Dicas e Truques

F-Zero 99 (Switch): as melhores dicas e truques para dominar a competição

Aprenda a chegar no pódio do Battle Royale baseado no clássico de corrida de SNES.



Encarado à primeira instância com olhares de decepção por parte dos fãs que esperavam um jogo totalmente novo da série de corrida futurista da Nintendo, F-Zero 99 (Switch) surpreendeu a todos ao entregar uma das experiências multiplayer mais viciantes, caóticas e eletrizantes dos últimos tempos.

Mesmo com poucas pistas disponíveis até o momento, o Battle Royale baseado no clássico de SNES vem conquistando (e viciando) jogadores de todos os tipos e gostos. Pessoas que nunca ouviram falar de F-Zero antes na vida agora estão conhecendo e se interessando pela franquia.

 Dito isto, ganhar uma simples corrida nunca foi uma tarefa tão difícil e disputada como agora. São 99 corredores almejando o primeiro lugar do pódio em uma competição agressiva na qual qualquer errinho pode resultar em um acidente fatal para o seu piloto. Por essas razões, o Nintendo Blast separou as melhores dicas e estratégias para te ajudar a melhorar sua performance em F-Zero 99. 

Dicas essenciais

Vamos começar com dicas gerais que podem, e devem, oferecer benefícios independentemente da pista ou do seu veículo de escolha. Só de ter conhecimento sobre esses fundamentos básicos já é um diferencial enorme na hora de tomar decisões rápidas durante as corridas.




Em F-Zero 99, os primeiros segundos de uma corrida são importantíssimos para definir se você vai passar a maior parte da primeira volta brigando pela liderança no pelotão da frente ou se debatendo junto da multidão de carros entre as posições do meio de tabela. Por essa razão, é essencial que você tenha uma boa largada para chegar na segunda volta pelo menos entre os 30 primeiros corredores. 

Na hora da largada o tempo certo para segurar o acelerador se dá no momento em que o terceiro quadrado amarelo estiver prestes a desaparecer para dar lugar à mensagem “Go!”. O timing é bem generoso, portanto não deve ser difícil dominar essa técnica após duas ou três tentativas. Se ainda assim você estiver com dificuldades, tente acelerar exatamente um segundo após o terceiro quadrado surgir.
Para realizar curvas em alta velocidade, é recomendado dar vários “tapinhas” no acelerador em rápida sequência em vez de frear completamente. Nas curvas mais abertas e simples você deve focar em manter o acelerador pressionado o máximo de tempo possível, porém em curvas mais fechadas pode ser que seja necessário aumentar o intervalo e fazer os tapinhas ou até largar o botão por alguns segundos a fim de completar a curva.

Essa técnica conhecida como “Blast Tapping”, também é extremamente útil para recuperar o controle da nave após uma batida em alta velocidade. Acelerar e largar o botão imediatamente várias vezes em sequência faz com que a máquina recupere a estabilidade sem precisar perder toda a velocidade. Quanto maior o atributo de aceleração da sua máquina, menos velocidade você perde fazendo isso. 


Já reparou que o seu veículo perde muita velocidade batendo no chão depois de um pulo? Para evitar isso basta segurar o analógico para baixo no momento em que a sua nave tocar no chão. Dessa forma, você também acaba largando menos esferas de energia nas costas. Além disso, segurar para baixo no ar faz com que a nave se incline para trás, estendendo a duração do tempo que você fica no ar durante o pulo.

Por outro lado, se você segurar a seta para cima, o seu veículo vai descer mais rápido até o chão. Isso pode ser útil para acertar painéis de boost que você normalmente passaria por cima ou então para chegar primeiro no chão a tempo de pegar as esferas de energia que os adversários na sua frente irão largar quando pousarem.
Esqueça o drift de Mario Kart. A derrapada feita com os gatilhos do controle possui uma função bem diferente em F-Zero 99. No geral, existem duas situações em que a derrapada se mostra muito importante. A primeira se dá na hora de fazer curvas extremamente fechadas em pistas como Silence ou White Land 1. Dependendo da velocidade e do ângulo que você inicia a curva, pode ser que apenas largar o acelerador não seja o suficiente para evitar uma batida, portanto é recomendado derrapar para dentro.

