Sea of Stars (Switch): Guia básico de Rodas

Saiba mais sobre o minijogo e suas premiações.

em 21/09/2023

Rodas
é, na minha opinião, o minijogo mais divertido de Sea of Stars. Embora seja um desafio opcional, enfrentar os Campeões nas tavernas e pousadas do universo criado pelo Sabotage Studios é um dos passos principais para chegar ao final verdadeiro neste incrível RPG, além de ser uma forma divertida de testar a estratégia e ganhar um pouco de Ouro a cada vitória.


Confira a seguir o guia básico que preparamos para você ficar craque neste minijogo.

Entendendo a mecânica

Como um jogo de estratégia, Rodas requer que o jogador, em posse de dois Heróis, derrote seu oponente ao causar dano à sua Coroa. A cada turno, pode-se girar as rodas três vezes, a fim de fortalecer as miniaturas ou subir uma muralha para proteger a Coroa.

Existem seis tipos de rodas:
  • Quadrado simples: prepara a ação da miniatura à esquerda do jogador;
  • Quadrado com fundo azul: garante à miniatura à esquerda do jogador pontos de experiência para fazer com que o Herói suba de ranque;
  • Losango simples: prepara a ação da miniatura à direita do jogador;
  • Losango com fundo azul: garante à miniatura à direita do jogador pontos de experiência para fazer com que o Herói suba de ranque;
  • Martelo: constrói uma muralha para proteger a Coroa do jogador;
  • Vazio: não garante nenhum bônus ou ação ao jogador.
Com exceção da roda vazia, as demais possuem ilustrações que variam de uma a três unidades e que, na hora da contagem de pontos, funcionam no esquema trinca menos dois; ou seja: se, em um turno, todas as rodas do jogador resultarem em cinco quadrados, independentemente do seu tipo, isso significa que o Herói à sua esquerda receberá três cargas de ação.

Essa mesma lógica se aplica à muralha, que é capaz de parar os ataques de certas miniaturas dependendo de sua altura. O nível máximo para a muralha é 6, não podendo ser erguida para além disso. As exceções são as rodas com fundo azul, que seguem o esquema de um para um. Desse modo, cinco losangos com fundo azul resultarão em cinco pontos de experiência ao Herói à direita do jogador.

Uma miniatura sempre começa no ranque Bronze e, a cada seis pontos de experiência, avança para o seguinte (Prata), finalizando em Ouro. Quando um Herói no ranque mais avançado completa a barra de experiência, conjura uma bomba que ataca a Coroa do oponente, ignorando sua muralha e causando 2 de dano.

Tipos de Heróis

O primeiro contato que temos com Rodas é quando chegamos à Cidade Portuária de Brisk e ganhamos duas miniaturas: Guerreiro e Mago. À medida que enfrentamos os demais Campeões, recebemos novos Heróis, que totalizam seis classes diferentes.

São eles:
  • Guerreiro: causa um grande dano de uma só vez, porém seus ataques são parados pela Muralha do oponente;
  • Mago: ataca duas vezes por turno, sendo um ataque em altura normal, podendo ser parado pela Muralha inimiga, e outro diretamente à Coroa inimiga;
  • Arqueira: causa dano considerável à Coroa do oponente e ignora a Muralha caso ela seja nível 2 ou inferior;
  • Engenheiro: trata-se de uma miniatura de suporte, capaz de erguer a Muralha do jogador rapidamente, enquanto tem mais facilidade para destruir a do adversário em vez de causar dano à sua Coroa;
  • Assassina: assim como o Mago, ataca duas vezes por turno, sendo capaz de causar baixo dano à Coroa do inimigo, mas ignorando sua Muralha, e também adiando a ação da miniatura em sua linha de ação;
  • Clérigo: além de curar a Coroa do jogador, adianta a ação da outra miniatura aliada.

Onde encontrar Campeões e suas recompensas

Conforme mencionei, os Campeões de Rodas estão localizados nas tavernas e pousadas dos locais visitáveis ao longo da campanha: Berçolunar, Posto dos Construtores, Cidade Portuária de Brisk, Cidade de Lucent, o Vespertine, Lago Docarria, Mirth, Celéstia e Repine. Para este último, no entanto, o jogador precisa comprar da Relojoeira, no Castelo Mecânico, um Tabuleiro Portátil de Rodas por 250 Ouros.

As recompensas, por outro lado, seguem uma ordem específica e não estão atreladas a nenhum Campeão, fazendo com que o jogador possa seguir sua própria ordem no “campeonato” de Rodas. No entanto, é importante ter em mente que, conforme se avança na campanha principal, a IA do minijogo vai ficando mais agressiva. 

São, ao todo, nove premiações:
  • Miniatura de Arqueira
  • Roda de Bronze
  • Roda de Prata
  • Miniatura de Engenheiro
  • Roda de Ouro
  • Miniatura de Clérigo
  • Roda de Diamante
  • Miniatura de Assassina
  • Roda de Platina

A Relojoeira e seu Martelo

O jogador pode desafiar a Relojoeira, a criadora de Rodas, assim que derrotar os outros Campeões do jogo. No entanto, além de possuir estratégias agressivas, ela as muda a cada partida, tornando-a uma das adversárias mais difíceis do minijogo.

No entanto, derrotá-la recompensa o jogador com um Martelo Frágil, item necessário para alcançar o final verdadeiro de Sea of Stars.

Conclusão

Esperamos que você tenha aproveitado nosso guia básico de Rodas e conseguido todas as recompensas em Sea of Stars. Você tem alguma estratégia fixa?

Agora, sinceramente falando, eu adoraria que o Sabotage Studios lançasse uma versão de tabuleiro desse minijogo divertidíssimo, como aconteceu com Gwent, de The Witcher. Já imaginou reunir os amigos para passar a tarde toda rolando dados e bolando estratégias?


Revisão: Davi Sousa

Siga o Blast nas Redes Sociais

Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).