Pokémon Trading Card Game (GBC): guia para montar o melhor deck do jogo

Saiba como dominar a competição com o melhor baralho neste clássico dos jogos de carta.

em 16/08/2023
Com a chegada de Pokémon Trading Card Game ao catálogo do Nintendo Switch Online, muitos treinadores terão a chance de ter o seu primeiro contato com o jogo de cartas ilustradas da franquia de monstrinhos de bolso.

Tendo em vista que esse relançamento finalmente contará com todas as funções multiplayer originais do Game Boy, o Nintendo Blast selecionou o deck considerado o mais efetivo pela comunidade competitiva para te ajudar a dominar facilmente os duelos, seja na campanha ou contra os amigos.

O que é o “melhor deck”?

Em qualquer jogo de cartas colecionáveis, os melhores baralhos são aqueles que conseguem sempre permitir que o jogador tenha acesso, desde a primeira rodada, a todas as principais cartas do seu plano de jogo para pressionar o oponente e conseguir resultados consistentes, mesmo quando o azar está acima do normal. O ‘meta’ competitivo dos primeiros anos de Pokémon TCG, representado quase que perfeitamente no clássico de Game Boy, não seria nenhuma exceção a essa regra.

Podemos avaliar a consistência de cada arquétipo de baralho olhando para os resultados dos torneios competitivos na vida real que operavam no mesmo “metagame” do título de Game Boy. No entanto, isso talvez nem seja necessário no fim das contas, pois a comunidade competitiva atual possui um consenso claríssimo sobre qual é o baralho mais dominante do formato: Haymaker.




Considerando que a maioria das cartas de Pokémon disponíveis são extremamente dependentes de muitos recursos ou mecânicas de sorte para funcionar, a única opção consistente que nos resta são os Pokémons de nível Básico, que necessitam de poucas energias para desferir uma quantidade considerável de dano da forma mais rápida possível.

Sendo assim, existem três cartas que facilmente se destacam acima dos demais nesse quesito: Hitmonchan, Scyther e Electabuzz. Esse trio de Pokémon nível Básico foi apelidado de “Haymaker” e estabeleceu um reinado tão opressor nos anos iniciais do TCG que chega a ser difícil de explicar com palavras. Lembra da dominância competitiva de Meta Knight em Super Smash Bros. Brawl (Wii) ou Funky Kong em Mario Kart Wii? Era tipo isso, só que talvez até pior.

Deck Haymaker: Lista de cartas




Pokémon Cards (Total 12)
  • 4x Hitmonchan - Colosseum Pack
  • 4x Electabuzz lvl 25 - Colosseum Pack
  • 4x Scyther - Colosseum Pack
Trainer Cards (Total 26)
  • 4x PlusPower - Colosseum Pack
  • 4x Energy Removal - Evolution Pack
  • 4x Super Energy Removal - Laboratory Pack
  • 3x Gust of Wind - Evolution Pack
  • 3x Professor Oak - Colosseum Pack
  • 4x Bill - Colosseum Pack
  • 2x Item Finder - Colosseum Pack
  • 2x Computer Search - Colosseum Pack
Energy Cards (Total 22)
  • 10 Fighting Energy - Colosseum Pack
  • 8 Eletric Energy - Colosseum Pack
  • 4 Double Colorless Energy - Mistery Pack

Plano de jogo

Coleções e mais coleções podiam ser lançadas, mas todos os torneios nos primórdios de Pokémon TCG efetivamente sempre contavam com pelo menos metade dos competidores utilizando alguma variação desse arquétipo. A estratégia era simples: muitas energias e cards de treinador para garantir que você sempre terá pelo menos dois Pokémons disponíveis para distribuir dano dependendo da matchup. Até em speedruns da campanha do jogo, a estratégia é a mesma. O vídeo a seguir é uma gameplay básica que demonstra o deck na prática:


Abusando das Double Colorless Energy, Scyther pode causar 30 de dano ou até 60 no segundo turno com consistência se você optar por rodar o deck com algumas energias de grama. Além disso, o inseto não tem custo de recuo e pode ser trocado por outro Pokémon no banco sempre que o jogador quiser, fugindo de matchups indesejadas e eliminando efeitos como confusão ou veneno. Ele também possui resistência a ataques do tipo Lutador, efetivamente tornando ele um counter excelente para o próprio Hitmonchan.