A segunda função da derrapada é auxiliar no alinhamento do veículo em linhas retas. Quanto mais rápido, mais difícil e sensível é o controle da sua nave. Por essa razão o drift acaba sendo uma ferramenta essencial na hora de desviar de obstáculos com mais precisão. Depois de aprender essa técnica, a tarefa de desviar de carros explosivos vai ficar bem mais tranquila.

Um ótimo exemplo de uso eficiente da derrapagem está na pista Death Wind 1, que possui um vento que empurra a máquina lentamente para um dos lados. Logo, se você quer se manter reto, basta dar leves toques no drift na direção contrária ao vento e a sua nave vai se movimentar lateralmente sem perder o controle. O mesmo conselho também serve para os ímãs eletromagnéticos que te sugam em pistas como Port Town 2 e Fire Field.



Abuse do giro para se defender de batidas com outros carros. Poucos jogadores sabem que girar te torna brevemente imune contra danos de colisão com outras máquinas, além de diminuir a distância do empurrão que a sua nave pode levar. O giro possui um pequeno cooldown após o uso, porém não é nada que te impeça de usá-lo sempre que você sentir que vai passar bem perto de outro carro. Um bom exemplo é quando aparece o sinal de que alguns oponentes estão se aproximando bem rápido pelas suas costas. Lembre-se que o cooldown do giro sempre reseta quando você usa uma rampa para pular, portanto sempre utilize-o um pouco antes para evitar que os oponentes te empurrem no meio do pulo.

Outro momento essencial para o uso do giro acontece nos momentos finais das corridas, quando a sua energia está quase acabando. Muitos jogadores costumam utilizar os últimos resquícios de energia para ativar o Boost e ganhar um pouco mais de velocidade quando estão bem perto da linha de chegada. A estratégia é arriscada pois qualquer batidinha pode explodir sua nave, porém você pode ficar mais seguro se usar o giro para se proteger de forma que a invencibilidade só acabe no momento em que você cruzar a linha.


Fique de olho nos veículos com fumaça e tente pegar K.O.s sempre que puder. Um K.O. acontece quando você destrói outra nave ao colidir com ela no momento em que ela estiver soltando um efeito de fumaça, sinalizando que aquele carro está perto de ficar sem energia. Fazer isso te garante um pequeno aumento permanente na extensão da sua barra de energia até o final da corrida. Se a oportunidade surgir você pode tentar acumular vários K.O.s para aumentar a barra de energia significativamente. Essa estratégia é extremamente eficaz durante os eventos de Grand Prix e Mini Prix, pois a melhoria da barra permanece em todas as corridas subsequentes.

A partir da segunda volta os Bumpers de cor cinza controlados pelo computador começam a aparecer pela pista e, na maioria das vezes, eles são a maior fonte de K.O.s para os jogadores. Eles necessitam de quatro batidas para serem destruídos e apenas o último toque conta como um K.O. Se você estiver sem adversários que possam atrapalhar por perto, é possível “farmar” K.O.s em cima dos Bumpers cinza batendo neles por trás bem devagar.

Por outro lado, destruir o carro de adversários humanos é uma tarefa muito mais difícil e dependente de sorte, porém a recompensa é a restauração completa e instantânea da sua barra de energia além da melhoria padrão. No geral, qualquer K.O. é importante e a energia extra pode fazer toda a diferença ao longo prazo. Portanto, se você perceber alguma fumaça vazando de qualquer veículo, considere atacá-lo com giros ou batidas se for possível.
Uma das principais novidades de F-Zero 99 é o Super Boost que te transporta temporariamente para uma avenida aérea. Para ativar o recurso, o jogador precisa coletar esferas de energia amarela até encher uma barra especial. Como recompensa, estar na “Skyway” te garante benefícios temporários de invencibilidade e velocidade, além de evitar o tráfego e automatizar qualquer necessidade de fazer curvas complexas.

