Hidden Gems: Volume One trará games de Commodore 64 para Switch hoje (28)

4 games do icônico microcomputador estão inclusos.

Produzido pela Imagine Software Ltd, Hidden Gems: Volume One chega hoje (28) com quatro jogos clássicos do Commodore 64, um dos primeiros microcomputadores e o computador mais vendido de todos os tempos, fazendo o renomado hardware reaparecer no século XXI.


Os jogos incluídos são Mutant Monty (1984), Gilligan's Gold (1984), N.O.M.A.D. (1985) e Horace Goes Skiing (1982). Horace, em especial, foi uma das primeiras mascotes dos jogos, considerado a mascote não oficial do hardware em que nasceu, o também microcomputador ZX Spectrum. Seu último jogo foi Horace in the Mystic Woods (1995).



Commodore 64

O Commodore 64, também conhecido como C64, foi um dos primeiros computadores domésticos, lançado em janeiro de 1982. Seu diferencial era que conseguia criar gráficos superiores para a época com cores diferentes e design de som mais sofisticado que outros computadores pessoais. 

Os microcomputadores eram aparelhos pequenos e relativamente baratos com uma CPU feita de um microprocessador, além de incluir memória e circuitos de entrada/saída montados em uma placa de circuito impresso, tudo embutido em apenas um único equipamento.

Quando veio o crash de 83 (que somente afetou o mercado americano, não de forma global como se pensa), os microcomputadores na Europa ficaram intactos pelo impacto, com o Commodore na frente do mercado. Entre 1983 e 1986, ele era um dos produtos mais vendidos do mercado, superando os computadores da IBM e Apple. Porém, foi lentamente superado por competidores à altura como o MSX-2 (hardware de origem da franquia Metal Gear). 

Hoje em dia, o C64 é lembrado com carinho por historiadores, além de diversos de seus jogos terem sido adicionados ao Virtual Console do Wii até o fechamento da loja virtual.

Confira o trailer de lançamento:


Formado em Publicidade e Propaganda na USC e especializado em Marketing Digital, sou Editor de Vídeos também, meu TCC foi sobre a Guerra dos Consoles e evolução da publicidade nos games. Jogo um pouco de tudo e também escrevo. Me descrevo como um artista.