Disgaea 7: Vows of the Virtueless (Switch): Como acumular Recovery Points no início do jogo

Aprenda a utilizar o gacha do Hospital e fortalecer seus personagens e ter um jogo mais tranquilo.

em 14/10/2023



Disgaea 7: Vows of the Virtueless é o mais novo título da série e trouxe consigo algumas novidades muito bem-vindas com relação à qualidade de vida. Nos primeiros títulos da franquia, estávamos limitados a repetir infinitamente mapas como Cave of Ordeal 3 para evoluir um único personagem por vez.

No entanto, Disgaea 6 e 7 contam com recursos importantes para a divisão de experiência, como o Juice Bar, o que faz com que possamos utilizar uma porcentagem da experiência adquirida anteriormente para aumentar o nível de personagens mais fracos da equipe e equilibrar um pouco as coisas. Para conseguir um estoque bacana de experiência, mana e atributos no Juice Bar, é interessante abusar de uma novidade do trazida por Vows of the Virtueless: o gacha do Hospital. 

Confira neste guia como conseguir Recovery Points (RP) para usar o gacha com eficiência logo no começo da campanha. Além disso, as dicas a seguir são funcionais, mesmo que em partes, também na demo, para quem quiser experimentar Disgaea 7 primeiro e depois  transferir o progresso para o jogo completo.

O que é o gacha do Hospital?




No Japão, gachapon são as populares máquinas de venda automática que distribuem brinquedos ou itens colecionáveis em cápsulas. O nome deriva do som que a máquina faz quando as pessoas giram a manivela e obtêm a cápsula com o prêmio dentro. 

Em Disgaea, não é diferente: uma das opções que podemos usar dentro do Hospital é, justamente, uma máquina de gacha em formato de Prinny que nos recompensa com itens variados, como equipamentos, dinheiro, pergaminhos e, o que nos interessa mais, experiência, mana e atributos do Juice Bar. Tudo que precisamos fazer é usar o Hospital para curar nossos bonecos e assim recebermos Recovery Points (RP), que serão usados para girar a máquina. 




Começamos apenas podendo usar o nível mais baixo (Low Level), que nos dá equipamentos básicos e poucos pontos. Porém, ao conseguir certos itens específicos de uma checklist, poderemos adquirir um grande prêmio, que costuma ser um exemplar da categoria Símbolo, que garante bônus em todos os atributos de um boneco. Completando essa lista, podemos tentar a sorte em níveis mais altos do gacha, o que nos dá prêmios cada vez melhores.

Como conseguir RP cedo

Obter RP no começo jogo será uma tarefa demorada, mas vale a pena: usar o gacha do Hospital em níveis mais altos renderá bons equipamentos para nossos personagens, como armas e armaduras, além de habilidades passivas que permitirão bônus no acúmulo de EXP, HL, Mana e outros recursos importantes.




Como a ideia é recuperar o máximo de HP e SP possível no Hospital, o nosso objetivo será matar nossos próprios personagens. Para fazer isso, nossa primeira parada será no último mapa do primeiro capítulo, que possui um Armor Knight após sua finalização pela primeira vez.

Esse mapa foi escolhido pelo seguinte motivo: Disgaea possui um sistema de captura de inimigos, que é ativado quando jogamos um oponente em nossa própria base e uma batalha se inicia entre ele e os aliados que lá dentro ainda se encontram. Quando nossos bonecos ganham a luta, o inimigo é capturado, porém, em caso de falha, nossa base é destruída e todos os personagens que estiverem lá morrem.




Tiramos proveito de uma outra característica desse sistema: só é possível capturar inimigos que podemos contratar no NPC Recrutador. No começo do jogo, não podemos criar um Armor Knight, então, todas as vezes que o jogarmos dentro da base, a captura falhará e todos os personagens lá de dentro morrerão. Assim, sempre que formos ao Hospital, teremos grandes quantidades de HP para recuperar, o que nos rende muitos RP e HL. 

Curar os personagens consome HL, mas não se preocupe: conseguimos uma boa quantia apenas rodando a máquina. Caso necessário, basta vender os itens que não usaremos na General Shop para garantir o lucro máximo.