Assim como o Bullet Bill em Mario Kart, a função primária dessa mecânica é ajudar os últimos colocados a se recuperarem na corrida. No entanto, a barra de energia amarela eventualmente vai ser preenchida até se você estiver no pelotão da frente durante a corrida. Por essa razão, é essencial que você otimize o uso do Super Boost utilizando-o no momento que ele pode te trazer mais benefícios. Por exemplo, é recomendado utilizar o Super Boost para pular seções da pista que você sabe que vai encontrar mais dificuldades. Evite gastar em linhas retas.

O percurso aéreo da Skyway contém um traçado um pouco diferente da pista normal. A rodovia do céu pega “atalhos” em certos caminhos e curvas mais complexas. Por isso é importante entender que quando a energia amarela da sua nave esvaziar, ela só vai retornar ao chão quando estiver diretamente acima de uma linha reta. O jogo não pode te largar da Skyway no meio de curvas ou atalhos, portanto é possível estender a duração do seu Super Boost em pelo menos três ou quatro segundos a mais se você ativá-lo em um momento que a energia se esgote quando você estiver passando por um desses atalhos.

Separamos abaixo imagens dos mapas das sete pistas disponíveis no jogo até o momento e marcamos o lugar que consideramos como o mais benéfico para a ativação do Super Boost. No entanto, não leve isso como uma obrigação. É perfeitamente possível utilizar a Skyway em outros lugares que não estão apontados aqui, especialmente dependendo do contexto e da sua posição na corrida.

Mute City 1 - Skyway

Big Blue - Skyway

Sand Ocean - Skyway

Death Wind 1 - Skyway

Silence - Skyway


White Land 1 - Skyway

Port Town 2 - Skyway



Dominando o seu veículo

Indo muito além dos visuais distintos, cada uma das quatro naves disponíveis em F-Zero 99 possui atributos diferentes que, por sua vez, carregam um impacto imenso na jogabilidade e na tomada de decisões estratégicas durante as corridas. Parece que não importa tanto à primeira vista, mas basta jogar um pouquinho para perceber a tremenda influência causada pelos quatro atributos principais: aceleração, aderência, resistência e velocidade máxima.

As máquinas são balanceadas tendo em mente pontos fortes e fracos, por isso é essencial compreender as características de cada uma para que você possa extrair o potencial máximo da sua nave, ao mesmo tempo que sabe como abusar conscientemente das fraquezas dos outros pilotos.

Wild Goose

A durável Wild Goose é a nave mais “excêntrica” em termos de estratégia e plano de jogo. A sua principal característica é a resistência colossal que permite a ela tomar muita porrada sem precisar se importar muito com a perda de energia ou controle da nave. Por outro lado, a sua péssima aceleração faz com que ela recupere pouquíssima vida ao passar em estações de energia. Dessa forma, ela não pode arriscar o uso de boosts com a frequência das outras máquinas sem correr o risco de ficar com a vida no vermelho. 

Para extrair o potencial da sua resistência magnífica, uma boa Wild Goose precisa focar em andar junto da multidão de carros com o intuito de coletar muita energia amarela para poder abusar do Superboost nas voltas decisivas. Ao tomar pouco dano com batidas, a nave se mostra perfeita para andar no meio da multidão coletando recursos, mantendo uma boa posição e poupando energia até a última volta, quando ela finalmente pode liberar tudo em uma investida brutal buscando o primeiro lugar.

Saber reconhecer o momento propício para usar e quando guardar o Superboost é obrigatório se você quer ganhar uma corrida, pois essa é a única ferramenta que a nave tem para competir contra a velocidade infinitamente superior das outras máquinas. Resumindo, o plano de jogo ideal é passar as três primeiras voltas mantendo a posição por volta da vigésima colocação com um uso consciente da energia enquanto aguarda pela arrancada final com os recursos acumulados na última volta.

