O Pokémon World Championships 2023 encerrou-se neste domingo (13) e entre os premiados desta edição do mundial estão dois brasileiros. Gabriel Fernandez, de 13 anos, e Gabriel Torres, de 11 anos, ficaram em 1º e 2º lugar respectivamente no torneio de Pokémon Trading Card Game, o jogo de cartas da franquia.
Fernandez, de São Caetano do Sul, foi o campeão na categoria Seniors, que abrange jogadores com idade entre 12 e 15 anos. Na final, ele derrotou o holandês Sydney de Bruijn por dois sets a zero, levando para a casa o troféu de vencedor e um prêmio de US$ 25 mil, pago em bolsa de estudos ou em catão pré-pago.
Esta é a segunda vez que um brasileiro alcança o lugar mais alto do pódio TCG no Mundial de Pokémon. Há 12 anos, Gustavo Wada tornava-se vencedor do campeonato de cartas na categoria Juniors, para jogadores de até 12 anos.
Essa é a mesma categoria em que Torres, de São Paulo, conquistou o vice-campeonato neste ano. O jovem acabou sendo derrotado nas finais pelo taiwanês Shao Tong Yen por dois sets a zero. Com isso, ele levou uma premiação de US$ 15 mil.
O Pokémon World Championships 2023 aconteceu entre os dias 11 e 13 de agosto, em Yokohama, no Japão. Em 2024, o torneio acontecerá em Honolulu, no Havaí.