De início, prepare um personagem para completar a fase: é interessante que seja alguém de longo alcance, como Pirilika ou algum personagem equipado com Arcos ou Pistolas, para que possa lidar com mais rapidez com os Gunners e as Archers, que também possuem ataques a distância. Tenha certeza de que é um personagem forte o suficiente para não demorar na luta contra o Armor Knight e que possa lidar com ele sozinho, já que nossa base será destruída no processo. É interessante também equipar esse boneco com três equipamentos da categoria Calçado, para que ele possa andar mais espaços em um só turno e completar o mapa mais rapidamente.

Com tudo ajeitado, é só tirar o personagem da base, movimentá-lo para frente derrotar todos os inimigos pelo caminho. Limpe os dois Orcs e os dois Gunners primeiro e, depois, espere um turno na ponte antes de entrar na área com os tiles azuis perto do Armor Knight e das Archers.




Quando puder, no mesmo turno, caminhe até o Armor Knight e use a opção Lift para levantá-lo. Note que o personagem perde pontos de vida quando termina um turno segurando um inimigo, então é interessante que seu personagem possa lidar com isso.  

Ainda é possível atacar segurando um inimigo, então derrote uma das arqueiras e, com sorte, quando a outra atacar, seu personagem fará um contra-ataque e o mapa estará limpo. Depois disso, é só usar o comando Move ainda segurando o Armor Knight e movimentar-se em direção à sua base para jogá-lo lá dentro.




Para melhor proveito desse sistema, recomenda-se a criação de muitos Zumbis, que estão disponíveis desde o começo do jogo, são baratos e possuem um excelente HP base. Basta selecionar o monstro no Recruiter (se der, selecionando o maior ranque possível disponível apertando o botão R1), selecionar a opção Incompetent (que é barata e dá um ponto de bônus em um atributo de nossa escolha), alocar o ponto extra em HP e pronto. Crie o máximo de Zumbis que tiver paciência e, depois, é só repetir o mapa seguindo os passos anteriormente fornecidos e aproveitar os RP.

Esse mapa pode ser acessado ainda na demo, o que permite um grinding interessante antes mesmo de o jogo começar de verdade.




E se já possuir Armor Knight disponível no recrutador?

Quando já estiver mais avançado no jogo e usado XP e atributos para criar personagens mais fortes, será possível otimizar um pouco esse sistema de grinding, mesmo se você já puder criar Armor Knights. Como a captura também falha caso seus slots de personagem estejam cheios, basta criar Zumbis até que todos os 125 espaços estejam preenchidos. 

Com o tempo, o 1-5 se tornará lento e chato de completar, então, poderemos usar o último mapa do Episódio 4 (4-5) para realizar o mesmo serviço. Depois de terminá-lo na história, o estágio terá apenas um inimigo: uma Brawler nível 25. Um Thief com três slots ocupados de Calçados consegue alcançá-la ainda no primeiro turno, então, basta segurá-la e, no segundo turno, movimentar-se até a base e jogá-la lá. Ao finalizar a fase do jogador, será possível derrotá-la com um contra-ataque e finalizar o grinding em apenas dois turnos.

Antes de terminar a história, eu conseguia fazer cerca de 8 milhões de RP em questão de poucos minutos usando esses métodos. Ou seja, o truque funciona mesmo.




Pronto para finalizar o jogo com mais facilidade?

Com essas dicas, será possível conseguir boas quantidades de Recovery Points para finalizar Disgaea 7: Vows of the Virtueless com tranquilidade. Quando avançarmos para níveis mais insanos, haverá maneiras ainda mais rápidas e eficientes para usar o Hospital, mas deixaremos isso para mais pra frente. 

Esperamos que você consiga restaurar a honra de Hinomoto usando com eficiência tudo que o Hospital pode oferecer, dood!




Revisão: Juliana Paiva Zapparoli


Professora por profissão, crossfiteira e artesã nas horas vagas. Seu primeiro contato com consoles da Nintendo foi zerando Chrono Trigger repetidas vezes no SNES. Atualmente é dona de um Switch no qual joga principalmente puzzles, jogos de pesca, RPGs e todos os Disgaea que para ele foram lançados. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.