Durante os Grand Prix, a Wild Goose pode compensar a recuperação fraca ao estender a barra de vida permanentemente conseguindo K.O.s. Esse upgrade vai durar pelo resto do campeonato, portanto é recomendado que você foque em acumular pelo menos uns dois ou três K.O.s na sua primeira corrida, mesmo que isso custe algumas posições no ranking geral. É um excelente investimento a longo prazo.

Golden Fox

Considerada o pior veículo do jogo original de Super Nintendo, a Golden Fox passou por um dos maiores glow-ups possíveis e se tornou, teoricamente, o melhor veículo para os jogadores de nível mais alto em F-Zero 99. Isso ocorreu por conta da troca do sistema de boost antigo para o sistema utilizado nos títulos mais modernos da série. No SNES, o jogador tinha acesso a apenas um boost por volta completa, mas agora o boost pode ser usado infinitas vezes contanto que você tenha energia para gastar.

A Golden Fox sempre foi a máquina com a maior taxa de recuperação de energia nas estações, porém isso não importava muito no F-Zero original. Agora no Battle Royale do Switch, os usuários da nave amarela podem simplesmente abusar da aceleração absurda para começar liderando a corrida desde o início, isolar-se na frente e nunca mais sair.

Mas como isso é possível? Usando boost a todo momento e dirigindo sem cometer erros. A recarga de energia da Golden Fox chega a ser bizarra de tão quebrada. Você pode chegar na estação de recarga da Mute City 1 com a energia no vermelho e simplesmente sair de lá com a barra totalmente restaurada. Dessa forma você pode ficar spammando o boost sempre que der para se isolar na liderança e se manter por lá até o final.

No entanto, a máquina obviamente não é perfeita e conta com alguns pontos fracos que podem ser abusados. Antes de tudo, é preciso lembrar que você obrigatoriamente precisa ter uma boa largada para poder ativar o seu boost primeiro do que os outros. Se você errar, dificilmente vai ter uma chance de ficar na liderança. Segundamente, a Golden Fox não pode contar com o uso Superboost pois é quase impossível acumular energia amarela quando se está na liderança isolada.

Além disso, a Golden Fox é extremamente frágil. Qualquer batidinha pode te jogar longe, arrancando bastante vida e velocidade no processo. Some isso ao fato de que ela geralmente vai gastar muita energia para poder se manter na liderança e você tem uma máquina que qualquer errinho ou descuido pode significar a morte.

Pessoalmente, eu acredito que a Golden Fox vale a pena para qualquer tipo de jogador por causa do seu risco-benefício altíssimo. Você vai morrer bastante tentando segurar a liderança, mas eventualmente também vai conseguir atingir a vitória com uma facilidade tremenda sem precisar depender da sorte que nem as outras máquinas.

É importante ressaltar que quanto mais difícil e complexa é a pista, mais complicado será manter a liderança com a Golden Fox. Por outra ótica, isso também significa que é muito mais fácil dominar a competição em pistas simples e com poucas curvas. Por exemplo, Mute City 1 e Death Wind 1 são extremamente fáceis de serem abusadas com essa estratégia. Praticamente não há curvas e você só precisa aprender a desviar dos Bumpers controlados pelo computador para transformar a corrida em um grande Time Trial glorificado.




Fire Stingray

Considerada a melhor e mais rápida nave do jogo original de Super Nintendo, a Fire Stingray continua sendo excelente no Battle Royale de Switch. Ostentando a maior velocidade máxima possível sem o uso de boost, a máquina também conta com o melhor atributo de aderência. Isso significa que fazer curvas com ela é bem mais fácil e seguro. No entanto, isso vem ao custo da sua aceleração e resistência serem sofríveis.

A Fire Stingray sofre muito no começo da corrida porque ela demora demais para chegar em uma velocidade aceitável por conta da aceleração baixa. Isso meio que força ela a ficar junto da multidão caótica de máquinas enquanto tenta acumular esferas de energia amarela sem perder muita saúde para chegar ao pelotão da frente.

