamento, que permite o multiplayer crossplay com Xbox One e PS4.

Algumas bolas fora

Apesar de todo o esforço da EA, alguns problemas se destacam. Bugs surgem em alguns momentos, variando entre casos leves a graves.


Os cards dos jogadores no Ultimate Team surgirem cinza e sem imagem ou a câmera se posicionar de forma errada durante a comemoração de um gol são questões menores e que podem ser relevadas. Por outro lado, uma negociação inteira na contratação de um jogador foi perdida, pois o título não salvou este progresso.

Ainda assim, o pior de EA Sports FC 24 está no desempenho do sistema defensivo. Enquanto a jogabilidade no ataque está bem refinada, com ótimo controle de bola e possibilidade de criação de jogadas variadas, a defesa simplesmente não funciona.


Roubar a bola de um atacante é uma missão árdua, os goleiros tomam gols visivelmente defensáveis e a IA faz com que zagueiros tomem decisões absurdas, permitindo um passeio de atletas adversários. Nunca foi tão fácil marcar — e levar — gols, e goleadas são placares comuns.

Iniciando uma nova jornada

A Eletronic Arts dá um importante pontapé inicial para o estabelecimento de uma nova franquia, sem descartar o que foi previamente construído ao longo dos 30 anos de parceria com a FIFA. Para o bem e para o mal, o que encontramos em EA Sports FC 24 é o fruto de tal experiência.

A versão de Switch em particular representa uma grande evolução, ganhando uma atenção especial na sua construção que proporcionou uma edição completa, com todas as características comuns em outras plataformas. Dessa maneira, o título apresenta um vasto conteúdo a ser explorado, garantindo horas de diversão.


Os problemas com bugs e com o sistema defensivo falho puxam a qualidade geral para baixo, mas a promessa de suporte contínuo deixa a esperança de correções futuras através de atualizações. Com tudo isto posto, o Switch finalmente ganhou seu jogo de futebol definitivo.

Prós

  • O título foi construído tendo a arquitetura do Switch como base.
  • A experiência in game dos últimos 30 anos se mantém.
  • Todos os modos de jogo estão finalmente presentes no console.
  • O suporte da desenvolvedora promete atualizações constantes.

Contras

  • Bugs podem comprometer a jogatina a ponto de perder progresso.
  • Sistema defensivo falho prejudica a diversão com placares irreais.
EA Sports FC 24 — PC/Switch/PS4/PS5/XBO/XBX — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Cristiane Amarante
Análise produzida com cópia digital cedida pela EA

Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.