Em agosto de 2023, a Nintendo marcou presença na Gamescom, apresentando populares jogos de Nintendo Switch, como Mario Kart 8 Deluxe e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, bem como prévias de futuros lançamentos. No entanto, relatos afirmam que desenvolvedores puderam conferir demonstrações privadas da próxima plataforma da Big N no evento.
O site Eurogamer publicou uma matéria nesta quinta-feira (07) em que afirma que a companhia realizou sessões a portas fechadas com parceiros para mostrar mais detalhes sobre os aspectos técnicos do novo produto.
Segundo fontes do portal, os convidados viram uma versão aprimorada de The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Switch/Wii U), desenvolvida para atingir as capacidades gráficas mais robustas do novo console.
O site VGC corroborou essa informação, afirmando que esse port possuía maior resolução e taxas de quadros por segundo. No entanto, não houve indicação de que o game seria relançado para o sucessor do Switch.
A reportagem da VGC também diz que a Nintendo apresentou a demonstração técnica The Matrix Awakens rodando no novo hardware. Desenvolvida pela Epic Games, a demo foi originalmente lançada em 2021 para mostrar o poder do PlayStation 5 e do Xbox Series X.
Relatos afirmam que os visuais da demonstração foram comparáveis aos dos consoles da Sony e da Microsoft. No entanto, isso não significa que a próxima plataforma da gigante japonesa será tão poderosa quanto seus competidores.
Segundo as fontes, The Matrix Awakens estava usando a tecnologia de upscaling DLSS da Nvidia com ray tracing avançado. Com esse recurso de inteligência artificial, a plataforma pode exibir melhores resoluções e frame rates a partir de uma imagem de resolução menor.
Ambas as matérias também sugerem que esse novo console deve ser lançado em 2024. Ele deve manter um modo portátil assim como o Switch atual.
A Nintendo não se pronunciou oficialmente sobre essas informações. Portanto, trate-as como rumor.