Uma vez que o piloto da Fire Stingray consegue espaço e se livra da manada de adversários que possam atrapalhar, o verdadeiro potencial da nave finalmente pode ser extraído. Eu já disse que ela é muito rápida? Então… Digamos que ela é realmente muito rápida e ainda pode se movimentar com mais liberdade do que as outras máquinas. Em uma disputa hipotética em linha reta, a única maneira de competir com ela é dependendo do boost, que é recurso finito e arriscado.

Ao contrário da Golden Fox que, apesar de não permitir erros, ainda consegue ser efetiva na mão de jogadores novatos, a Fire Stingray necessita que você seja um piloto mais do que excepcional. Como já dito antes, o grande diferencial dessa máquina é a velocidade máxima. No entanto, para manter essa faixa de velocidade você não pode cometer erros e muito menos tirar o dedo do acelerador por muito tempo na hora de fazer as curvas. A péssima aceleração significa que ela vai demorar muito até se recuperar. Você não pode deixar isso acontecer de jeito nenhum.

A Fire Stingray continua sendo uma das melhores naves do jogo, senão a melhor. Porém é importante alertar que apenas jogadores experientes vão conseguir se beneficiar do seu potencial. Por outro lado, no modo de Time Trial ela é extremamente eficiente e pode ser recomendada para jogadores de todos os níveis.



Blue Falcon

A icônica Blue Falcon do nosso querido Captain Falcon pode ser resumida perfeitamente com a frase “pau para toda obra”. Ela não é excelente em nenhum atributo, mas também não apresenta fraquezas abismais. Ao contrário do que o balanceamento de outros jogos possam te levar a pensar, a falta de uma grande especialidade acaba não sendo tão maléfico nesse contexto específico de um Battle Royale tão caótico e dinâmico.

Não é garantia que você sempre vai conseguir arranjar K.O.s com a Wild Goose, não é certo que você sempre vai conseguir manter a liderança com a Golden Fox e também não dá para contar que a sua Fire Stingray sempre vai ter a oportunidade de manter a velocidade máxima. No fim de tudo, a única garantia em F-Zero 99 é que você sempre pode se adaptar para encarar qualquer adversidade com a Blue Falcon.

Precisa contestar a liderança isolada da Golden Fox no início da corrida? A Blue Falcon é a única nave com uma aceleração boa para chegar perto sem arriscar toda a energia. Começou mal e agora tem que lidar com a vida sofrida das últimas posições? A Blue Falcon consegue aguentar o tranco relativamente bem até você acumular esferas amarelas.

Ela definitivamente não é a melhor em nenhuma dessas situações apontadas, mas a versatilidade dos seus atributos ainda consegue compensar essa fraqueza de maneira que não parece impossível contestar a performance das outras máquinas. Talvez seja necessário um pouquinho a mais de sorte para ganhar, mas a consistência sempre compensa a longo prazo.

Vitória é consequência da diversão

Se você leu até aqui, já deve ter percebido que F-Zero 99 é um jogo muito mais complexo do que aparenta inicialmente. Não passou nem um mês desde o lançamento do jogo e os jogadores já estão observando uma espécie de “meta” se formando nos níveis mais altos. Isso não significa, porém, que tudo que importa para os jogadores deve ser sempre ganhar.

Emocionar-se com o boost e acabar se matando sozinho sempre arranca momentos memoráveis. Controlar o carrinho azul após morrer só para causar o caos na pista é relaxante. Liberar novas cores e decalques só por competir é instigante. Perder em F-Zero 99 também pode ser divertido. É claro que ganhar é muito importante, afinal das contas esse guia foi feito justamente para te ajudar nesse objetivo, porém sempre recorde-se que essa missão fica muito mais fácil e natural se você estiver se divertindo no caminho.

Revisão: Vitor Tibério

Estudante de jornalismo que não vê a hora de achar um estágio. Apaixonado por videogames e esperando o fim de Hunter x Hunter e Berserk desde que me entendo por gente.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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