Electabuzz ainda tinha mais vantagens, pois poderia paralisar o oponente com uma energia ou causar até 60 de dano (capaz de dar 1 hit kill na maioria dos oponentes) com apenas duas energias, além de ser importantíssimo para neutralizar decks de água. O custo-benefício é absurdo, considerando que apenas duas energias são necessárias para atingir seu potencial máximo.

Hitmonchan é o mais consistente para oferecer perigo, pois necessita apenas de uma energia para distribuir 20 de dano. Ao equipá-lo com as três energias necessárias para o ataque mais forte, você pode causar 40 de dano por turno e efetivamente destruir qualquer Pokémon que não tenha resistência ao tipo lutador, ainda mais se você tiver o auxílio de Plus Powers para aumentar o dano.




A dupla de Trainers Professor Oak e Bill é essencial para manter a sua mão sempre cheia de opções e recursos, efetivamente eliminando por completo o perigo de ficar “empacado” em momentos de azar. Com Energy Removal, você pode escolher uma energia ligada a qualquer Pokémon do oponente e descartá-la; Super Energy Removal consegue ser ainda mais cruel ao descartar duas energias do pokémon oponente em troca de apenas uma energia do seu campo.

Se tudo isso ainda não é o bastante, você também pode contar com a poderosa Gust of Wind para forçar a troca do Pokémon ativo do oponente por qualquer um do banco dele. Isso permite fugir temporariamente de matchups desconfortáveis, além de impedir que o adversário consiga evoluir ou trazer energias para seus Pokémon do banco. Some tudo isso ao auxílio de cartas como Item Finder ou Computer Search e você terá um controle completo do campo de batalha.

Pontos fracos e soluções

Por ironia do destino, o único ponto fraco do Haymaker é também um dos seus maiores pontos positivos. Acontece que, com tantas opções e maneiras de comprar mais cartas, a probabilidade de você acabar correndo o risco de perder por não ter mais nenhuma carta sobrando para compra é maior do que o normal. Se o oponente utilizar uma estratégia focada em enrolar a partida por muito tempo, será preciso saber o momento certo de usar as cartas de recompra para finalizá-lo sem dar nenhuma brecha.

No entanto, nem tudo está escrito em pedra. Haymaker não conquistou o posto de melhor deck apenas pela consistência, mas também pela facilidade de customizar e adicionar elementos diferentes para cobrir certas estratégias do oponente.

 Entre as melhores sugestões de Pokémons que combinam muito bem com Haymaker estão a linha evolutiva da Jigglypuff, Kangaskhan, Ditto, Muk e qualquer Pokémon básico que faça uso de energias incolor, lutadoras ou elétricas que você queira incluir no baralho. Eu, por exemplo, gosto de adicionar um Aerodactyl à lista apenas para deixar ele no banco, por conta da habilidade passiva que impede os oponentes de evoluir seus Pokémon.

Flexibilidade de conquistador

O céu é o limite para o Haymaker. Conforme você vai se acostumando com o estilo de jogo, as peças que você gostaria de mudar vão surgindo naturalmente na sua cabeça e, quando menos aparentar, você já vai estar montando um deck bem diferente do que está proposto neste guia. O que faz o Haymaker ser tão dominante é a agressividade do seu trio principal de atacantes, mas o restante pode ser moldado para atender às suas preferências e características favoritas.

Revisor: Davi Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de jornalismo que não vê a hora de achar um estágio. Apaixonado por videogames e esperando o fim de Hunter x Hunter e Berserk desde que me entendo por gente.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).