Quake II é lançado de surpresa para o Nintendo Switch

Relançamento possui jogabilidade aprimorada, conteúdos originalmente removidos e um episódio inédito.

em 11/08/2023
Logotipo de Quake II

Durante o primeiro dia da QuakeCon 2023, nesta quinta-feira (10), a Bethesda revelou um relançamento de Quake II para todas as atuais plataformas de videogame, incluindo o Nintendo Switch. O jogo, lançado originalmente em 1997, já está disponível na Nintendo eShop.


Segundo a empresa, esta é uma aprimoração do jogo original, incluindo melhorias na jogabilidade e na inteligência artificial dos inimigos, recursos antes removidos, conteúdos que eram exclusivos da versão de Nintendo 64 do game e um novo capítulo desenvolvido pela MachineGames.

Confira todas as novidades:
Jogabilidade aprimorada
A jogabilidade no Quake II foi polida com afinco para melhorar a sensação que o jogo passa, mas mantendo o espírito original intacto. Os disparos das armas de jogadores e inimigos agora têm flashes do cano para melhorar o feedback e novos indicadores de dano para melhor comunicar aos jogadores de onde estão sofrendo dano. Uma taxa de toques garante uma ação mais responsiva e centenas de bugs de níveis e de jogabilidade foram corrigidos.

IA melhorada
As forças dos Stroggos estão mais mortais do que nunca com caminhos aprimorados, novos ataques e táticas. Os inimigos se agacharão para desviar de disparos e saltarão de beiradas para obter um ângulo melhor, o que torna os encontros com inimigos mais dinâmicos. A IA de voo foi reconstruída para permitir uma navegação melhor e mais realista pelo ar. Cuidado com o novo ataque de salto de Berserker, restaurado do desenvolvimento original do jogo e se esquive das chicotadas da língua do Parasita, que agora gruda na parede, temporariamente o atordoando.

Melhor iluminação, sombras e modelos
Os níveis foram aprimorados com melhor iluminação, juntamente com modelos de armas e inimigos atualizados. Sombras e luzes dinâmicas foram adicionadas às fases e aos efeitos das armas. Novos mapas de brilho fazem os terminais de computador, núcleos de energia e outras superfícies iluminadas se destacarem. Essas configurações gráficas e outras podem ser personalizadas por meio dos menus de jogo.

Inclui os dois pacotes de expansão originais
Este lançamento do Quake II inclui os pacotes de expansão originais, The Reckoning e Ground Zero. Todas as melhorias de IA de Ground Zero agora estão disponíveis em todos os episódios. Além disso, pela primeira vez, o Quake II 64 foi portado, disponibilizando esse episódio exclusivo em alta resolução e taxa de quadros com controles modernos.

Episódio totalmente novo: Call of the Machine
Nas profundezas do espaço Strogg, encontra-se a Máquina, uma singularidade capaz de destruir o tecido da realidade. Lute pelo tempo e espaço para encontrar o criador Strogg, destrua-o e altere o destino da humanidade em um episódio totalmente novo, o Call of the Machine. Criado pela MachineGames, essa é a sequência do episódio do Quake Dimension of the Machine e já está disponível para um jogador ou para jogo cooperativo.

Navegue com a bússola
Navegue pelos mundos vastos baseados em hubs de Stroggos com uma bússola totalmente nova. Ela orientará você até o próximo objetivo, esteja onde estiver, com setas úteis colocadas no mundo.

Abra o Baú da id
Pela primeira vez, mergulhe no Baú da id e explore artes de conceito e imagens de jogo do Quake II, incluindo primeiras versões de armas, itens e até níveis jogáveis do desenvolvimento original do jogo.

Tela dividida e modo multijogador online
O Quake II inclui um modo multijogador local de tela dividida de 4 jogadores em todas as plataformas, com tela dividida para 8 jogadores disponível em Xbox Series X|S e PC. Enfrente seus inimigos em Mata-mata, Mata-mata por Equipe e Capture a Bandeira, ou forme equipes em jogos cooperativos disponíveis para todas as cinco campanhas. Preencha seus compartimentos com robôs com IA tanto no modo Mata-Mata quanto no Mata-Mata por Equipe.

Para obter a experiência genuína da QuakeCon, o jogo em LAN também é compatível em todas as plataformas, e os jogadores do Nintendo Switch podem detonar localmente por meio de multijogador sem fio ad hoc. Inove em seus jogos com configurações como Morte instantânea e armas aleatórias para aumentar ainda mais a diversão.

Crossplay
Jogue com seus amigos, não importa a plataforma que eles preferirem. O Crossplay está disponível nas versões do Game Pass, PC (com controle), Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch do jogo, para você poder jogar o Quake II com todo mundo. Junte-se a seus amigos rapidamente usando o sistema de código de sala para encontrar lobbies.

Jogabilidade cooperativa aprimorada
O salvamento de jogo agora é possível durante a jogatina cooperativa, e novas regras foram adicionadas para aprimorar os modos cooperativos do Quake II. Se todos os jogadores morrerem, é fim de jogo e o nível reinicia. Faça seus companheiros de equipe ressurgirem eliminando todos os inimigos na área ou encontrando um local seguro onde se esconder. Seus companheiros ressurgirão perto de você, permitindo que volte para o combate rapidamente.

Aumente o desafio para você e seus amigos definindo o limite máximo de vidas ou aumentando a vida dos inimigos. Para ajudar na comunicação, você também pode identificar áreas no mapa usando o gesto “apontar”, que ficará visível para todos os outros jogadores.

Adversários robôs com IA
Robôs do Quake II podem ser adicionados aos modos Mata-mata e Mata-mata por Equipe, tanto nas partidas offline quanto nas online. Eles são mais conscientes de seus arredores, incluindo perigos, e podem executar manobras avançadas, como saltos propelidos. Com seis níveis de habilidades, de Treinamento a Pesadelo, os robôs do Quake II vão divertir jogadores iniciantes e experientes.

De acordo com a Bethesda, a versão de Nintendo Switch roda a 1080p/60fps no Modo TV e a 720p/60fps no Modo Portátil.

Além da versão digital, o título também receberá diferentes edições físicas publicadas pela Limited Run Games a partir do dia 10 de setembro.

Fonte: Bethesda


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)